Veja as dicas de como apresentar sua empresa para clientes

Veja as dicas de como apresentar sua empresa para clientes

Aprender a como fazer a apresentação da empresa para clientes da forma mais satisfatória quanto possível em diferentes contextos é essencial para criar e aproveitar boas oportunidades. Seja numa conversa de um minuto numa feira ou numa fala de meia hora em cima de um palco é necessário ter bom discurso argumentativo para conquistar a boa vontade dos clientes.

Dicas de Como Fazer a Apresentação da Empresa Para Clientes

Independente de ter muito ou pouco tempo para falar do seu negócio para o potencial interessado é necessário saber como fazer a apresentação das vantagens competitivas que ele terá. A seguir reuni dicas de como apresentar o seu empreendimento em diferentes situações com mais chances de conseguir a conversão. Tire um tempo para treinar e torne-se mais convincente.

– Elabore um eficaz discurso de elevador

O termo elevator pitch se refere ao discurso que todo vendedor deve ter pronto para convencer o potencial consumidor a fechar negócio num tempo de dois a três minutos. Como se trata de uma abordagem mais rápida deve ser focada em chamar atenção da outra parte a principal vantagem que pode ter realizando a compra. A abordagem deve começar com uma pergunta que permita te localizar no quanto o potencial consumidor sabe a respeito do que está sendo oferecido como, por exemplo, “Você já conhece o produto X?”.

Prossiga explicando para essa pessoa qual é a lacuna que o seu produto pretende preencher com sua expertise, isto é, qual necessidade atende. Evite ter frases redundantes ou que se refiram a obviedades quando estiver fazendo essa apresentação. Não prolongue demais o discurso e não impeça que a pessoa continue o que estava fazendo ao ser abordada, como, por exemplo, caminhar pela rua. Deixe com essa pessoa o material de contato e dê liberdade para que ela o procure quando estiver com o desejo de saber mais.

– Tenha postura agradável e convidativa

Num momento de abordagem por um vendedor as pessoas tendem a prestar atenção a diversos elementos como linguagem corporal, roupas entre outros e não necessariamente ao que está sendo dito. Claro que é importante saber o que vai dizer de relevante sobre o seu negócio, contudo, também se deve ficar atento para como a outra pessoa está ter percebendo e qual a imagem que está formando.

Comece escolhendo com cuidado a roupa que usará para fazer a apresentação, no caso das mulheres recomenda-se evitar decotes e peças justas e para os homens é essencial não deixar botões da camisa abertos ou estar com ternos que sejam demasiadamente largos. Os vendedores devem também evitar o uso de perfume em exagero, pois há muitas pessoas que são alérgicas ou se incomodam com a forte presença.

– Saiba quem é o cliente

A apresentação da empresa para clientes deve ser personalizada de acordo com quem é o indivíduo que deve ser impactado pelo discurso. Antes de ir a uma reunião faça uma ampla pesquisa sobre o indivíduo/empresa tentando compreender quais lacunas o seu produto ou serviço pode preencher. Lembre-se de que o conhecimento adquirido é para te deixar pronto para responder a eventuais dúvidas e não para impressionar a outra parte, então nada de ir com um maço de papéis impresso para ostentar a pesquisa.

– Não seja o estereótipo ultrapassado de vendedor

No momento de apresentar a sua empresa para um cliente não tente ser o vendedor ‘espertinho’ que com sua lábia vende gelo para esquimó. Essa roupagem da negociação de vendas está ultrapassada, atualmente, com o acesso democrático às informações, os consumidores têm uma ideia melhor do que podem ou não esperar de maneira que compram somente o que precisam. A dica é não fingir interesse, mas sim se interessar de verdade em resolver o problema do seu consumidor.

Quando estiver no primeiro contato com um potencial cliente seja cordial e adote a postura de deixar a outra pessoa falar. Alguns vendedores têm o péssimo hábito de querer adivinhar o que os consumidores desejam, aos poucos esse comportamento vai irritando a outra parte. Além disso, é só ouvindo o que os seus clientes têm a dizer que se poderá identificar as suas reais necessidades, quem sabe se pode até fechar a venda de mais itens.

– Atenção total aos clientes

No momento do atendimento aos clientes em potencial dedique-se somente a eles, nada de ficar checando e-mails, mensagens ou redes sociais. Mesmo que haja algum outro assunto importante pendente reserve o momento da reunião apenas para aquela pessoa. Não há problema determinar um período menor de atendimento, com uma apresentação focada nos pontos competitivos da sua companhia será bem mais fácil convencer em menos tempo a outra parte a concluir o negócio.

A apresentação da sua empresa já segue essas dicas? Deixe seus comentários a seguir e compartilhe esse conteúdo com seus amigos através das redes sociais!

 

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