Dicas incríveis para controlar o estoque da sua empresa. Pare de perder dinheiro agora!

Dicas incríveis para controlar o estoque da sua empresa. Pare de perder dinheiro agora!

Ter um procedimento assertivo de contagem de estoque é imprescindível para que as empresas evitem desperdícios, falta de produtos ou imobilização de seus recursos. Saber o que se tem disponível e ter um planejamento para que seus clientes não passem por nenhum tipo de decepção com a sua companhia é o segredo do sucesso e para o crescimento sustentável do seu negócio.

O que é o contagem de estoque?

Podendo ser chamado também de controle de estoque, esse controle, nada mais é do que o ato de registrar o que entra e o que sai da sua empresa. Assim é possível identificar que houve uma baixa de determinado produto após realizar uma venda de volume significativo, por exemplo.

Além de anotar o histórico de distribuição de produtos esse controle deve visar fiscalizar e gerenciar as vendas. A companhia consegue estimar quais são seus itens sazonais ou aqueles que fazem mais sucesso numa determinada região. Controlar o estoque é uma oportunidade de conhecer melhor seu empreendimento e suas potencialidades.

Dicas de como fazer a contagem de estoque

Como mencionei o controle do estoque da sua organização reflete numa operacionalidade saudável em que não se tem problemas com os consumidores e nem com a falta de produtos a disposição em momentos críticos. Para quem tem dúvidas sobre como realizar essa contagem da forma certa listei algumas dicas.

– Identificação e divisão dos itens por categoria

Realizar a contagem de um número significativo de itens pode ser um tanto complexo e por isso mesmo sugiro que o seu estoque passe por um sistema de identificação e categorização dos seus componentes.

Os produtos devem ser divididos em grupos e os grupos em subgrupos considerando fatores como data de validade, preço, data de fabricação entre outros. Tornar os itens do seu estoque específicos é uma forma de simplificar na hora de fazer a contagem.

– Escolha o horário ideal para fazer a contagem de estoque

Dependendo do momento do dia em que o controle de estoque seja realizado se pode ter uma ação contraproducente devido a chegada ou saída de mercadorias tornando os registros defasados antes de estarem finalizados. A estratégia para evitar que isso aconteça é pensar qual o horário em que se tem menos movimento no estoque de maneira a poder concentrar nele a realização da contagem. Manter um padrão de horário é crucial para que o procedimento seja sempre realizado com assertividade.

– Determine o melhor método para a contagem de estoque

Usar o método de contagem manual para controlar o estoque pode ser desgastante até mesmo para companhias que têm menos produtos armazenados. Ressalto ainda que é mais fácil cometer erros nesse tipo de contagem. A dica é optar por um sistema de controle automatizado como aqueles que têm o uso de códigos de barras para registrar a entrada dos produtos ou o registro manual dos mesmos num sistema informatizado (uma alternativa de custo mais baixo).

– Faça a conferência da contagem

Independente de realizar a contagem manual ou automática é essencial fazer a conferência após a sua conclusão. É uma forma de ratificar os resultados obtidos assim como de identificar a existência de discrepâncias. Se acontecer muitas vezes do segundo resultado ser diferente do primeiro recomendo que a sua organização considere a troca ou a realização de ajustes no método empregado.

– Frequência

Quanto maior for o volume de produtos do estoque da sua companhia mais frequente deve ser o processo de contagem, pois assim será mais fácil ter certeza de que o estoque não está sendo subaproveitado ou superestimado. Saiba que a imobilização de ativos se mostra tão ou mais prejudicial que a falta de itens. O que está no estoque teve um custo de produção/aquisição e de manutenção tornando-se um ônus estando parado.

Contagem de estoque permite mais planejamento

Números confiáveis do controle de estoque permitem que os gestores tenham uma ideia melhor do que podem ou não entregar para seus clientes e em que período de tempo. Não cumprir um prazo previamente combinado é uma quebra de confiança que pode fazer com que os clientes não retornem. Saiba que muitas vezes as companhias atrasam a entrega de um produto ou serviço simplesmente porque faltou um item de matéria-prima que o gestor não sabia que não tinha disponível.

O controle permite que o gestor faça um planejamento para evitar o desabastecimento ou pelo menos saber que não conseguirá entregar no prazo previamente determinado. Trabalhar com a realidade da sua companhia é uma maneira de evitar prejuízos financeiros e de imagem. O estoque é o pulmão da sua corporação e para que ela mantenha o fôlego é crucial manter o registro das entradas e saídas.

Gostou desse artigo e das dicas de como fazer a contagem do estoque? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários a seguir!

Créditos da Imagem: Por Zapp2Photo – ID da foto stock livre de direitos: 757773682