Saiba os pontos que devem ser considerados ao fazer parcerias

Saiba os pontos que devem ser considerados ao fazer parcerias

Saber como fazer parcerias assertivas no universo corporativo é essencial, pois nem sempre um acordo firmado com um parceiro potencialmente interessante se mostra tão vantajoso como parecia inicialmente. O empreendedor deve estar atento a alguns pontos relevantes que irão contribuir para determinar quem são as companhias mais favoráveis com quem fechar uma parceria.

Como Fechar Parcerias – Quais os Pontos a Que Se Deve Atentar

A seguir listei os principais pontos a serem considerados quando se pretende fechar uma parceria de sucesso para alavancar o seu empreendimento.

1 – Tenha um objetivo de parceria bem definido

Pode parecer algo óbvio, porém, muitos empreendedores ficam encantados com a possibilidade de fechar uma parceria e acabam descuidando do mais importante, determinar se o objetivo é ou não relevante para o sucesso da sua companhia. Sendo assim pondere, antes de procurar um parceiro, quais seriam os objetivos mais interessantes para o seu negócio. No caso da sua organização ser procurada por outra empresa com o objetivo do estabelecimento de uma parceria reflita sobre como a proposta poderia melhorar os seus resultados no curto, médio e longo prazo.

2 – Análise de perfil das possíveis parceiras

Após ter definido quais são os objetivos da sua empresa em relação ao estabelecimento de parcerias comece a estudar o perfil das candidatas. Procure por empreendimentos que estejam alinhados com os valores da sua organização e que estejam em busca dos benefícios que poderão ser obtidos por meio dessa parceria. A escolha de um parceiro corporativo demanda um conjunto de condições que o tornem relevante para a conquista do objetivo.

3 – Reflita sobre prós e contras

Nos dois itens acima destaquei que a sua empresa deve ter bem definidos os objetivos da parceria e a análise do perfil ideal de um parceiro. Certamente depois disso já restarão poucos nomes na lista de possibilidades, para refinar a sua busca é importante fazer uma análise de prós e contras em que se coloque na ponta do lápis quais seriam os investimentos que a sua organização precisaria fazer para chegar a um acordo vantajoso para as duas partes. Tal qual na natureza uma parceria corporativa deve ser benéfica para as duas partes.

4 – Tenha assessoria jurídica

Para fazer uma proposta consistente e que considere todos os pontos mais importantes para a sua companhia sugiro que seja feita a contratação de um advogado especializado na área corporativa. Esse profissional contribuirá para elaborar a proposta e se tudo der certo fechar a parceria com a elaboração de um contrato.

5 – Saiba negociar

São raros os casos em que uma parceria corporativa é fechada a partir da primeira proposta então esteja preparado para negociar e barganhar pelos objetivos da sua companhia. Antes de iniciar o processo de proposta é relevante tentar compreender quais são os pontos que podem ser negociados e em quais não se pode recuar para não ter mais perdas do que ganhos.

6 – Estabelecimento de um cronograma

Uma das questões cruciais de como fazer parcerias é entender que não se pode iniciar um projeto sem planejamento, tenha no mínimo um cronograma em que esteja claro o início, meio e fim da parceria. Destaque as datas em que cada etapa deverá ser concluída de maneira que se tenha um acordo bem delineado, não se deve deixar nada subentendido.

7 – Estabeleça quem será o responsável pelo contato

Ter uma pessoa responsável por realizar os contatos com a empresa parceira ajuda a tornar o trabalho menos caótico. Numa parceria a responsabilidade pela realização das tarefas é dividida e exige uma excelente comunicação entre as duas partes. Peça que a parceira também destaque alguém para assumir essa frente de troca de informações. Numa situação problemática será muito mais rápido e simples resolver a questão.

8 – Faça o acompanhamento dos resultados

Durante a execução do projeto é necessário manter uma rotina de acompanhamento dos resultados referentes a cada etapa. Estabeleça modelos de relatórios de verificação dos resultados para que seja mais fácil acompanhar a evolução da sua companhia e, dessa forma, saber o quanto a parceria tem realmente contribuído para alcançar o objetivo estabelecido. O monitoramento dos resultados será determinante para uma possível renovação de contrato com a parceira.

Fechar parcerias depende da confiança

Para que a sua organização consiga fechar parcerias que sejam relevantes é fundamental que construa uma relação de plena confiança com as outras empresas. No começo pode ser um pouco difícil abrir mão do controle total das situações dividindo as responsabilidades e as glórias, no entanto, tenha certeza que ao encontrar uma boa parceira poderá realizar feitos maiores do que conseguiria sem ajuda.

O mercado tem seguido por um caminho colaborativo que está ajudando a difundir a ideia de parcerias corporativas, de maneira que cada vez mais empreendedores têm buscado essa alternativa. Não é um processo necessariamente simples, mas cercando-se de todos os cuidados pode ficar muito mais simples.

Gostou de saber mais sobre como fazer parcerias? Deixe seus comentários abaixo!

 

Saiba mais sobre parcerias para pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!