Entenda mais sobre como é o funcionamento do trabalho remoto.

Entenda mais sobre como é o funcionamento do trabalho remoto.

O crescimento das cidades e a demanda por maior velocidade na realização de processos está tornando o trabalho remoto ou home office cada vez mais recorrente. O sistema em que o colaborador realiza todas ou boa parte das suas atividades em casa, oferece vantagens não somente para os empregados, mas também para as empresas que o adotam. É importante conhecer como funciona esse esquema produtivo e quais são as formas de tirar maior proveito dele.

Saiba tudo sobre o trabalho remoto e suas vantagens, acompanhando as novidades do meu canal. Inscreva-se agora!

O Que é e Como Funciona o Trabalho Remoto?

Existem algumas configurações de trabalho remoto, cada organização escolhe aquela que se adapta melhor à sua rotina e oferece melhores resultados de produtividade junto aos colaboradores. Há sistemas em que as atividades são realizadas remotamente em dois ou três dias por semana, assim como tem companhias que já contam com funcionários que atuam somente de suas casas.

Contudo, na maioria dos casos – independente do grau de home office – os colaboradores devem comparecer a reuniões presenciais frequentemente, assim como realizar contatos de vídeo através de plataformas como Skype. Os especialistas em recursos humanos identificam que essa modalidade tende a se firmar e expandir nos próximos anos. Trata-se de uma possibilidade que a tecnologia nos oferece e que deve ser aproveitada no seu máximo.

Vantagens da Empresa ao Adotar o Trabalho Remoto

Muitos empresários identificam prontamente as vantagens que o home office oferece para os colaboradores, como reduzir tempo de desgaste no trânsito e se manter no conforto do lar, contudo, não conseguem vislumbrar com a mesma facilidade os ganhos que a sua companhia pode ter. A seguir listei os benefícios mais relevantes, confira.

Preservação do principal capital da empresa: o capital humano

Estamos num momento em que as diferenças tecnológicas estão ficando cada vez menores entre as companhias de um mesmo setor, de maneira que são outros fatores que funcionam como diferenciais. O capital humano, ou seja, os seus colaboradores, constitui um bem imensurável que pode significar a chance de se destacar da concorrência. Colaboradores que têm suas necessidades básicas observadas e atendidas tendem a ser mais produtivos e criativos encontrando as melhores soluções.

Menos custos operacionais

O fato de os funcionários não estarem presentes na estrutura física da companhia reduz os gastos operacionais, indo desde a conta de luz até o cafezinho que fica disponível na copa.

Motivação

Oferecer qualidade de vida para os colaboradores da empresa é uma forma de lhes dar mais ânimo para chegar a melhores resultados. Nas últimas décadas, as pessoas passaram a trabalhar mais e passar menos tempo com seus entes queridos. Poder realizar as suas atividades profissionais em casa contribui para que mais pessoas usufruam desse contato familiar. O deslocamento para a sede da companhia faz com que os indivíduos percam um tempo precioso com seus filhos. Pessoas felizes produzem mais e melhor.

Sistema de contratação

Muitas companhias perceberam que podiam reduzir significativamente os seus custos, apostando em regimes diferentes de contratação. Ao invés de ter funcionários, muitas empresas trabalham com profissionais autônomos contratados que lhes prestam serviços recorrentes.

Considerações Importantes

Embora o trabalho remoto seja uma alternativa vantajosa para colaboradores e empresários é necessário ressaltar que sua adoção exige alguns cuidados. A seguir listei os pontos mais relevantes.

Disciplina

Nem todo mundo tem a disciplina necessária para realizar as suas atividades profissionais em casa. Cabe à companhia que deseja adotar esse sistema avaliar se os seus colaboradores estão aptos, uma forma de fazer isso é através da implantação gradual do trabalho home office. Observe nas primeiras semanas como está sendo o desempenho dos funcionários. É interessante ter mensuração de produtividade antes e depois do início do sistema remoto.

Definição de canais de comunicação

Atualmente, existem diversos canais que possibilitam a comunicação, como redes sociais, aplicativos de mensagem, e-mail, entre outros. A organização que decide oferecer a possibilidade de trabalho remoto deve escolher um canal prioritário de comunicação e garantir que todos os colaboradores se comuniquem através dele. A partir do momento em que as pessoas não estão no mesmo ambiente físico, é fundamental que estejam pelo menos no mesmo ambiente virtual.

Análise de quais atividades podem ser realizadas no home office

Mesmo com o nível de desenvolvimento tecnológico que temos hoje, ainda não é possível realizar toda e qualquer atividade profissional remotamente ou, pelo menos, não o tempo todo. Cabe à companhia determinar quais são os colaboradores que não podem se ausentar fisicamente do escritório para que o trabalho remoto não se torne um empecilho para a produtividade.

Ouça o que seus colaboradores têm a dizer

Para saber o que é mais vantajoso para os funcionários e encontrar um meio-termo para a companhia, é importante dar voz aos seus recursos humanos. Estabeleça avaliações periódicas em que os colaboradores possam dar a sua opinião a respeito do sistema de trabalho adotado.

Você acredita que o trabalho remoto é uma boa solução para a sua empresa? Deixe um comentário a respeito!

Acompanhe o meu canal e saiba tudo o que rola sobre tipos de trabalho e artigos relacionados. Inscreva-se agora!