Downsizing se refere a enxugar estruturas com o objetivo de tornar as empresas mais eficazes

Downsizing se refere a enxugar estruturas com o objetivo de tornar as empresas mais eficazes

A metodologia conhecida como downsizing é uma das grandes aliadas de companhias que atuam no mercado de maneira enxuta e mais eficiente. O objetivo dessa técnica administrativa é eliminar as barreiras impostas pela burocratização, o acúmulo de processos desnecessários se mostra uma das principais barreiras para o crescimento das empresas. É possível fazer mais e melhor com menos recursos.

O que é downsizing?

A tradução de downsizing é achatamento e é basicamente isso que a metodologia incita ao ser aplicada, reduzir para poder produzir com mais eficiência. O cerne dessa técnica administrativa se encontra em trabalhar com equipes mais enxutas e tornar os procedimentos mais inteligentes com redução da burocracia.

Empresas que atuam no mercado com sistemas muito burocráticos tendem a se tornar mais lentas e ineficazes porque não conseguem tomar decisões e implantar estratégias quando necessário. O processo de redução proposto pelo downsizing tem seu foco na área de recursos humanos da organização. Inicialmente a estratégia exige alinhar o planejamento estratégico da companhia com as metas projetadas para o futuro. O que será feito deve ‘casar’ com os resultados que provavelmente serão obtidos.

O que esperar do downsizing

Num primeiro momento o achatamento focará em demissões, mudanças da estrutura organizacional, redução dos custos e transformações estruturais estratégicas. No decorrer do tempo, com equipe e estrutura já enxutas, chegará à fase de crescimento sustentável no mercado.

As companhias que adotam o downsizing têm mais facilidade para se consolidar numa posição de destaque e melhoria contínua dos seus produtos/serviços. Burocracia é sinônimo de estagnação e prejuízo, eliminá-la significa soltar uma amarra permitindo que a organização expanda o seu alcance.

Aplicação do downsizing

O primeiro passo para dar início a implantação do downsizing na sua organização é elaborar um planejamento assertivo em que estejam previstas as metas desejadas e quais as etapas que deverão ser concluídas para realizá-las. O gestor deverá fazer uma análise detalhada dos recursos que possui e como eles estão sendo utilizados nesse momento para chegar à conclusão de como pode reduzi-los aumentando a eficiência produtiva.

É importante deixar claro que não se trata de começar a fazer cortes apenas por fazer e sim de identificar pontos na estrutura da organização que não estão trabalhando como poderiam ou deveriam pelo simples fato de terem processos demais em sua alçada. Alguns processos se mostram desnecessários e contribuem para a estrutura fique inchada sem necessariamente produzir algo útil.

Equipes menores com funções assertivas

Trabalhar com equipes menores não quer dizer fazer menos, ao contrário pode significar acelerar a realização das tarefas mais relevantes para as empresas. Com o passar do tempo algumas organizações vão criando hábitos que se tornam bem difíceis de eliminar, mas que não são objetivamente necessários para o bom andamento delas. Quando se faz uma análise com foco no downsizing é possível detectar onde estão esses pontos e então remediá-los.

Estruturar quais são as ações mais assertivas para a sua companhia ajuda a definir quem são os colaboradores realmente necessários. Quando a equipe é menor se tem ainda a vantagem de manter uma comunicação mais compacta, a troca de experiências durante os projetos se torna mais eficaz. Além disso, os funcionários da organização começam a ter um entendimento mais completo a respeito do que precisam realmente fazer.

Simplificação

O downsizing prevê que seja realizado um processo de simplificação das atividades realizadas pela organização. Quanto menos procedimentos são postos entre o ponto de partida e o final do projeto mais eficiência se obtém. Simplificação não é sinônimo de ser simplório, apenas de ser focado em atingir o resultado esperado sem desperdiçar energia desnecessária.

Terceirização de algumas tarefas

Idealmente, de acordo com o método downsizing, as equipes devem ser reduzidas para que possam se tornar mais eficientes. Isso pode gerar um impasse de deixar algumas tarefas potenciais sem cobertura, nesse caso a dica é refletir a respeito da possibilidade de terceirização.

Nem tudo precisa ser necessariamente feito dentro da empresa, essa é também uma maneira de desburocratizar as atividades corporativas. No momento em que o gestor faz a análise dos recursos que têm em mãos se torna válido questionar o que só está inchando a estrutura da companhia e o que pode ser deslocado.

Avaliação de pessoal

A partir do momento em que a sua companhia passará a contar com uma equipe enxuta é importante cuidar para manter a motivação dos colaboradores. Os membros da equipe precisam ter o desejo de se destacar fomentado, isso pode ser feito através da concessão de bonificações e até da criação de oportunidades de crescimento dentro da companhia, mas deixando de lado a velha e ultrapassada estrutura hierárquica que pode acarretar em burocracias estagnantes.

O conceito de downsizing se refere a enxugar estruturas com o objetivo de tornar as empresas mais eficazes a médio e longo prazo.

 

Copyright:583818385 – https://www.shutterstock.com/pt/g/relif