Conheça os desafios da gestão sustentável para as empresas

Conheça os desafios da gestão sustentável para as empresas

Num momento em que a atenção da humanidade está voltada para a resolução de problemas ambientais que podem tornar impossível a sobrevivência das gerações futuras é essencial pensar e realizar uma gestão sustentável em que o empreendimento possa se tornar uma peça-chave para fazer bem para a sociedade. Entender os principais desafios que se colocam diante das companhias que se dispõem a ter uma atitude sustentável é fundamental para o sucesso.

Entendendo o Contexto do Crescimento da Gestão Sustentável


Com o aumento dos estudos que demonstram o impacto potencialmente negativo de ações pouco sustentáveis no âmbito empresarial se tornou imprescindível direcionar os caminhos da gestão das companhias para um sentido de reduzir os impactos. As mudanças climáticas demandam ações práticas o mais rápido quanto possível. Para se ter uma ideia na Europa os países já vêm se organizando para reduzir os impactos do segmento empresarial no meio ambiente.

Portugal tem o compromisso de até o ano de 2050 tornar-se neutro em carbono assim como diversas cidades do velho continente vão impedir que haja a circulação de veículos movidos a combustíveis fósseis até o ano de 2030. É cada vez mais importante contar com empresas que sejam criadas com uma missão que vá além de gerar lucros exponenciais. Nesse cenário as novas organizações que estão sendo criadas têm um papel de impulsionar o mercado assim como de assumir uma função social.

Desafios Para a Gestão Sustentável das Empresas


Abaixo vou apresentar alguns dos principais desafios para implantar uma gestão sustentável para companhias de diferentes segmentos.

– Por onde começar a gestão sustentável?


A primeira questão que se apresenta como um desafio para as organizações que estão se colocando no caminho da
sustentabilidade é por onde iniciar essa transformação. A forma mais inteligente de pensar a respeito é refletir sobre como a companhia está posicionada atualmente. Como é o seu sistema de produção e quais são os impactos que ela causa ao meio ambiente e a comunidade. Será que ela já está atuando plenamente com sustentabilidade? Ao questionar esse modo de produção o empresário começa a ter insights de como pode proceder para fazer a diferença.

– Entender o tamanho da sua responsabilidade


De forma geral, uma companhia tem responsabilidade proporcional ao tamanho dos impactos que causa no ambiente, sendo assim que uma organização de maior porte tem responsabilidades mais significativas. Corporações de grande porte devem ter planos de ação melhor estruturados para que possam resolver com mais assertividade as demandas que geram ao ambiente. Contudo, isso não quer dizer que as
pequenas e médias organizações não precisem focar em ações estrategicamente definidas.

– Compreensão que sustentabilidade vai além do óbvio


Um dos desafios mais significativos para uma companhia que deseja ser reconhecida pelo mercado como sustentável é compreender que sustentabilidade vai além do óbvio. Por exemplo, uma linha de produtos pode ser concebida totalmente dentro do padrão do que é chamado de sustentável. No entanto, a organização deve estar bem estruturada a respeito do que será necessário para que essa ideia se torne uma realidade. Ficar atento a todas as etapas do processo de produção é fundamental para que nada escape.

Fica a dica de não tentar abraçar o mundo de um dia para o outro, isto é, tenha um planejamento assertivo para que no momento em que se mostre necessário dar início a transformação da sua companhia isso aconteça suavemente e com a possibilidade de manutenção. Aos poucos vá eliminando os impactos sociais e ambientais que a organização estava produzindo sem afetar o potencial de lucratividade do negócio.

– Implante uma cultura organizacional focada em sustentabilidade


Uma empresa é o resultado da soma dos esforços de todos os envolvidos e isso inclui obviamente também os colaboradores. É importante envolvê-los no desejo de construir uma companhia mais sustentável e que cumpra o seu papel no mercado. Dentro da companhia devem ser instituídos hábitos sustentáveis como o uso de canecas e copos definitivos ao invés de descartáveis, a conscientização para escovar os dentes com a torneira fechada, entre outros.

Essa cultura de agir com sustentabilidade implantada em pequenos detalhes faz com que os funcionários passem a levar esses hábitos para as suas casas e famílias. É uma forma da companhia espalhar esse modo de atuação no mercado para mais pessoas e assim conseguir trabalhar na construção de um mundo melhor e mais sustentável. Influenciar positivamente as pessoas também é fazer a sua parte.

– Compreenda a velocidade sustentável


Direcionar a sua organização para uma gestão sustentável é louvável, mas não se pode deixar de lado a análise de como fazer isso dentro do ritmo correto, isto é, sem acelerar mudanças que demandam um pouco mais de tranquilidade para que possam ser feitas. Tenha um plano de ação bem estruturado para que as mudanças feitas possam se tornar permanentes.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os desafios da gestão sustentável? Deixe seus comentários abaixo!

 

 

Sustentabilidade nas empresas e assuntos relacionados você confere acessando meu canal. Inscreva-se agora!