Conheça 3 Habilidades do Administrador

Conheça 3 Habilidades do Administrador

Quem deseja alcançar o sucesso no universo dos negócios deve conhecer as principais habilidades do administrador, características que são cruciais para alcançar bons resultados no mercado. A definição dessas habilidades foi criada pelo escritor norte-americano Robert Katz se dividem em três categorias: habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais.

Conheças as três categorias de habilidades do administrador de sucesso

Se você sonha em construir uma carreira de administrador, como contratado ou a frente da sua própria companhia, vai gostar de conhecer mais detalhadamente as três categorias de habilidades que apresentarei a seguir.

Habilidades técnicas: O que são?

Nessa categoria estão os conhecimentos técnicos que o gestor emprega no seu dia a dia de trabalho, as ferramentas que o tornam especialista numa determinada área. Ressalto que entram no escopo das habilidades técnicas tanto o conhecimento adquirido por meios acadêmicos, como numa graduação em administração, como aqueles obtidos na prática.

Além disso, se deve ter a compreensão de que essas habilidades são relevantes para a realização de toda sorte de tarefas, desde as mais operacionais até as mais práticas. Trata-se de uma categoria de habilidades muito relevante porque capacita o gestor a realizar uma série de tarefas que demandam uma padronização e coerência. Administrar demanda muita coerência profissional, haja vista atividades como a de gestão de recursos humanos e gestão financeira.

Habilidades humanas: O que são?

Estamos num momento em que finalmente se está reconhecendo o imenso valor que o capital humano possui para as organizações. Jamais devemos de prestar atenção ao fato de que empresas são feitas do trabalho de pessoas para satisfazer as necessidades de outras pessoas. Sendo assim é crucial que o administrador tenha uma metodologia de gestão humanizada para chegar ao sucesso em sua empreitada.

As habilidades humanas contribuem para que o gestor tenha um relacionamento mais assertivo com a sua equipe conseguindo reduzir e evitar conflitos bem como extraia de cada indivíduo o seu melhor. Os administradores devem ainda ter uma capacidade de fazer um correto gerenciamento de tarefas, trabalhar com expectativas que ao mesmo tempo em que sejam ousadas sejam também possíveis de realizar e oferecer feedbacks relevantes para a equipe.

Uma boa capacidade de relacionamento e inteligência emocional fazem dos administradores mais completos para alcançar bons resultados a frente de suas equipes. A visão global que se tem das situações permite construir um panorama em que os colaboradores oferecem o melhor de si para o cumprimento das tarefas. Em resumo as habilidades humanas consistem em saber observar, ouvir e dialogar com as pessoas que o cercam para chegar aos melhores resultados.

Habilidades conceituais: O que são?

Entendidas como habilidades complementares, as conceituais, dizem respeito a capacidade que o administrador tem de identificar potenciais oportunidades e ameaças encontrando os melhores caminhos de ação para posicionar a sua organização assertivamente no mercado. Uma forma mais simples de definir é dizer que essas habilidades consistem em conseguir aplicar os seus conhecimentos no desenho de uma visão estratégica rumo ao sucesso.

O bom administrador é aquele que consegue identificar as questões mais primordiais em relação a maneira como a organização se coloca em segmento e de que maneira pode se tornar mais competitiva. Habilidades conceituais têm grande importância, porém, não têm grande representatividade sem as habilidades técnicas e humanas, pois têm a função de complementá-las.

Desenvolvendo as habilidades do administrador de sucesso

A decisão de tornar-se um administrador deve ser tomada em conjunto com o preparo para assumir tais funções. Todas as habilidades mencionadas acima são relevantes para o bom desempenho frente à gestão de uma companhia e todas podem ser, em algum grau desenvolvidas. As habilidades técnicas podem ser conquistadas a partir de estudo e também do trabalho cotidiano na área.

Por sua vez as habilidades humanas podem ser obtidas através de exercícios de autoconhecimento e de um esforço genuíno para se tornar uma pessoa mais empática com aqueles que o cercam. Nem todo mundo nasce com o espírito de liderança desenvolvido, com cuidado e planejando os seus passos é mais fácil se tornar um bom gestor de equipes.

Finalmente chegamos às habilidades conceituais que se destacam por serem complementares as demais. Tornar-se de um gestor com melhor visão estratégica pode ser mais simples ao passar a dedicar parte do seu tempo a conhecer o mercado profundamente. Quanto mais se sabe a respeito do seu meio de atuação mais mecanismos podem ser criados para conseguir se destacar.

Não deixe de capacitar

O administrador para alcançar o sucesso deve se manter em constante aprimoramento das suas capacidades, desde as que lhe são inerentes pela personalidade até aquelas que são forjadas a custo de muito esforço. Ninguém nasce pronto para grandes feitos, é necessário ter uma boa preparação para se tornar exatamente o que o mercado necessita quando ele está aberto.

Gostou de saber mais sobre as principais habilidades do administrador? Deixe seus comentários a respeito!

 

Copyright:1022456278 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gaudilab