Importância da Comunicação Visual para pequenas empresas

Importância da Comunicação Visual para pequenas empresas

A comunicação visual é essencial para as pequenas empresas, no entanto, tende a ser deixada de lado por muitos gestores que associam esse conceito apenas a grandes companhias. Ter uma identidade visual definida e cuidado com as peças gráficas/digitais do seu negócio contribui para o crescimento e fortalecimento da sua marca. Vale a pena investir tempo e capital para melhorar a comunicação visual.

6 Dicas de comunicação visual para a sua empresa

A programação visual adotada pela sua companhia é o que faz com que ela seja identificada pelo seu público atual e potencial público-alvo. Então é crucial que haja uma padronização na criação das peças e a definição de uma identidade. O ideal é contratar profissionais da área de design ou publicidade para darem um direcionamento para esses materiais. A seguir listei algumas dicas essenciais para ter uma comunicação visual mais eficaz para o seu negócio.

1 – Defina a missão, a visão e os valores

Para conseguir criar uma identidade visual satisfatória é essencial que a sua marca tenha a missão, visão e valores bem definidos. Somente sabendo do que se trata a sua organização será possível pensar numa direção para a sua representação visual.

Ao contratar um designer ou publicitário para a criação da identidade visual você deverá informar a ele do que se trata a sua marca, quem pretende impactar e o que espera oferecer ao seu público. O profissional precisa saber qual é a mensagem para desenhar o meio.

2 – Contrate um profissional

Antes que você comece a pensar que é muito caro contratar um profissional devo alertar que é possível encontrar bons freelancers que cobram valores relativamente menores do que grandes agências. Faça uma pesquisa e confira os portfólios dos candidatos, cuidado com profissionais que parecem vender seu trabalho a preços muito baixos.

O ideal é um equilíbrio, alguém que cobre menos que uma agência por trabalhar por conta própria, mas que entregue qualidade. O objetivo de contratar um profissional é ter um trabalho de qualidade que possa continuar a ser usado a longo prazo. Se a sua companhia tiver uma identidade visual mal feita ou com uma estética duvidosa irá afastar os clientes e não atraí-los. A imagem funciona como um reflexo do que os consumidores podem esperar da sua companhia.

3 – Menos é mais

Quando estiver trabalhando no desenvolvimento da identidade visual ou de peças para campanhas de marketing saiba que é importante considerar o conceito de que menos é mais. Quanto mais elementos estiverem presentes na comunicação visual da sua organização menos as pessoas conseguirão captar as mensagens que estão sendo transmitidas.

Um bom exemplo disso é o de companhias que possuem logos com desenhos complexos ou com muitas informações escritas. Quando o logotipo precisa ser reduzido para ser usado numa peça de menor escala pode acabar ficando ilegível. O segredo está em pensar no quanto será necessário adaptar um item da sua comunicação visual para que ele possa ser utilizado com assertividade.

4 – Defina uma paleta de cores

Ter uma paleta de cores é importante para a consolidação de uma identidade visual forte. Quando estiver desenvolvendo a comunicação visual do seu empreendimento atente para a escolha de cores que tenham algo a dizer a respeito da sua organização. As cores têm um papel imprescindível para o sucesso da sua comunicação, então escolha com cuidado.

5 – Cuide do PDV

A comunicação visual não se restringe a flyers, anúncios ou site, o ponto de venda também precisa ter um cuidado especial em relação a sua configuração. Você costuma entrar em uma loja que não conhece se percebe que ela é mal organizada e não tem um visual minimamente bonito? Provavelmente não, como já citei todo o contexto visual da marca impacta o que o consumidor pensa sobre ela.

Sendo assim dedique algum tempo para pensar numa organização mais proveitosa do interior do seu ponto de venda que além de praticidade ofereça áreas de respiro e crie bem-estar. O letreiro, placas e vitrine devem ser bonitos e estar alinhados com a identidade visual da sua companhia. Unidade é a palavra-chave quando o assunto é comunicação e identidade visual, as pessoas devem olhar e reconhecer que tais elementos pertencem a sua marca.

6 – Agregue valor a sua marca com a comunicação visual

Pequenas empresas podem parecer relativamente maiores para o público em geral quando contam com uma comunicação visual bonita e bem feita. Aproveite para agregar valor a sua organização através da criação de logo e campanhas com equilíbrio. O design elegante transmite uma mensagem de maior confiança para quem ainda não conhece a sua marca. É possível criar uma percepção de alto padrão de qualidade para a sua companhia através da criação de uma comunicação visual que denote isso.

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