E-Learning é uma excelente estratégia para sua empresa

E-Learning é uma excelente estratégia para sua empresa

A difusão da internet transformou significativamente a forma como nos comunicamos, abrindo diversas novas oportunidades, como sistemas de e-learning, que permitem estudar e aprender online com a mediação de materiais didáticos especialmente preparados para esse tipo de plataforma. Muitas empresas reconhecem esse sistema como uma estratégia assertiva para promover a qualificação dos seus colaboradores.

O Que é E-learning?


O termo e-learning vem da expressão “eletronic learning”, que, traduzido, significa aprendizado eletrônico. Basicamente consiste numa modalidade de ensino à distância que oferece a possibilidade de
autoaprendizagem por meio da utilização de recursos didáticos desenvolvidos para essa finalidade, contando com o auxílio de um tutor/professor.

Atualmente, esse método de ensino pode ser utilizado em diferentes plataformas digitais que tenham conexão com a internet, tornando o processo muito mais democrático e fácil de encaixar na rotina corrida do dia a dia. É interessante destacar que outros termos são bastante utilizados como sinônimos de e-learning, como educação à distância, ensino online, entre outros.

Qualificação dos Colaboradores


Muitas organizações têm utilizado o e-learning como uma ferramenta para qualificar os seus colaboradores para enfrentar os novos desafios corporativos. Trata-se de uma alternativa interessante pela facilidade de acesso e pela redução de custos. Durante muito tempo, as companhias precisaram escolher quais seriam os funcionários que receberiam oportunidades de qualificação, atualmente, já é possível oferecer cursos online para grandes grupos.

A oferta de conhecimento para os funcionários é essencial para torná-los mais aptos a desenvolver uma série de novas atividades. Quanto mais uma pessoa se especializa na área em que atua profissionalmente, mais pode oferecer soluções criativas e competitivamente mais ousadas. Investir em qualificação dos seus recursos humanos é investir no crescimento do seu negócio.

Vantagens do E-learning Como Estratégia Para a Sua Empresa


A seguir vou explicar quais são as vantagens de oferecer qualificação para os colaboradores do seu empreendimento por meio de um sistema de e-learning.

1 – Redução de tempo e distâncias

A internet oferece a oportunidade de se qualificar em menos tempo e desconsiderando as distâncias, haja vista que basta ter em mãos um dispositivo conectado com a rede. Os colaboradores do seu negócio podem até mesmo aprender com autoridades do segmento sem que, para isso, precisem viajar para assistir a palestras ou cursos. Além disso, a partir da compra do acesso a esse conteúdo é possível organizar as sessões para que mais colaboradores possam assistir.

2 – Redução de custos

Durante muito tempo, os gestores de companhias de todos os portes evitaram desenvolver programas de qualificação pela preocupação em relação aos custos que isso poderia gerar. Com o advento da internet, vários custos foram eliminados, como a necessidade de alugar espaços físicos e contratação de profissionais para dar palestras ou transmitir conhecimentos práticos.

3 – Produção de conteúdo próprio

O e-learning possibilitou que as companhias interessadas em promover a qualificação dos seus funcionários desenvolvam conteúdos personalizados, atendendo às suas demandas específicas. Além disso, a partir da criação de um conteúdo personalizado é mais fácil ter controle sobre a padronização da forma como os indivíduos estão se preparando.

4 – Interação com os colegas

O ensino por meio de uma plataforma digital conta com a possibilidade de promover maior interação com os colegas a partir da própria estrutura e, também, por redes sociais próprias. A melhor forma de apreender novas informações e conteúdos certamente é por meio da interação com outros indivíduos que tenham o mesmo interesse.

5 – Disponibilidade para os momentos de folga

A partir do momento em que um conteúdo está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, é mais fácil que os colaboradores da sua companhia possam estudá-lo e verificá-lo quando tiverem momentos de folga. Muitas pessoas não conseguem realizar o desejo de estudar ou mesmo de desenvolver alguma nova habilidade porque não têm tempo para estar presencialmente numa sala de aula.

6 – Próprio ritmo

Para alguns indivíduos é difícil fazer um curso de capacitação porque não conseguem se adaptar ao ritmo de sala de aula, para essas pessoas os cursos de e-learning funcionam muito bem, porque permitem focar na aprendizagem dentro da sua dinâmica.

Capital Intelectual – O Mais Precioso Para a Sua Empresa


O conhecimento e expertise que cada colaborador possui ajuda a constituir o que chamamos de capital intelectual, que é uma das bases mais importantes para o desenvolvimento de uma companhia. Somente com base no que se conhece é possível chegar mais longe no mercado e criar diferenciais que ajudarão a fidelizar os consumidores.

Por isso disse algumas vezes ao longo desse artigo que investir num programa de qualificação para os seus funcionários é uma forma assertiva de fazer com que a sua organização cresça e se fortaleça no mercado. Todos os dias as suas concorrentes desenvolvem novos caminhos para se consolidar diante do público-alvo, sendo importante contar com indivíduos dispostos a criar novidades.

Gostou de saber como e-learning ajuda na estratégia da sua empresa? Então compartilhe esse artigo em suas redes sociais.

 

 

Saiba mais sobre estratégias para pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!