Entenda a relação da Ecoeficiência com o mundo empresarial

Entenda a relação da Ecoeficiência com o mundo empresarial

Nas últimas décadas, o conceito de ecoeficiência se tornou uma pauta relevante do mundo empresarial. A administração e gestão do fabrico de itens sustentável se tornou uma necessidade para negócios de diferentes setores se manterem plenamente competitivos. Compreender o seu papel social e como a ecoeficiência pode ser relevante para a companhia é essencial para ter sucesso.

Assuntos sobre pequenas e médias empresas você encontra no meu canal. Saiba o que é ecoeficiência. Inscreva-se agora!

O Que é Ecoeficiência?

A ecoeficiência consiste na oferta de produtos e serviços que sejam sustentáveis e apresentem preços competitivos no mercado atendendo às demandas do ser humano. Ser ecoeficiente significa reduzir ao máximo ou mesmo evitar os impactos ambientais assim como agressões aos recursos naturais. Dentro do contexto de iminência da redução da poluição do meio ambiente, um sistema ecoeficiente, é aquele que consegue estabelecer um bom ritmo de produção sem deixar resíduos para trás.

Mudança de Atitude

Uma das características centrais da difusão da ecoeficiência é que os empresários deixam de ter uma atitude apenas reativa para passar a traçar estratégias que permitam ter maior controle sobre os impactos que sua companhia gera ao meio ambiente. Não se deve buscar por respostas as crises e sim por medidas que as evitem. O planeta depende da mudança de comportamento de todos especialmente do setor corporativo.

Estabelecendo Maior Competitividade

Estando a sustentabilidade tão em foco no universo empresarial é fácil entender que adotar mecanismos de atuação focados em ecoeficiência representa uma forma de obter vantagens competitivas. Encontrar soluções ‘verdes’ para atuar permite em muitos casos até mesmo reduzir os seus custos além de ajudar a construir uma imagem mais positiva para a sua marca.

Sustentabilidade – O Equilíbrio é a Chave

Muito se fala a respeito de sustentabilidade, no entanto, nem todos os empresários sabem exatamente o que essa palavra significa. Ter uma atuação sustentável quer dizer conseguir realizar as atividades da organização de maneira satisfatória para todos causando o mínimo impacto ambiental possível. Corporações que desenvolvem um trabalho com esse foco estão pensando muito além do consumidor atual, existe uma preocupação com o mundo que ficará para as próximas gerações.

O segredo para ser sustentável é encontrar o equilíbrio, isto é, chegar a um ponto em que as atividades sejam desempenhadas de acordo com o que a companhia necessita, os consumidores esperam e que não prejudique o meio ambiente. No final da história a empresa sai ganhando encontrando meios de reduzir custos e melhorar seu posicionamento no seu segmento.

Como a Ecoeficiência Está Relacionada Com as Empresas

Ao longo do artigo citei algumas vezes que a ecoeficiência e a sustentabilidade representam a possibilidade de ganhos reais para a companhia, no entanto, acredito que ainda parece abstrato para alguns. A seguir vou apresentar em detalhes quais são as bases para que sua organização desenvolva a ecoeficiência e tenho certeza que tudo ficará mais claro.

Elementos de base para um sistema ecoeficiente:

1 – Redução do consumo de materiais diversos

Através de estratégias inteligentes desenvolver métodos que reduzam o uso de materiais como matéria-prima e serviços.

2 – Reduzir a produção e dispersão de substâncias que sejam tóxicas

Ter esse cuidado contribui também para que o ambiente de trabalho se torne mais salubre.

3 – Redução do uso de energia para o fabrico

Estabelecer processos em que se tenha uma demanda menor de energia para a produção de bens e serviços.

4 – Aumento do uso de recursos renováveis

Essa é uma questão que tem sido amplamente discutida, pois é de extrema importância que as companhias substituam o uso de recursos não-renováveis por aqueles a que poderão ter acesso amplamente.

5 – Aumento da vida útil de recursos

O processo ecoeficiente exige que o empresário desenvolva meios de prolongar a vida útil dos seus recursos.

Observando os tópicos que listei acima fica claro de que maneira a ecoeficiência permite acesso a benefícios variados. A economia que se obtém a partir da implementação de recursos sustentáveis com certeza se reflete num orçamento mais amplo para novos investimentos e crescimento.

A Importância de Ser Sustentável no Mundo Atual

O futuro do planeta depende diretamente das medidas que são adotadas pelas diferentes sociedades para que seus recursos possam ser aproveitados adequadamente. Contudo, no âmbito empresarial, além da questão de redução dos impactos ambientais preciso destacar outro ponto significativo que diz respeito à mudança de comportamento do consumidor.

As pessoas estão se tornando cada vez mais preocupadas com o consumo consciente em que compram somente aquilo de que necessitam, por uma questão de observação da situação atual e também por economia. Dessa forma, as companhias que atuam no mercado se pautando pela sustentabilidade conseguem se destacar das demais tendo mais chances de impactar positivamente o seu público. A ecoeficiência tem ligação com economia de recursos e com o desenvolvimento de estratégias criativas relevantes que oferecem chances reais de dar saltos maiores no seu segmento.

Você acredita que sua empresa tem mantido uma estratégia de ecoeficiência? Deixe seu comentário abaixo!

Ecoeficiência e assuntos relacionados você encontra no meu canal. Acesse e se inscreva!