A educação corporativa torna o quadro de colaboradores mais preparado para os desafios cotidianos.

A educação corporativa torna o quadro de colaboradores mais preparado para os desafios cotidianos.

Muitas empresas já utilizam a prática de educação corporativa como um mecanismo para tornar seu quadro de colaboradores mais preparado para os desafios cotidianos. Trata-se de uma estratégia bastante assertiva para o cenário empresarial atual, em que as mudanças acontecem muito rapidamente e no qual se busca cada vez mais produtividade. O conhecimento é a ferramenta mais poderosa para se destacar da concorrência.

Assuntos sobre educação corporativa e outros relacionados você confere no meu canal. Inscreva-se agora!

A Educação Corporativa é um Método Que Vai Além do Treinamento

Para quem ainda não sabe o que é educação corporativa, é interessante conceituar o termo, trata-se de uma estratégia promovida de recursos humanos com integração da gestão de conhecimentos buscando o desenvolvimento de um quadro de funcionários preparado para alcançar as metas projetadas para o futuro. Preparar os colaboradores para o que se espera deles é fundamental para ter sucesso no mercado.

Qualificação dos Colaboradores

Nos últimos anos, o ritmo de mudanças do mercado ficou acelerado, fazendo com que os destaques de hoje se tornem os defasados de amanhã. Organizações que desejam manter seu crescimento e se tornar inovadoras perceberam a relevância de oferecer oportunidades de capacitação para os seus funcionários muito além do treinamento.

Treinar os novos colaboradores é obrigação das companhias, afinal mesmo que o indivíduo tenha se preparado por anos estudando ou em outras experiências precisa conhecer o terreno em que está pisando. Porém, apenas lhe apresentar o que a empresa tem a oferecer naquele momento não é o bastante para ganhar destaque no futuro. Os recursos e os desejos dos consumidores se transformam num piscar de olhos e sua equipe deve estar preparada para isso.

Ferramenta de Retenção de Talentos

Quando se tem uma visão positiva da companhia em que se trabalha, dificilmente surgirá o desejo de trocá-la por outra. Os programas de educação corporativa podem servir como ferramentas de retenção dos talentos do seu quadro de recursos humanos, afinal lembre-se que o capital humano é o principal bem da sua organização.

Substituir constantemente funcionários pode acarretar em sérios prejuízos, bem como perda de pessoas que já tinham o conhecimento do funcionamento da empresa. O investimento na qualificação dos funcionários é um dos que mais trazem retornos positivos, pois combinam aumento da capacidade produtiva com disposição para se manter na empresa.

Métodos Diversos Para o Desenvolvimento de Educação Corporativa

É interessante ressaltar que existem diferentes métodos para o desenvolvimento de programas de educação corporativa e cabe à sua organização encontrar aquele que é mais adequado para as suas condições. A capacitação e reciclagem podem ser realizadas através de parcerias da companhia com instituições de ensino ou até mesmo por meio da criação de seus próprios espaços educativos.

Os formatos dos cursos de capacitação podem ser variados indo desde cursos técnicos e livres até os de graduação e pós-graduação. Investir na formação dos funcionários da sua organização pode ser uma estratégia inteligente para contar com gestores mais bem preparados no futuro.

O número de empresas que investiu na criação de universidades corporativas vem crescendo anualmente refletindo a tendência de formar profissionais alinhados com as necessidades do futuro da organização. Encontrar indivíduos que possuam as características e conhecimentos específicos para alavancar os resultados da sua companhia pode ser muito mais simples com a oferta de uma formação in loco.

Presencial ou Digital

Atualmente, não há mais desculpas para que os profissionais não continuem seus estudos e se mantenham constantemente aprendendo. Há um número expressivo de instituições de ensino que oferecem cursos de qualidade reconhecida por meio de plataforma digital. Pode ser uma alternativa relevante para os casos em que se torna difícil incutir mais uma atividade com deslocamento no cotidiano do colaborador.

Para situações em que a qualificação tenha que ser obrigatoriamente presencial a companhia pode ceder um espaço em suas dependências para que as aulas aconteçam. A mensagem que deve ficar clara para os gestores é que a capacitação não deve ser entendida como um fardo pelos colaboradores. Lembre-se que muitos dos seus funcionários têm pouco tempo para passar com a família e mesmo com grande desejo de aprender também sentirão o impacto do cansaço.

Benefícios da Educação Corporativa Para a Sua Empresa

Há uma série de benefícios advindos da implantação de programas de educação corporativa para a companhia, abaixo elaborei uma lista com os principais:

Produtividade: pessoas motivadas trabalham mais e melhor, além disso, o aumento do arcabouço de conhecimento é decisivo para encontrar soluções criativas.

Desenvolve líderes: a companhia passa a direcionar a formação dos seus colaboradores desenvolvendo os líderes do futuro.

Bom clima organizacional: ter um ambiente de trabalho com clima agradável é fundamental para o bom andamento das atividades e o reconhecimento da importância dos colaboradores com certeza acarreta em melhores relacionamentos.

Aumenta a vantagem competitiva: contando com funcionários mais bem preparados e de olho no futuro é possível desenvolver vantagens competitivas que se refletirão em liderança do mercado.

Retêm os talentos: um dos benefícios mais interessantes é o da retenção de talentos no quadro de funcionários.

O que você achou do conceito de educação corporativa? Deixe seus comentários!

Saiba mais sobre educação corporativa e o mundo empresarial. Confira meu canal. Se inscreva!