Como combater o efeito manada na sua empresa

Como combater o efeito manada na sua empresa

O fenômeno conhecido como efeito manada pode estar presente em sua empresa e ser bastante prejudicial a ela. Podendo ser chamado também de Força da Sincronização consiste numa reação em grupo em que os indivíduos perdem o discernimento sobre certo ou errado respondendo apenas a vontade do coletivo. Essa massificação dos grupos pode ser desastrosa em qualquer contexto social inclusive no contexto organizacional.

O que é efeito manada?

Esse termo é utilizado para descrever situações em que os indivíduos de um grupo passam a agir todos da mesma maneira sem ter uma definição quanto à assertividade do que estão fazendo. Trata-se de uma inclinação humana a buscar a harmonização de suas ações com o comportamento do grupo. Agir de acordo com a pressão do grupo traz consequências graves em todas as esferas inclusive no ambiente de trabalho.

Como o efeito manada acontece em empresas

É importante ressaltar que grupos podem ser mais inteligentes que indivíduos, no entanto, perdem essa capacidade quando se deixam levar pelo efeito manada, ou seja, deixam a racionalidade de lado na hora de definir suas estratégias de ação. Os colaboradores de um departamento podem se tornar uma equipe excelente ou um grupo ruim.

Para conseguir que seu grupo de trabalho seja produtivo e não se deixe levar por ações massificadas é necessário prestar atenção à forma como o efeito manada se dá dentro das organizações. Esse comportamento nasce a partir de algumas argumentações como:

– Também posso sair cedo uma vez que todo mundo sai;

– Já que todo mundo errou nesse projeto não vou assumir a responsabilidade sozinho;

– Se todo mundo faz desse jeito eu também vou fazer.

Em médio e longo prazo essas questões vão se tornando entranhadas no comportamento coletivo e acarretam na queda da produtividade. É importante dizer que as pessoas que dizem essas frases não são, em sua essência, necessariamente egoístas e irresponsáveis, apenas estão sendo guiadas pelo comportamento coletivo.

No efeito manada se perde a capacidade de raciocinar se um comportamento faz sentido ou não. Agir como todo mundo age parece ser mais seguro, os colaboradores podem se sentir intimidados pelos demais, pois se agirem diferente do coletivo podem se tornar alvo de perseguição. Já pensou quais são as consequências se todo mundo decidir terminar o expediente mais cedo ou deixar de assumir responsabilidades?

Como combater o efeito manada na sua empresa?

Se ao ler o que descrevi acima você identificou comportamentos recorrentes em sua organização saiba que é possível combatê-los com efetividade. Continue lendo e saiba como impedir que sua equipe se autossabote.

1 – Elaboração de metas claras

Uma das situações mais comuns de desencadearem o efeito manada em organizações é a de ter metas para alcançar que não estão claras. Nesse contexto pode se estabelecer uma espécie de paralisia coletiva, nenhum colaborador toma atitude de iniciar o projeto por não entender o que deve ser feito.

Outra possibilidade – tão grave quanto – é a de que um colaborador interprete erroneamente o projeto a ser realizado e acabe levando a equipe toda para um caminho de erro. Nesses casos o gestor certamente ouvirá frases como “Não sabia que era isso que se esperava” ou “Não foi essa a informação que me passaram”. Para evitar essa situação basta ter uma definição mais clara quanto às metas que estão sendo buscadas pela organização.

2 – Engessamento do sistema de trabalho

Empresas que têm uma sistemática de trabalho engessada são bastante propensas a serem afetadas pelo efeito manada. A inflexibilidade do ambiente organizacional faz com que os colaboradores atuem no automático e acabem assimilando comportamentos ruins praticados pelo coletivo como deixar tarefas pela metade, atribuir a falta de resultados positivos ao contexto e culpar os demais pelo não cumprimento de uma meta.

O gestor da companhia e os líderes de equipe devem trabalhar para tornar o ambiente de trabalho o mais dinâmico quanto possível. Além disso, o líder do grupo não pode se acomodar diante de respostas e desempenhos negativos. A cobrança deve andar de mãos dadas com o incentivo para que os funcionários se engajem mais em suas tarefas e realização de suas metas.

3 – Ambientes organizacionais sem diversidade de perfis

Para que uma companhia tenha um sistema de trabalho produtivo e criativo precisa contar com uma boa variedade de perfis psicológicos que se complementem. Se todos os componentes de uma equipe têm o mesmo perfil fica difícil vislumbrar novos horizontes e sair do lugar comum.

Em longo prazo isso acarreta no efeito manada porque as afinidades geram uma sincronização de ações e pensamentos que podem atrapalhar o bom desenvolvimento corporativo. No momento de formar a equipe busque por perfis distintos de maneira que ajam de formas diversas influenciando mais positivamente o comportamento alheio.

Gostou de entender como lidar com o efeito manada na sua empresa? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários!

Copyright: 1322055758 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes