Conheças as principais linhas de crédito para pequenas empresas

Conheças as principais linhas de crédito para pequenas empresas

Muitos empresários vivem o dilema de não saber onde conseguir empréstimo para pequenas empresas com taxas de juros justas e com a rapidez necessária para incrementar o seu negócio. Basicamente, existem três possibilidades que são: Microcrédito do BNDES, linha de microcrédito em bancos privados e crédito peer to peer online. Para cada cenário e propósito há uma escolha mais assertiva, entenda melhor e encontre um caminho de crescimento para a sua organização.

Como Obter Empréstimo Para Pequenas Empresas

 

Opção: Microcrédito do BNDES

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) oferece linhas de crédito para pequenas companhias visando incrementar o capital de giro e/ou investir na expansão do negócio. O empresário pode utilizar o dinheiro do empréstimo para incrementar a produção, adquirir maquinário e ferramentas, comprar insumos e outras ações que permitam melhorar a atuação da organização no mercado.

Como ter acesso a esse crédito?

A principal característica da concessão desse crédito é ser realizada por meio do trabalho de um operador. Há muitos operadores espalhados por todo o Brasil e o empreendedor interessado em realizar esse empréstimo deve procurar um que esteja próximo. Cabe ao operador determinar o valor que será oferecido e as taxas de juros aplicadas.

Quem pode solicitar esse empréstimo?

De acordo com as regras do BNDES, o interessado pode ser pessoa física ou jurídica, contudo, a receita bruta deve ser igual ou menor que R$ 360 mil por ano.

Detalhes importantes: De maneira geral, os empréstimos do BNDES não têm taxas elevadas, mas podem criar restrições para a companhia que o obtém. Além disso, para quem tem pressa de ter acesso ao crédito podem ser muito demorados.

Opção: Linhas de Microcrédito em Bancos Privados

A opção de crédito mais alinhada com o perfil de empreendedor conservador, mas que pode apresentar mais barreiras. O tempo do processo de solicitação, avaliação e concessão do crédito pode representar um empecilho para o bom andamento da companhia. Muitos bancos privados trabalham com linhas de microcrédito para pessoas jurídicas, oferecendo condições mais pertinentes.

Uma novidade é a oferta de programas especiais direcionados a pequenas empresas, em que, além da concessão do crédito, a instituição bancária ainda oferece orientação para que o interessado utilize o recurso da melhor maneira possível. É essencial usar esse aporte com consciência para ter melhores resultados.

Como ter acesso a esse crédito?

O empresário deverá procurar o seu banco para se informar a respeito da documentação necessária para ter acesso ao crédito. Mesmo com a modernização dos processos bancários, ainda há grande burocracia e exigência de garantias. Esteja preparado para um processo demorado.

Quem pode solicitar esse empréstimo?

Isso depende das exigências feitas por cada um dos bancos, contudo, é importante que o empresário tenha algo para oferecer como garantia para que possa ter acesso à linha de crédito desejada.

Detalhes importantes: Comparativamente, as taxas de juros dos bancos privados são mais elevadas que as do BNDES e do peer to peer. Vale a pena fazer uma pesquisa a respeito das condições que diferentes bancos oferecem antes de fechar o empréstimo.

Opção: Crédito Peer to Peer (Pessoa à Pessoa) Online

O Peer to Peer que significa de pessoa a pessoa, é um conceito de empréstimo novo no Brasil, mas que tem sido a escolha de inúmeras companhias de pequeno porte. Para quem ainda não conhece, trata-se de um sistema de crédito em que uma pessoa física ou jurídica que está com capital parado pode receber um aporte que permitirá expandir a sua empresa.

Como ter acesso a esse crédito?

O principal diferencial do peer to peer é que o processo acontece totalmente online, sendo mais ágil. O empresário deve preencher um cadastro no site escolhido, de maneira a poder fazer uma simulação das condições do crédito. É possível fazer uma avaliação completa das condições oferecidas para encontrar a melhor alternativa para o cenário em que a empresa se encontra.

Quem pode solicitar esse empréstimo?

Teoricamente, qualquer pessoa, basta encontrar um site confiável que trabalhe com esse tipo de empréstimo e fazer o seu cadastro aguardando a aprovação.

Detalhes importantes: O peer to peer se tornou uma das principais escolhas das organizações de pequeno porte por oferecer taxas de juros até 70% menores que os bancos. Outras vantagens interessantes é não precisar oferecer uma garantia e nem ir negociar presencialmente. O financiamento é feito por investidores que estão dispostos a injetar capital em empresas que apresentam potencial de expansão. A tecnologia empregada para a segurança desses empréstimos é de ponta.

Avalie a Necessidade do Empréstimo

Solicitar um empréstimo, independente da natureza do mesmo, demanda um grande comprometimento por parte da empresa. É fundamental que o empresário faça uma avaliação criteriosa a respeito da necessidade real de assumir uma dívida que pode levar um tempo considerável para ser quitada. O empréstimo deve ser visto como a última alternativa.

Gostou de conhecer mais sobre como obter empréstimos para pequenas empresas? Deixe seu comentário abaixo!

Copyright:  774381676 – https://www.shutterstock.com/pt/g/roman%20motizov