Ensinamentos que ajudam a alcançar o sucesso

Ensinamentos que ajudam a alcançar o sucesso

Conhecido como o guru da gestão empresarial, Vicente Falconi é um líder entre os líderes tendo se consolidado no ramo de consultoria de negócios. O engenheiro que fez história por desenvolver um sistema mais eficiente de gestão para grandes nomes do mercado como Ambev, Infraero, Correios, Governos entre outros pode oferecer ótimas lições para o seu negócio alcançar o tão sonhado sucesso.

Vicente Falconi: Sua trajetória e gestão empresarial

Formado em engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especializado (M.Sc e Ph.D) pela universidade Colorado School of Mines, nos Estados Unidos, Falconi, nasceu em 1940 na cidade de Niterói, Rio de Janeiro.

Foi a partir da década de 1980 que passou a ter relevância no cenário corporativo devido a sua atuação na Fundação Cristiano Ottoni que tem vínculo com a UFMG, onde lecionou no curso de engenharia por 28 anos e que lhe rendeu uma bolsa de estudos da Organização dos Estados Americanos para o Japão.

Ao chegar na terra do sol nascente, Falconi, logo descobriu a base da eficiência dos japoneses em especial ao conhecer a Toyota. Identificando os valores mais prezados pelos japoneses como disciplina, desburocratização, respeito às tradições e valorização da educação de alto nível para todos o engenheiro delineou um sistema de gestão que poderia alavancar organizações brasileiras.

7 ensinamentos de Vicente Falconi para tornar sua empresa bem-sucedida

Após ter explicado de onde vieram as ideias de Falconi listei os ensinamentos que podem ser aplicados a sua organização para que ela se torne um sucesso no mercado.

1 – Baixa rotatividade

Um dos pontos considerados mais relevantes para o sucesso para Falconi diz respeito ao estabelecimento de baixa rotatividade nas empresas. O ideal é que a taxa de turnover (rotatividade) se mantenha até no máximo em 4%. Números altos de desligamento dos quadros de funcionários da sua companhia indicam que os colaboradores estão insatisfeitos e isso pode fazer com que aqueles que permanecem em suas funções entreguem menos do que se espera.

Além disso, há que se considerar os altos custos para realizar processos seletivos para novos funcionários e o tempo perdido em ensinar pessoas que em breve não farão mais parte da equipe. Criar mecanismos de retenção dos funcionários pode ser uma solução prática para esse problema.

2 – Forme uma equipe heterogênea

Perfis complementares ajudam as organizações a chegar a soluções mais criativas e inovadoras para eventuais problemas e para determinar o seu posicionamento no mercado. Essa premissa deve ser aplicada desde a escolha dos sócios até dos colaboradores. Pessoas com qualidades diferentes podem trazer resultados positivos em diferentes áreas.

3 – Bons resultados devem ser questionados constantemente

Uma das bases da consultoria de Vicente Falconi que se tornou famosa é a de questionar os bons resultados. As empresas não podem se acomodar porque nesse exato momento estão oferecendo o que seu público-alvo deseja. O que é válido para hoje pode não ser para amanhã, basicamente isso quer dizer que mesmo que a sua companhia esteja bem posicionada agora pode não ser o suficiente para o dia de amanhã.

Atualmente, essa lição se mostra ainda mais relevante, pois os consumidores passaram a ter suas demandas transformadas ainda mais rapidamente com o acesso a informações disponíveis na internet. Não se mantenha preso aos bons resultados.

4 – Mantenha uma rotina de redução de custos

Todo empresário sabe – ou pelo menos deveria – que é fundamental manter um acompanhamento frequente da vida financeira do seu negócio com atenção para o fluxo de caixa e resultados de aumento ou queda de vendas. Porém, nem todo gestor tem o hábito de fazer revisões no que concerne aos custos operacionais da sua companhia.

Avaliar periodicamente esses custos possibilita encontrar pontos que podem ser melhorados sensivelmente como cortar o consumo de papel, atentar para planos de telefonia que estão mais caros do que a companhia consegue custear, eliminar algumas vantagens para diretores que reduzem o orçamento e assim por diante. Reduzir custos não deve ser uma atitude tomada somente quando se precisa apertar o cinto.

5 – Liderança com humildade

Para que uma liderança seja eficaz é primordial que a humildade seja cultivada, isto é, o líder deve ter bem claro em seus pensamentos e atitudes que não sabe tudo e que pode tirar grande proveito de sua interação com os subordinados. Os membros da equipe se sentem mais motivados a realizar um bom trabalho quando admiram a liderança.

6 – Cultive a ambição entre os sócios e os colaboradores

Vicente Falconi incentiva que os empresários assumam alguns riscos, pois para crescer e prosperar é necessário sair da zona de conforto. Contudo, se deve ter atenção que a recomendação dele vai ainda mais além, os colaboradores também precisam ser incentivados a cultivarem a ambição pelo crescimento, somente com o desejo de fazer mais e melhor será possível que eles entreguem mais do que o esperado.

7 – Redução da burocracia

Para que o sistema que forma uma companhia seja eficiente não pode estar atrelado a um sem número de burocracias. Metodologias como qualidade total somente funcionam em ambientes em que as hierarquias são enxugadas em prol de um ritmo de trabalho mais dinâmico. Se o respeito é cultivado não é necessário ter estruturas tão engessadas no que concerne a posições de liderança e subordinação.

Gostou de saber mais sobre a trajetória de Vicente Falconi e seus ensinamentos? Compartilhe em suas redes sociais!

 

Copyright:732007216 – https://www.shutterstock.com/pt/g/oatawa