Conheça a importância da contabilidade tributária.

Conheça a importância da contabilidade tributária.

Empresas de todos os portes precisam manter a sua contabilidade tributária em dia para evitar problemas com o fisco. No entanto, não é incomum que gestores se sintam intimidados pela grande profusão de números e variáveis com que tem de lidar diariamente. Ter o auxílio de um profissional da área contábil faz toda a diferença para não se complicar com o pagamento assertivo dos impostos.

O que é contabilidade tributária?

Podendo ser chamada também de contabilidade fiscal é o ramo da contabilidade que cuida do gerenciamento e administração dos tributos que devem ser pagos pela companhia. O objetivo dessa contabilidade é manter todos os impostos organizados e devidamente pagos. Sonegação de imposto é algo muito sério e que pode acarretar em pesadas multas para as companhias de maneira que é fundamental ter certeza de que não se está cometendo nenhum erro na prestação de contas.

Com um planejamento assertivo além de evitar complicações com o fisco é possível encontrar meios legais de economizar com a carga tributária. Além disso, também faz parte do escopo dessa área da contabilidade avaliar constantemente a pertinência financeira das organizações permanecerem no enquadramento tributário em que estão alocadas. Observe que as regras de cada regime sofrem alterações frequentes de forma que pode acontecer da empresa não poder mais fazer parte do regime em que está.

Qual a importância da contabilidade tributária?

Mais do que garantir que a empresa esteja em dia com o fisco, a contabilidade tributária, também é relevante por permitir que melhores decisões sejam tomadas ao longo da presença da companhia no mercado. O contador tem um papel mais proeminente do que simplesmente contabilizar receitas e despesas do empreendimento, o levantamento de dados realizado por esse profissional permite que o gestor posicione a organização com mais assertividade no mercado.

Ressalto que ao passo que é essencial que o contador tenha amplo conhecimento dos números e características referentes a organização também é necessário que o gestor compreenda as informações geradas pela contabilidade tributária, somente assim poderá gerar e manter seus diferenciais.

Mas, como funciona a contabilidade tributária?

Agora que já expliquei o que é contabilidade tributária e qual sua relevância vou apresentar o seu funcionamento prático no cotidiano de empresas de portes distintos. Como cada companhia é uma companhia é crucial que o contador contratado pelo empreendedor tenha acesso a todos os dados importantes como o valor de despesa mensal, receita mensal, quais são os benefícios fiscais aplicados a organização, como se dá o processo de produção, quais as matérias primas utilizadas, quem são os clientes entre outros.

São diversos os dados que permitem ter um entendimento assertivo de como funciona uma empresa e quais são os tributos que devem ser pagos por ela. Outra questão que impacta no funcionamento da contabilidade tributária é a que se refere ao fato de que cada tipo de tributo deve ser apurado num momento que pode ser antes (ISS, ICMS e IPI) ou depois de fechar o balanço (IRPJ e a CSLL). Todos os meses a organização deve encaminhar os documentos solicitados pelo contador para os procedimentos sejam mantidos em dia.

Usando a contabilidade tributária para tomar decisões

Cabe à contabilidade tributária auxiliar o gestor do empreendimento a tomar decisões melhores para o futuro da empresa. Analisando o histórico da companhia é mais fácil compreender se uma atividade a que se pretende dedicar tem mais chances de trazer lucros ou prejuízos. A carga tributária decorrente dessa ou daquela atividade pode fazer de um negócio inviável a médio ou longo prazo.

O planejamento fiscal acerca de uma nova atividade a ser desempenhada pela organização é essencial para que se chegue a uma margem de lucro interessante e de acordo com as medidas legais. Com um cronograma desenvolvido com estratégia e inteligência fica mais fácil se preparar para eventuais mudanças que venham a ser realizadas ao longo do processo.

Uma das situações que melhor ilustram a necessidade de prestar atenção à contabilidade tributária é do ICMS que tem alíquotas diferentes em estados brasileiros distintos. Isso se mostra relevante quando, por exemplo, são realizadas compras entre estados diferentes de maneira que há o peso das alíquotas variantes. Muitos gestores não sabem que estão pagando mais impostos do que necessário devido a isso.

Conhecimento tributário faz toda a diferença

Reafirmo que é muito importante que os empresários tenham conhecimentos tributários, embora seja indispensável contratar um contador, tem questões que somente o dono do empreendimento pode resolver. O contador pode apontar esse ou aquele caminho, mas o gestor precisa saber qual decisão tomar. As regras de tributação podem parecer complexas num primeiro momento e talvez até sejam, mas faz diferença conhecê-las. Leia a respeito do tema e tire suas dúvidas com o contador da companhia.

Gostou de saber mais sobre contabilidade tributária? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais!

 

Copyright: 1049886203 – https://www.shutterstock.com/pt/g/worawee