Sistema Código de Barras - Veja sua importância

Sistema Código de Barras - Veja sua importância

O sistema de código de barras funciona como uma base de identificação e registro de informações de produtos que está sendo utilizada pela indústria e varejo há décadas. Trata-se de um sistema bastante assertivo para ter um registro da linha do tempo de um produto de maneira que o gestor do negócio consegue saber como está o seu estoque e como gerenciar melhor as suas estratégias. Há outras funcionalidades atribuídas aos códigos de barras que lhes tornam essenciais para as empresas.

Código de barras: Qual é a sua importância para as empresas?

Na introdução mencionei algumas vantagens que o sistema de códigos de barras oferece para as companhias. Abaixo vou explicar com mais detalhes algumas vantagens que esse sistema oferece e porque ele é tão relevante para as organizações.

1 – Redução do tempo investido na realização de tarefas

As empresas têm muito a ganhar com o uso do sistema de códigos de barras começando pelo bem considerado mais precioso atualmente, o tempo. Basicamente ao utilizar o leitor desses códigos no ponto de venda o negócio ganha mais dinâmica para transmissão de informações haja vista que em poucos segundos é feito o registro da saída deste item.

Outros departamentos da empresa passam a receber informações com mais rapidez como o gerenciamento de estoque, por exemplo. O fato de tornar possível realizar diferentes tipos de armazenamento de informações ao mesmo tempo com apenas um clique torna os códigos de barras um elemento essencial para o bom andamento das companhias de setores distintos.

2 – Diminuição de custos

A redução de custos pode ser realizada partindo de dois fatores para quase todos os setores do mercado sendo eles: diminuição da perda de tempo e correção de erros. Não utilizar o tempo com assertividade acarreta na redução de produtividade, isso quer dizer que a sua empresa não está produzindo tudo o que tem capacidade. Os erros geram necessidade de retrabalho que tem como consequência a necessidade de gastar mais estrutura de capital humano e financeira.

Ambos os problemas podem ser facilmente sanados com a adoção do sistema de códigos de barras, pois ele agiliza tanto o processo de venda e de transmissão de informações para diferentes setores como evitar os erros que podem causar a necessidade de retrabalho.

3 – Redução de erros

Sistemas informatizados como o de leitura de códigos de barras reduzem significativamente os erros no dia a dia de um empreendimento. Somente para que fique claro devo relembrar que antes do estabelecimento desse sistema lojas como supermercados demandavam o registro manual de produto a produto vendido pelos atendentes dos caixas e suas respectivas quantidades.

Embora não pareça algo muito complicado é importante contextualizar que em supermercados geralmente há filas de pessoas impacientes que podem criar pressão nos atendentes que facilmente faziam confusão na hora de registrar alguns itens. A partir da introdução do uso do sistema de códigos de barras as informações são adicionadas ao sistema com mais assertividade, automaticamente e sem erros. Com informações precisas do que foi vendido é mais fácil para o setor de expedição fazer a reposição dos produtos em falta nas prateleiras, tudo funciona como um relógio.

4 – Segurança para a coleta de dados

Um dos pontos mais relevantes da adoção do sistema de códigos de barras para uma companhia diz respeito à segurança da coleta de dados dos itens. Ao passar o código do produto pelo leitor as informações são registradas e armazenadas num software seguro e de uso bastante prático. O processo de coleta de dados de uma maneira geral se torna mais confiável e não depende das ações humanas podendo então ser realizado com maior assertividade.

5 – Possibilidade de rastreabilidade dos produtos

O código de barras permite que seja mais simples rastrear onde cada item está, assim se tem o controle sobre as quantidades armazenadas em estoque e a sua posição na cadeia de entrega aos clientes. Com um histórico dos produtos a sua companhia consegue ter uma ideia mais precisa sobre quais itens vendem mais e como anda o processo de entregas para os clientes. A verificação da eficiência do sistema logístico fica mais fácil com a adoção de um sistema de registro.

6 – Eficiência para a tomada de decisões

Um sistema que fornece agilidade e segurança para o armazenamento de informações contribui positivamente para a tomada de decisões com maior assertividade de maneira a não incorrer em erros estratégicos. Atualmente, vivemos num mercado bastante dinâmico em que cada segundo conta e não se posicionar corretamente no tempo certo pode acarretar numa perda significativa de lucros. O sistema de códigos de barras é fundamental para estabelecer um ritmo mais dinâmico.

Gostou de saber por que o códigos de barras é tão relevante para companhias de diferentes segmentos do mercado? Então compartilhe em suas redes sociais! 

 

Copyright:373396570 – https://www.shutterstock.com/pt/g/totemart