Qual o patamar de sua empresa em relação a tecnologia?

Qual o patamar de sua empresa em relação a tecnologia?

Pelo menos uma das previsões dos inúmeros filmes sobre o futuro estava certa, no século 21 vivemos a tão aclamada Era Digital, que provocou mudanças no modo de vida do ser humano refletindo-se em vários segmentos, especialmente o empresarial. Os gestores que desejam manter as suas companhias alinhadas com o presente e aptas para se consolidar no futuro devem estar atentos para todas as transformações digitais.

Era Digital – O Mundo Está Conectado

Para quem ainda tem dúvidas a respeito do significado da expressão Era Digital, destaco o fato de que daqui pouco tempo praticamente todas as pessoas estarão conectadas de alguma forma. Observe ao seu redor quantas pessoas enviam mensagens no Whatsapp, chamam um Uber, enviam links no Messenger ou simplesmente abrem um e-mail no smartphone. Todas essas ações demonstram o quanto a conectividade está presente em nossas vidas e acredite esse impacto será ainda maior no futuro.

Já existe uma relação de dependência do homem em relação a tecnologia de conexão, quantas coisas você faz por dia que demandam o uso da internet? Muitas pessoas passam o tempo todo em que estão acordadas conectadas e ao acordar a primeira coisa que fazem, instintivamente, é olhar a tela do seu smartphone para verificar mensagens nos seus apps de comunicação. Independente da opinião que você tenha a respeito da presença digital não pode ignorá-la e seria bastante imprudente deixa-la de fora dos seus negócios.

A Influência da Era Digital nas Empresas

Certamente você concorda comigo que a tecnologia mudou significativamente o estilo de vida das pessoas nesse século. Contudo, não foram somente as relações pessoais que foram transformadas, as de negócios também foram devidamente impactadas. Grandes companhias de diferentes setores viram sua hegemonia desaparecer como num passe de mágica apenas pela chegada de novos modelos de negócios baseados em otimizações tecnológicas.

Basta se lembrar de como as pessoas registravam os momentos especiais em fotos na década de 1990 e pensar em como fazem isso agora. A Kodak era uma corporação de grande poder no mercado fotográfico sendo a maior vendedora de filmes para câmeras analógicas e viu seu império ruir com a invenção da câmera digital e posteriormente com a difusão de boas câmeras em smartphones. Grandes redes de locadoras de filmes não conseguiram se manter na ativa depois do advento da Netflix e outros serviços de streaming. Como diria Charles Darwin é preciso adaptação para sobreviver.

Incorporando Novas Tecnologias Para Sua Empresa

Uma maneira simples de inserir a sua companhia na Era Digital é incorporar novas tecnologias ao seu dia a dia de trabalho. Os consumidores estão em busca de atendimento cada vez mais rápido e eficaz, afinal ninguém mais tem tempo a perder, mesmo que sejam apenas alguns minutos.

Dessa forma, oferecer canais de atendimento através das redes sociais ou chats com respostas quase instantâneas e contar com softwares de gestão de estoque que permitam informar com precisão quantos itens estão disponíveis para os consumidores representam ganhos de confiança com os clientes.

Ressalto que não são somente as tecnologias disruptivas (que alteram profundamente o mercado) que se mostram válidas para levar a sua companhia adiante. Pequenas otimizações na forma de trabalho produzem grandes impactos que são sentidos pelos consumidores. Por exemplo, quando a empresa passa a trabalhar com mais eficiência contando com um sistema de controle de matérias-primas pode oferecer preços mais competitivos.

Redução de Custos

As companhias que se adaptaram a Era Digital conquistaram ganhos significativos com destaque para a redução de custos, por exemplo. A tecnologia é aliada do ser humano para identificar os pontos em que é possível trabalhar de outra forma para ter mais eficiência. Softwares de controle de estoque, de administração financeira ou de recursos humanos são apenas alguns exemplos. O trabalho assertivo além de impactar nos ganhos financeiros da organização contribui para que sua imagem seja mais atrativa para os consumidores.

Presença Online

Uma empresa que não tem presença online não está inserida na Era Digital e consequentemente está perdendo participação no mercado e chances de crescimento. Há pouco tempo era praticamente impensável para muitas corporações ter presença na internet e hoje em dia é impraticável estar fora desse universo.

Dentre as vantagens a conectividade com a internet trouxe destaco a redução de custos com marketing e a proximidade com o consumidor. Sendo a internet um universo tão vasto é possível segmentar a comunicação chegando ao seu público-alvo gastando menos e com mais eficiência. Os ganhos que a internet oferecem são inúmeros e merecem estar na lista de prioridades das companhias.

O Futuro Já Chegou

A principal conclusão a que espero que você tenha chegado ao longo desse artigo é que o futuro já chegou. Estamos vivendo a Era Digital nesse exato momento e nos próximos anos a relevância da tecnologia de conectividade será ainda maior. A estratégia empresarial mais inteligente é inserir a sua empresa, independente do porte que ela tenha, nesse universo para participar dos seus ganhos.

Você acredita que a sua empresa está inserida na Era Digital? Deixe seus comentários!

Copyright: 92717254 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pixomar