Idoneidade – Importante Para Sua Empresa

Nos últimos anos, a idoneidade se tornou um dos principais valores observados pelos consumidores no momento de escolher uma marca de produtos ou serviços. Escândalos envolvendo empresas de renome no mercado abriram os olhos de quem consome para a relevância de uma gestão transparente, no que diz respeito à companhia em si e ao atendimento das demandas do público. Organizações que não atuam com foco total na satisfação dos seus clientes e retidão de atitudes estão perdendo espaço no mercado.

A Idoneidade Dentro das Empresas

No âmbito corporativo, idoneidade possui dois significados relevantes, o primeiro relativo à capacidade de realizar a atividade profissional a que se propõe e o segundo à moral ilibada. Dessa forma, entende-se como idônea a organização que possui capacitações técnicas e recursos para atender as demandas dos consumidores, bem como aquela que trabalha dentro das regras morais do mercado. Hoje em dia, o consumidor conta com ferramentas que permitem verificar esses dois aspectos.

Boa parte das companhias tem como prerrequisito que os candidatos a uma vaga de emprego demonstrem que têm os dois tipos de idoneidade por meio de atestado dessa característica física e moral. Contudo, muitas empresas deixam de lado a observação da idoneidade interna, isto é, mecanismos de atuação ilibados e eficientes que evitem situações que coloquem em xeque a maneira certa de trabalhar.

Fortalecendo a Ética Dentro da Empresa

A atuação idônea no mercado está intimamente relacionada ao desenvolvimento de um mecanismo de trabalho ético, em que todos os colaboradores atuam em confluência do que é o mais correto a ser realizado. Para conseguir que sua companhia se torne mais forte eticamente, é essencial cultivar essa característica como parte do clima organizacional. Empresas são feitas pelas pessoas que trabalham nela, logo é fundamental que esses indivíduos estejam inclinados a atuar com seriedade e comprometidos com as melhores atitudes.

Manter um sistema de trabalho que não permita brechas para comportamentos inadequados, assim como para pequenas, médias ou grandes corrupções, é o primeiro passo. Saiba que até mesmo indivíduos com fortes valores morais podem se ver seduzidos em algum momento por vantagens ilícitas. A forma mais efetiva de combater e prevenir ações fora da legalidade é proporcionar o máximo de benefícios para quem realiza suas tarefas de acordo com as regras da correção. Os líderes de setor, assim como o gestor da companhia, devem ser os primeiros a dar o exemplo.

Diálogo é Sempre Bem-vindo

Se a organização se preocupa com a manutenção da ética no cotidiano de trabalho, vale a pena investir em situações focadas no diálogo. A promoção de palestras, encontros pós-expediente, entre outros eventos que permitam aos colaboradores falar a respeito é essencial para que não se deixe que pequenas dúvidas se tornem grandes erros. O diálogo é a melhor ferramenta que as companhias possuem para ter uma atuação reta dos seus funcionários.

Por Que a Idoneidade é Tão Importante Para Empresas?

Trabalhar com idoneidade é essencial para manter qualquer marca no mercado a longo prazo. A seguir vou explicar os principais pontos que tornam muito importante ser uma empresa idônea.

– Qualidade não é diferencial

O primeiro ponto chave a ser observado é que companhias que demonstram que não têm aptidão para oferecer produtos ou serviços de qualidade acabam perdendo sua participação no mercado, uma vez que os consumidores se tornaram mais críticos por estarem munidos de mais informação, especialmente devido à difusão da internet. O conceito de que qualidade não é diferencial já está bastante arraigado dentre o público.

– Relacionamento com as marcas

Nos últimos anos, o marketing passou por profundas transformações e cada vez mais a construção de relacionamentos vem se tornando o foco principal das marcas. Os consumidores preferem comprar de organizações que sejam suas conhecidas e que lhes inspire confiança. Qualquer arranhão na imagem pode significar perda de participação no mercado.

Basta que um empresário dê uma declaração polêmica ou então que seja descoberto algum deslize da companhia, para que milhares de pessoas corram para suas redes sociais falar a respeito. Nesse ponto, fica claro que mais importante do que ter idoneidade é mantê-la. Empresas que trabalham com seriedade e foco na transparência tendem a ser preferidas pelos consumidores.

– Destaque num cenário caótico

Essa década abriu um novo capítulo na história política do nosso país, com a intensificação de ações investigativas no âmbito de corrupção pública envolvendo empresas privadas. Nesse contexto, manter a sua marca distante desse tipo de ação é fundamental para garantir que ela continue atuando e cultivando a confiança dos seus consumidores. Vale dizer, ainda, que se há algum tempo não havia punições palpáveis para a corrupção, hoje em dia a situação é outra.

A idoneidade de uma empresa é um dos seus principais bens e a base para a construção de uma história longa e de crescimento. Vivemos um momento bastante importante nesse sentido. Qual a sua opinião sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

 

Estratégias para seu negócio você confere acessando meu canal. inscreva-se agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

CONTATE-ME

TERMOS E CONDIÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2018 MARCUS MARQUES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ:25.048.157/0001-18 – MARCUS MARQUES INSIGHTS LTDA

AL MARACANA – 1029 CEP: 74.674-150 – QUADRA119 LOTE 21 CASA 02 SALA 01