Importância do Controle das Despesas para a empresa

Importância do Controle das Despesas para a empresa

Para conseguir fazer uma gestão inteligente e eficiente é fundamental ter um bom controle de despesas e receitas, somente a partir do conhecimento do que sai e do que entra na sua empresa é possível fazer um planejamento embasado para o futuro. Acompanhar o histórico das despesas contribui ainda para identificar pontos que podem ser melhorados enxugando alguns custos.

Controle de despesas: Entenda as finanças do seu negócio

O conhecimento das despesas e das receitas faz com que o empresário conheça a sua organização, pois sabe de onde vem o lucro e o que demanda constantes reinvestimentos. Além disso, despesas e receitas têm uma ligação íntima com os resultados que serão alcançados no médio e longo prazo. E antes que você pense que esse controle é complicado devo dizer que na verdade é muito simples.

Basicamente quando uma companhia apresenta mais receitas do que despesas está tendo lucro, já se for o contrário, tiver mais despesas do que receitas está operando com prejuízo. Ter um controle dos números que te permita identificar esse tipo de discrepância pode salvar o seu empreendimento de um fim prematuro. No entanto, mesmo diante desse cenário ainda é significativo o número de empreendedores que não têm controle sobre suas despesas.

Mas, o que são receitas e o que são despesas?

Para que seja possível realizar um controle de despesas e receitas eficiente é válido entender os dois conceitos com mais profundidade. Receitas se relacionam com a comercialização de produtos ou serviços da sua companhia. Já as despesas dizem respeito aos custos que são imprescindíveis para que a sua empresa se mantenha operando. A conclusão simples é a de que para ter receitas é preciso ter despesas, porém, elas devem ser assertivas e bem pensadas.

Importância do controle de despesas para o futuro da companhia

Uma boa administração é que ajudará a fazer com que a sua empresa se mantenha mais tempo no mercado com estabilidade. Abaixo listei alguns dos principais motivos que justificam a importância de manter um rigoroso controle de despesas. Tenho certeza que ao fim dessa leitura você estará mais disposto a se dedicar a essa tarefa que não precisa ser necessariamente maçante.

– Detecção de problemas

Como saber que existe algo errado se não se tem panorama dos números? Muitas empresas parecem saudáveis por terem produtos que evaporam das gôndolas ou serviços que são solicitados constantemente, mas na realidade estão passando por sérios problemas financeiros.

Se os lucros não são capazes de cobrir com eficiência as despesas a sua organização está construída sobre um castelo de cartas que está prestes a ruir. Com um registro frequente das despesas e das receitas o gestor tem mais chances de detectar um problema financeiro que está camuflado embaixo de um aparente sucesso.

– Identificação de oportunidades

Outra vantagem que manter um controle de despesas do seu pode trazer é identificar a oportunidade de fazer um reinvestimento ou passar a trabalhar em novas frentes. Se há um mapeamento das capacidades atuais da organização é possível começar a fazer um planejamento para uma nova linha de produtos ou até para desenvolver um plano de comunicação que permita atingir um novo nicho. Se muitos gestores não identificam problemas, muitos outros não sabem que têm uma boa margem para investir deixando escapar a chance de crescer e se consolidar numa posição de destaque.

– Planejamento para redução de despesas

Basta olhar com um pouco mais de atenção para descobrir que a sua organização pode sim reduzir uma série de despesas tornando-se mais enxuta e equilibrada financeiramente. Se não há um controle e um registro das despesas como saber que se está gastando, mas energia ou insumos num determinado processo do que é necessário? Com as informações em mãos é possível contar com um planejamento estratégico que torne a empresa mais eficaz de maneira a constituir uma vantagem diante dos concorrentes.

– Gerenciamento mais assertivo do estoque

Empresas que oferecem produtos para o mercado precisam ter uma relação amigável com o estoque, isto é, não ter nem uma quantidade exacerbada e nem menor do que a demanda dos seus clientes. Estar sempre pronto para oferecer ao público consumidor o que ele deseja sem ter prejuízos é o que faz com que as companhias permaneçam a longo prazo em seus setores de atuação.

Com um controle mais rígido das despesas e corte de custos desnecessários se torna mais simples entender qual é o ritmo de produção mais adequado. Tomar decisões gerenciais importantes para saber onde e quando investir em mais produção contribui para ter uma empresa mais competitiva galgando posições junto à concorrência. Formação de estoque é um assunto muito sério que deve ser planejado com informações.

Sua empresa tem uma política de controle de despesas? Deixe seus comentários abaixo!

 

Copyright:1253743933 – https://www.shutterstock.com/pt/g/hanna+kuprevich