Veja as melhores justificativas para contratar um funcionário para sua empresa

Veja as melhores justificativas para contratar um funcionário para sua empresa

Agregar novos colaboradores aos recursos humanos de uma empresa exige planejamento. Uma boa justificativa para contratação de funcionário é a avaliação criteriosa dos benefícios que ele poderá oferecer para o crescimento da companhia. O gestor deve ter respostas claras a respeito dos motivos que estão desencadeando em tal contratação, pois caso contrário pode estar apenas criando mais um custo para a folha de pagamento.

Elabore a Justificativa Para Contratação de Funcionário

No momento de anunciar a vaga disponível em sua organização será necessário contar com um texto explicativo que deixe claras as demandas que esse indivíduo irá suprir quando agregado aos recursos humanos. Ao elaborar esse texto o gestor já tem em mãos a resposta quanto à necessidade real de contratar mais um colaborador. Nessa justificativa o contratante deve elencar os motivos que levaram a empresa a ter a necessidade dessa aquisição para seus quadros assim como fazer uma lista de quais os retornos que espera do indivíduo contratado.

Contratar um profissional é uma tarefa bastante complexa exigindo que o gestor saiba exatamente o que está procurando para que quando venha a encontrar identifique a oportunidade que tem diante de si. Independente da estrutura que a empresa possui e do tipo de processo seletivo que realiza é crucial que trabalhe com a formulação de justificativas para as contratações, somente assim terá certeza de que está dando passo necessário.

Quais as Justificativas / Motivações Para Contratar com Assertividade?

Para quem tem dúvidas sobre como ter certeza de que realmente deve investir numa contratação para a sua empresa listei algumas dicas a respeito das motivações mais assertivas.

– Metas estabelecidas

Alcançar as metas estabelecidas para que a organização possa crescer é a principal justificativa para aumentar o quadro de colaboradores. Quando se tem objetivos ambiciosos pela frente e acredita-se que a estrutura atual não consegue atender ao ritmo necessário é perfeitamente cabível se dedicar a elaborar um processo seletivo para preencher novas vagas.

No entanto, antes de começar a anunciar as vagas disponíveis recomendo que os gestores façam uma análise das condições financeiras que possuem para adicionar pessoas aos seus quadros. Contratar para crescer sem ter como custear essa adição de pessoal pode sair muito caro no futuro.

– Substituição

Outra justificativa relevante para contratar novos funcionários é a necessidade de substituir um profissional que está deixando a sua companhia. Se as substituições acontecem com alguma frequência é importante que o gestor pense a respeito do que motiva essa rotativa, isto é, porque seus funcionários não permanecem no quadro da organização. Alta rotatividade pode demonstrar que não existe boa efetividade no setor de recursos humanos ou mesmo que sua empresa não tem atrativos para reter talentos. Saiba que os custos para a realização de processos seletivos constantes podem representar grandes prejuízos.

– Terceirizado com vínculo empregatício

Se a sua organização possui colaboradores terceirizados que podem eventualmente passar a questionar vínculo empregatício é interessante se adiantar e contratá-los de acordo com a legislação. No que diz respeito a questões trabalhistas não há como o empregador agir fora das linhas sem conhecer consequências.

Os três aspectos principais que configuram a existência de vínculo empregatício são: habitualidade (realização de atividades habituais para a empresa como dar expediente 2 ou 3 vezes por semana); subordinação (ter uma relação hierarquizada com um profissional que lhe atribui as tarefas que devem ser realizadas) e pessoalidade (quando o serviço é sempre realizado pelo menos indivíduo). Identificando esse tipo de relação com algum terceirizado regularize a situação.

Ampliação do leque de possibilidades

Mesmo companhias que têm quadros de colaboradores bem delineados podem precisar de novos profissionais para ampliar o leque de possibilidades. Nesse caso o que acontece é que as empresas contratam indivíduos com formações e conhecimentos variados para atender as novas demandas que estão sendo criadas pelo mercado ou pela competitividade acirrada em seu segmento. É essencial que as organizações se mantenham preparadas para adicionar novos talentos aos seus recursos humanos quando percebem que estão ficando para trás em relação as suas concorrentes diretas.

Contrate Dentro da Legislação

Para que as contratações de funcionários da sua companhia tragam apenas satisfação é fundamental que sejam realizadas dentro do escopo legal, isto é, prevendo todas as questões integrantes da CLT. Lembrando que existem diferentes tipos de contratação que são possíveis cabendo ao gestor fazer a análise criteriosa de qual delas é a melhor para cada caso de adição de talentos.

O departamento de recursos humanos da sua organização deve ter o hábito de arquivar todos os documentos referentes à contratação e desligamento dos funcionários para se tiver qualquer dificuldade poder responder com assertividade perante as autoridades. Os respaldos legais oferecidos por esses documentos são essenciais para qualquer companhia que deseja se consolidar no mercado.

A sua empresa elabora sempre uma justificativa para contratação de funcionário? Como faz isso? Deixe comentários abaixo!

Saiba mais sobre as melhores estratégias para crescimento de pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!