Networking para mulheres - Veja as vantagens

Networking para mulheres - Veja as vantagens

O networking para mulheres é essencial, pois a criação de uma rede consistente de contatos permite vencer barreiras do cotidiano bem como se posicionar com mais assertividade em seu segmento. Conhecer as pessoas certas contribui para fechar contratos mais vantajosos, ampliar o seu conhecimento e trocar experiências com pessoas que assim como você buscam se destacar por seu esforço e trabalho.

Networking para mulheres: lista de 7 dicas para fazer contatos

A seguir listei 7 dicas de como mulheres empreendedoras podem ampliar a sua rede de contatos, continue lendo e comece a aplicar desde já em seu dia a dia.

1 – Via de mão dupla

A formação de uma rede de contatos deve ser entendida como uma via de mão dupla, ou seja, além de receber algo da outra parte você também precisa entregar alguma coisa. Ter experiências para compartilhar, algum pequeno conhecimento para dividir ou até indicar algum produto ou serviço pertinente para a outra pessoa contribui para a geração de valor.

Contatos consistentes são aqueles com que se pode contar quando surge uma necessidade e para os quais se disponibiliza tempo e dedicação. Construir relacionamentos é a base para fazer networking de verdade e não apenas encher seu smartphone de nomes e números.

2 – Informe-se

Você está se preparando para ir a um evento do seu segmento de atuação e deseja fazer contatos pertinentes? Então dedique algum tempo a informar-se a respeito das pessoas que estarão presentes para não cometer nenhuma gafe. Não tem nada pior do que chamar um indivíduo por outro nome ou confundir a história de sua trajetória.

A internet tornou mais fácil e prático esse trabalho de saber quem são os interlocutores inclusive permitindo elaborar uma abordagem mais interessante. Invista seu tempo em se tornar alguém marcante que permanece na lembrança das pessoas com quem conversa.

3 – Supere sua timidez

Para muitas mulheres a principal barreira para criar uma rede de contatos relevante está na timidez, um impeditivo para iniciar conversas com indivíduos que podem contribuir para o crescimento de seus empreendimentos. Se este é o seu caso comece a praticar criando o ótimo hábito de dar bom dia para as pessoas a sua volta e sendo mais proativa.

Numa situação de evento é interessante se concentrar em estabelecer contato visual com o maior número de pessoas possível assim como começar a manter conversas com um bom nível de interação.

4 – Tenha constância em seus contatos

Além de fazer contatos é fundamental saber como mantê-los ativos, não adianta ter uma grande lista de nomes com potencial para realizações se não se fala com nenhum deles em seu cotidiano. Marcar um café ou um almoço de vez em quando com as pessoas da sua lista torna mais simples contatar esses indivíduos numa situação em que se precise deles.

Contudo, fique atenta para que essa relação não caminhe para um viés de interesse. Ninguém gosta de se sentir usado então lembre-se de alimentar a relação com boas experiências nesse tempo compartilhado.

5 – Tenha uma postura profissional

Ao frequentar eventos ou estabelecer contatos com pessoas da sua área lembre-se de manter uma postura profissional. Vista-se adequadamente, cuidado com a bebida e seja educada para criar uma boa impressão. A forma como você se apresenta nessas situações impacta na maneira como os outros te veem.

Dificilmente você se tornará um contato relevante para uma pessoa que não te vê com credibilidade. A imagem pessoal é o seu principal cartão de visitas, isso quer dizer apenas que você precisa se manter cuidadoso para se tornar um destaque negativo.

6 – Indique para ser indicado

Lembra que mencionei o fato de o networking ser uma via de mão dupla? Então se você conhece pessoas cujo trabalho confia não se acanhe em indicar. Quando você dá seu apoio para outros empreendedores naturalmente se torna mais conhecida em seu setor. Indicados por você que obtiverem resultados positivos podem eventualmente indicar seus produtos ou serviços numa situação pertinente. Mas, lembre-se de somente dar o seu aval de indicação para quem realmente trabalha bem. O indivíduo que aceitar a sua recomendação precisa ter uma impressão positiva.

7 – Não seja insistente

Geralmente a insistência é compreendida como persistência, algo positivo, no entanto, em certas situações pode se tornar um problema. Se o contato não demonstra interesse em manter uma relação com você é válido reconsiderar se não está extrapolando os limites. Não insista quando ficar claro que a outra parte não está apenas indecisa, saiba perceber o desinteresse.

Ao deixar em aberto essa relação sem fazer pressão é possível que em algum momento se concretize uma parceria. Paciência é primordial para ser bem-sucedida como empreendedora. O tempo pode fazer com que novas necessidades surjam e com isso novas parcerias.

Gostou dessas dicas de como fazer networking? Como anda a sua rede de contatos? 

Copyright:  112835338 – https://www.shutterstock.com/pt/g/caridolar15