Conheça as vantagens do associativismo

Conheça as vantagens do associativismo

Para pequenas e médias empresas pode ser difícil enfrentar a dura concorrência de corporações de grande porte do mesmo segmento, é nesse contexto que o associativismo se mostra uma solução pertinente. É basicamente a concretização do dito popular “a união faz a força”, a junção de vários pequenos negócios pode torná-los mais relevantes para realizar negociações e operar com mais qualidade.

Afinal, o que é associativismo?

É interessante dizer que o associativismo já era exercido antes mesmo do conceito ser definido e nomeado. Essa metodologia pode ser utilizada por companhias de qualquer setor de atuação e tem como base para sua realização que os empreendimentos envolvidos tenham em comum o uso da mesma matéria-prima, a venda dos mesmos produtos ou a prestação dos mesmos serviços.

Pequenas e médias organizações que têm uma base operacional equivalente podem se unir para criar uma central de negócios de maneira a se tornar mais fortes. Uma estrutura composta por diversas empresas de menor porte pode ter a força necessária para negociar melhores preços com os fornecedores, por exemplo. Assim se tem a chance de trabalhar com preços semelhantes aos concorrentes de maior porte.

Além disso, o associativismo ainda contribui para o aumento da força do marketing e da qualidade dos serviços prestados. Em conjunto é possível adotar medidas que reduzem os custos operacionais bem como conseguir prazos e condições melhores para pagamento de fornecedores. Em linhas gerais se trata da união dos empreendimentos que sozinhos talvez não conseguissem se manter a longo prazo num mercado dominado por gigantes apresentando potencial para expansão. O segmento de farmácias é um grande exemplo de ramo que utiliza com assertividade o associativismo.

Quais as vantagens do associativismo?

A seguir listei as principais vantagens de investir no associativismo para alavancar os pequenos negócios do seu setor de atuação aumentando a relevância da sua empresa.

– União para o crescimento

Já se foi o tempo em que a cultura do isolamento predominava no mercado, o futuro está esperando pelas companhias que conseguem se adaptar a realidade da colaboração e da união. Mais do que ter força para conseguir melhores preços junto a fornecedores, o associativismo, cria a oportunidade de trocar experiências com outros empreendedores. Ao entrar numa estrutura como essa não tem nada melhor do que prestar atenção ao que o outro tem a dizer.

– Aumento da bagagem empreendedora

Seguindo na lógica do tópico acima devo ressaltar que os empresários que optam pelo associativismo apresentam um ganho de cultura empreendedora significativo. Cada indivíduo pensa de uma forma, mesmo aqueles que tiveram ideias semelhantes para criar seus negócios. É válido dedicar parte do seu tempo de gestor a conhecer outras companhias e sistemas diferentes do seu.

– Volume de compras

A principal vantagem comercial do associativismo está na possibilidade de fazer compras conjuntas de matérias-primas. Uma companhia de pequeno porte provavelmente não conseguiria reduções significativas nos preços dos insumos devido às quantidades menores adquiridas.

Porém, quando se juntam várias empresas de pequeno e médio porte se tem uma quantidade semelhante à de uma grande corporação. Certamente os fornecedores poderão oferecer condições mais interessantes em relação a preço e a prazos como o de entrega (mais rápido) e para recebimento do pagamento.

– Capacitação dos recursos humanos

Com uma estrutura maior é possível ter um trabalho de qualificação dos recursos humanos mais bem realizado. Nem sempre empreendimentos de menor porte conseguem focar e investir na formação de profissionais mais bem preparados para enfrentar os desafios cotidianos. Até mesmo os gestores podem contar com a possibilidade de se qualificar buscando por soluções que estariam fora do seu alcance sem a união.

– Criação de uma marca forte

O uso de uma marca única pelos empreendimentos que compõem a central pode ser uma forma de tornar pequenos negócios concorrentes reais para organizações de grande porte. Os consumidores tendem a confiar mais em marcas que veem mais vezes e que transmitem a mensagem de solidez com inúmeros pontos de venda. O marketing também passa a ser mais poderoso contando com o aporte de várias fontes.

– Layout de loja bem planejado

O associativismo cria a união de pequenos empreendedores em torno de uma gestão central em que se pode ter muito a ganhar em especial no que diz respeito a um layout mais bem elaborado para o espaço interno. Pode ser que inicialmente o pequeno e médio empreendedor não tenha o conhecimento necessário para trabalhar a identidade visual do seu espaço interno tendo muito a ganhar com diretrizes a seguir.

– Capacidade competitiva

A estrutura resultante da união de vários pequenos empreendimentos de um setor é mais competitiva porque contribui para reduzir os preços de insumos assim como ter um mix de produtos que têm mais chances de impactar e fidelizar os consumidores. Companhias que sozinhas não teriam grandes possibilidades de prosperidade se fortalecem na união.

O que você acha do conceito de associativismo? Deixe seus comentários abaixo.

 

Copyright:658280581 – https://www.shutterstock.com/pt/g/kruraphoto