BYOD - Saiba as principais vantagens

BYOD - Saiba as principais vantagens

Nos últimos tempos muito se tem falado a respeito de BYOD (Bring Your Own Device) que pode ser traduzido como traga seu dispositivo próprio. Trata-se de uma solução que pode ajudar a fazer com que a sua companhia tenha resultados melhores no mercado com um investimento menos significativo. Entender esse conceito é primordial para ter um posicionamento melhor no mercado.

O que é BYOD?

Como mencionei acima BYOD é uma sigla que significa Bring Your Own Device que nada mais é do que permitir e até incentivar os colaboradores a levarem seus próprios dispositivos ao escritório. Essa ideia teve sua origem na Intel quando o iPhone 3GS da Apple foi lançado e a companhia percebeu que seus colaboradores poderiam levar o trabalho em seu smartphone.

Para que essa prática possa se tornar mais recorrente é fundamental que sejam desenvolvidos aparelhos com maior nível de segurança para a proteção de dados. Outras empresas de grande porte também adotaram esse método de trabalho como a IBM, Apple e HP. Os resultados obtidos depois da adoção dessa estratégia foram bastante positivos em diferentes setores das companhias.

5 Razões para que a sua empresa adote o BYOD

Vivemos uma época em que praticamente todo mundo tem um smartphone que é utilizado para gerenciar a sua vida pessoal. Se não há nenhuma regra restritiva quanto ao acesso de celulares é natural que os dispositivos móveis dos funcionários entrem no ambiente corporativo. Contudo, em muitos casos os smartphones mais atrapalham do que ajudam, pois distraem os colaboradores de suas tarefas.

A aplicação do BYOD pode se tornar um grande aliado para a tornar mais efetivo o uso desses dispositivos dentro das organizações. É uma maneira de transformar um problema numa solução. Abaixo listei 5 razões para estimular o uso de dispositivos móveis nas companhias.

1 – Resultados positivos de impacto

As companhias que adotam o sistema de BYOD passam a contar com mais diversidade de ferramentas e de dedicação de seus colaboradores. Como o funcionário passa a levar o seu dispositivo móvel para o trabalho passa a contar com mais de um dispositivo para realizar as suas atividades, algo que dificilmente seria possível se não houvesse tal estratégia em curso.

Além disso, a companhia passa a ter implantada em seu cotidiano a cultura de multiplataforma haja vista que são utilizados diferentes dispositivos e sistemas operacionais. Os projetos passarão a ser mais inclusivos no que diz respeito a digitalização e se tornarão mais acessíveis para o público de uma forma geral.

2 – Tendência global

O uso de dispositivos próprios no ambiente corporativo já é uma realidade em cerca de 95% das empresas norte-americanas de acordo com pesquisa realizada pela Cisco Horizons IBSG. Em 84% dos casos de organizações adeptas do BYOD há a oferta de algum tipo de suporte técnico para consertos eventuais desses dispositivos móveis.

Já em 36% das companhias se tem suporte completo para os dispositivos que os colaboradores levam para o escritório. No Brasil a realidade é bem diferente sendo que apenas 40% das organizações permitem o uso de dispositivos móveis em seu ambiente interno. O número tem crescido consideravelmente e a tendência é aumentar ainda mais. Aproveito para ressaltar que não é somente nos setores da corporação ligados a tecnologia que o uso dos dispositivos móveis pode ser interessante, aliás, quanto mais o BYOD for utilizado mais a empresa terá oportunidades para crescer.

3 – Redução de investimentos em TI

A partir do momento em que é adotada a política de BYOD é possível para a companhia reduzir os seus investimentos em equipamentos de TI como computadores, tablets entre outros. O recurso economizado pode ser aplicado com eficácia na melhoria da segurança da rede e da proteção dos dados. É crucial que sejam adotados novos formatos de criptografia e possibilidades de limpeza remota. Existe uma série de soluções que podem ser adotadas para fortalecer ambientes na nuvem.

4 – Possibilidade de gerenciamento em tempo real

Ao estabelecer a política de BYOD a sua corporação oferece para os seus colaboradores a possibilidade de ter acesso a dados de projetos que estão em andamento em tempo real e em qualquer local. Se surgir uma eventualidade é possível corrigir sem estar presente no ambiente físico.

5 – Melhora do clima organizacional

Num momento em que as pessoas têm tanta estima por seus dispositivos móveis é uma fórmula assertiva permitir que eles tenham acesso a eles durante seu cotidiano de trabalho. O funcionário trabalha com mais tranquilidade e se torna menos estressado, até porque fica a par de questões familiares em paralelo a sua produção.

Se os funcionários estão mais contentes com as suas atividades certamente terão um comportamento mais gentil uns com os outros. No final das contas o que se percebe é uma melhora global do clima dentro da corporação. É uma medida que pode contribuir para o aumento da produtividade com base na satisfação dos funcionários.

Gostou de saber mais sobre a política BYOD? Deixe seus comentários abaixo! 

Copyright: 1472876348 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ImLucky