Comunicação Integrada - Alinhando a mensagem e os objetivos

Comunicação Integrada - Alinhando a mensagem e os objetivos

A comunicação integrada se tornou uma necessidade dentro do contexto atual em que há uma grande variedade de canais de mídia pelos quais são difundidas mensagens das empresas. O objetivo central é unificar o tom e a voz das mensagens transmitidas em diferentes canais, o público-alvo da sua organização deve reconhecer os atributos da sua marca em qualquer plataforma. Não dá para ter um discurso diferente em cada mídia.

O que é a comunicação integrada?

Os departamentos de marketing das companhias estão cada vez mais focados no mundo digital para promover as marcas junto a públicos segmentados com mais assertividade devido aos filtros que os buscadores e redes sociais oferecem. Com tantas opções de canais de comunicação disponíveis é natural que se tenha dúvidas sobre quais escolher e como utilizar as características de cada um deles.

O papel da comunicação integrada é fazer com que todas as formas de comunicação do empreendimento tenham um tom único e comuniquem a mesma mensagem. A fanpage da sua empresa não pode ter um estilo e conteúdo totalmente distinto do seu site. Quando o público conhece a companhia por um canal específico deve encontrar semelhanças nos demais, isso o deixa mais seguro a respeito das ideias que formou a respeito da marca.

4 níveis da comunicação integrada

Basicamente integrar a comunicação significa fazer com que as partes individuais quando somadas façam sentido. Para que o processo aconteça com assertividade é importante atentar para o alinhamento dos 4 níveis de comunicação. A seguir vou explicar quais são esses níveis e como eles devem conversar entre si.

1 – Comunicação horizontal

Consiste em manter diálogo aberto com os demais departamentos que permitem que a companhia se mantenha operante como o de finanças, produção, recursos humanos etc. Se um departamento não reconhece e não adota o mesmo escopo de valores e objetivos fica difícil que o resultado que chega ao cliente final pareça algo unificado. Na prática significa desenvolver comunicação que faça com os demais envolvidos sigam a mesma linha de raciocínio e ação.

2 – Comunicação vertical

O planejamento de comunicação deve levar em consideração os valores e a missão da organização, assim se terá um trabalho consistente de marca.

3 – Comunicação interna

A equipe interna da empresa deve estar devidamente informada a respeito do objetivo principal que está sendo buscado com os lançamentos e com a comunicação atual. Para manter uma mensagem unificada é crucial que todos os envolvidos saibam o que está sendo propagado.

4 – Comunicação externa

Muitas companhias em algum momento contratam agências de publicidade ou de marketing para desenvolver algum tipo de comunicação. Para que o resultado esteja alinhado com a imagem construída para a sua marca é de grande importância apresentar a direção em que se deve seguir, isto é, que mensagem está sendo trabalhada dentro da companhia. Manter a personalidade da sua marca é imprescindível.

Como a comunicação integrada pode ajudar seu negócio?

Agora que você já sabe o que é comunicação integrada e quais são os 4 níveis essenciais em que se deve ter atenção chegou o momento de conhecer os benefícios que essa metodologia de divulgação pode trazer para seu negócio.

– Fortalecimento da marca

Marcas que mantêm um discurso único através de diferentes canais de comunicação costumam transmitir mais confiança para seu público-alvo. Sendo assim você está fortalecendo a sua empresa ao adotar a comunicação integrada.

– Economia

Outro ponto que deve ser mencionado é que a integração de discursos e de peças de comunicação contribui para ter menos custos com a área de marketing. Ao desenvolver uma campanha já se pensa na forma como ela será adaptada para diferentes canais e impactará parcelas diferentes de público.

– Mesmo discurso online e off-line

O crescimento da internet como um canal de mídia relevante para as marcas se deu nos últimos anos e por isso é compreensível que ainda haja quem não entenda completamente seus mecanismos. O que se viu bastante em termos de comunicação é uma discrepância entre o que está sendo dito online e off-line. A integração da comunicação é essencial para que o público receba a mesma mensagem em diferentes situações.

– Maior produtividade

Como a comunicação integrada prevê a divulgação das metas e objetivos com clareza para seu público interno se tem como um dos maiores reflexos o aumento da produtividade. Os colaboradores costumam trabalhar melhor quando se sentem motivados pela sua inclusão no escopo de decisões e caminhos a serem percorridos pela companhia. A motivação gerada pelo engajamento de ser incluído na comunicação da empresa é realmente um dos principais motores para o aumento da produtividade.

A comunicação integrada é uma forma de pensar e usar a comunicação de maneira mais assertiva para a consolidação da sua marca. Pense a respeito e se gostou deste conteúdo compartilhe em suas redes sociais!

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