Conheça o modelo de gestão democrática

Conheça o modelo de gestão democrática

O conceito de gestão democrática foi desenvolvido observando as necessidades do ensino em relação à participação de diferentes grupos, contudo, pode ser aplicado a realidade corporativa com sucesso. A possibilidade de eliminar algumas regras burocráticas de hierarquia e conceder a todos os indivíduos participação nas decisões e direcionamento dos rumos da companhia é algo que realmente faz a diferença. Mas, é essencial que se compreenda a fundo esse conceito.

Saiba mais gestão para pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!

O Que é Gestão Democrática?

No âmbito escolar, gestão democrática se caracteriza como um método de gerenciamento em que todos os grupos têm o poder de opinar em diferentes aspectos desde o planejamento até a implementação e avaliação dos resultados. A Constituição Brasileira prevê o recurso da democracia na gestão de instituições de ensino como uma forma de tornar esse ambiente mais salutar para todos.

Vínculos

O traço mais marcante desse tipo de gestão está na criação de vínculos entre a administração das escolas e as comunidades em que as mesmas estão inseridas. Nesse aspecto se torna um caminho de gerenciamento bastante atraente para diversas companhias, pois estamos cada vez mais vivendo uma fase em que os colaboradores precisam de um ambiente profissional mais humanizado.

Quando todos têm voz ativa para determinar os rumos que a empresa irá tomar se cria uma sensação de unidade. Um funcionário que está sendo regido por uma gestão democrática facilmente se torna partidário da companhia para qual trabalha. As pessoas não querem mais sentir que são apenas números e que estão apenas apertando parafusos na linha de montagem.

Princípios Gerais da Gestão Democrática

A seguir vou explicar as bases para o desenvolvimento de uma administração voltada para a democracia.

Poder de Decisão Descentralizado

Certamente esse é o princípio que mais impressiona quem está tendo o primeiro contato com o conceito. Uma gestão democrática prevê o fim do poder hierárquico na tomada de decisões uma vez que todos os indivíduos têm poder igual para votar e proferir as suas opiniões. Todas as medidas a serem seguidas pela organização devem ser tomadas em conjunto e colocadas em prática por todos.

Participação de Todos os Envolvidos

No momento de tomar decisões que irão impactar significativamente a escola é necessário que todos os envolvidos deem sua opinião. Um método de gestão que prevê a participação de todos efetivamente.

Administração Transparente

Todos os processos que são realizados pela companhia devem ser de pleno conhecimento de todos os envolvidos, isso significa uma administração transparente. Nenhum setor ou funcionário – independente do seu cargo – pode manter segredo sobre a respeito do que está sendo colocado em prática.

Exemplos de Empresas Que Adotaram uma Gestão Democrática

Abaixo selecionei alguns exemplos de organizações que adotaram o sistema de gestão democrática com o objetivo de alavancar o seu crescimento.

Empresa: Barrett Values Centre

Segmento de atuação: Consultoria

O principal diferencial dessa organização é ter um sistema democrático de qualificação em que cada colaborador escolhe quais cursos deseja fazer desde Pilates até Illustrator. Independente dos interesses, profissionais ou pessoais, de cada um há alternativas na ampla gama de cursos oferecidos.

Empresa: HCL

Segmento de atuação: Tecnologia da informação

Essa organização se tornou um exemplo para muitas outras no mundo por contar com um sistema em que qualquer colaborador pode apontar um problema e somente aquele que adicionou a reclamação pode removê-la quando tiver convicção de que a mesma foi resolvida. Para se ter uma ideia já foram inclusos no sistema questões que vão desde o mau cheiro de um gestor até cadeiras que estavam quebradas.

Empresa: Achievers

Segmento de atuação: Desenvolvimento de softwares

Essa companhia se tornou um exemplo de gestão democrática por contar com um sistema transparente e participativo de delegação de tarefas. Todo ano as tarefas que serão realizadas por cada um dos funcionários são definidas numa reunião conjunta em que são ouvidas as opiniões dos próprios colaboradores, clientes e gestores. O nome de cada indivíduo é colocado ao lado de sua função para que todos possam visualizar.

Empresa: Menlo

Segmento de atuação: Desenvolvimento de softwares

Nessa empresa os funcionários podem solicitar avaliação de seus colegas assim como são realizadas reuniões coletivas para tomar decisões relevantes como decidir por promoções ou aumentos salariais.

Empresa: Frank

Segmento de atuação: Agência de mídia

O destaque administrativo dessa companhia está no incentivo a franqueza e clareza que são estimulados entre os funcionários e deles em relação a outros públicos como os colegas e clientes. O diálogo é o principal motor de um negócio responsável.

Empresa: Chroma Technology

Segmento de atuação: Biotecnologia

A organização obtém o engajamento de todos os seus colaboradores através de um sistema administrativo descentralizado em que cada indivíduo recebe no final de cada ano o mesmo número de ações, todos são sócios da Chroma. Os lucros também são igualmente divididos tornando todos os indivíduos mais focados em realizar suas tarefas com afinco.

O que você achou do conceito de gestão democrática? Deixe seus comentários!

Gestão Democrática e assuntos relacionados você se atualiza se inscrevendo no meu canal. Inscreva-se agora!