O que é uma sociedade anônima

O que é uma sociedade anônima

Se você deseja ter a sua própria empresa é interessante saber o que é uma sociedade anônima assim como outros modelos corporativos. Nessa modalidade estão algumas das maiores organizações do mercado podendo ser um modelo interessante para tornar o seu sonho uma realidade. A principal característica da sociedade anônima é que seu capital financeiro está dividido na forma de ações.

O que é uma sociedade anônima?

Como mencionei acima, as corporações que se caracterizam como sociedades anônimas têm seu capital financeiro distribuído como ações, isto é, pequenas partes que juntas formam o todo de 100%. Os acionistas são os donos desses pequenos pedaços, nessa forma de constituição jurídica é obrigatório ter dois ou mais acionistas. A regulamentação das sociedades anônimas se dá por meio da Lei nº 6.404 que foi editada em 15 de dezembro de 1976.

No que tange a responsabilidade dos sócios a limitação está no preço pelo qual as ações foram compradas ou subscritas. Normalmente as sociedades anônimas contam com uma assembleia geral, uma diretoria e um conselho fiscal. Empresas que estão dentro dessa forma jurídica podem ser chamadas de sociedade anônima através de siglas como S/A, S.A ou SA ou ainda como companhia com a abreviatura ‘Cia’.

Categorias de sociedade anônima

Agora que já ficou claro o que é uma sociedade anônima vou explicar as duas categorias existentes que incluem a sociedade anônima de capital fechado e a sociedade anônima de capital aberto.

O que é uma sociedade anônima de capital fechado?

Esse tipo de sociedade anônima restringe a venda de ações da companhia somente entre os sócios. Sendo assim as ações não são comercializadas na bolsa de valores, por exemplo.

O que é uma sociedade anônima de capital aberto?

Nesse caso as organizações disponibilizam as suas ações para comercialização na bolsa de valores e também em mercados de balcão. A diferença é que qualquer indivíduo que deseje adquirir essas ações poderá fazê-lo através desses meios. Quando ouvimos dizer que uma empresa abriu seu capital significa que ela está disponibilizando ações para angariar recursos junto ao público externo.

Qual a diferença entre sociedade anônima e sociedade limitada?

Uma companhia que funciona dentro do modelo de sociedade anônima tem seu capital dividido na forma de ações que pertencem aos acionistas que fazem a gestão da organização. Essas ações podem ou não ser disponibilizadas no mercado para serem comercializadas.

Já no caso da sociedade limitada (LTDA) as empresas estão divididas em quotas que pode ser chamada de Cotas de Responsabilidade Limitada. Cada sócio tem a responsabilidade de investir um capital em particular e tendo responsabilidades na mesma proporção dos seus investimentos.

Quais as vantagens da sociedade anônima?

Continue sua leitura descobrindo mais sobre as vantagens da sociedade anônima e como pode contribuir para o seu crescimento corporativo.

– Responsabilidade dos acionistas

Para quem deseja investir numa empresa, mas tem receio em relação a eventuais responsabilidades em casos de falência ou outros reveses é interessante considerar companhias com modelo de sociedade anônima. Nesse caso a responsabilidade dos sócios/acionistas está limitada ao valor de aquisição ou subscrição das ações. Dessa forma não responde para terceiros.

– Adendo

Vale o adendo de que no modelo de sociedade limitada os sócios têm responsabilidade limitada a suas quotas. Nesse caso os sócios também não precisam dispor de seus bens pessoais para regularizar dívidas das suas organizações, porém, respondem pelas suas quotas.

No entanto, todos os sócios devem responder solidariamente pela integralização do capital social da companhia. Sendo assim no caso das sociedades limitadas há algum risco, embora seja pequeno, de que os sócios precisem dispor de seus bens pessoais para quitar dívidas da organização.

– Liberdade de cessão de ações

O modelo ainda se mostra vantajoso pela possibilidade de livre cessão das ações por parte dos acionistas sem que isso acarrete em alterações na estrutura da sociedade da organização com a entrada ou com a remoção de qualquer acionista.

As duas vantagens citadas acima se referem aos dois modelos de sociedade anônima, a aberta e a fechada.

Investimento em empresas do modelo sociedade anônima

Quem deseja fazer um investimento pode contar com a possibilidade de adquirir ações de organizações que estejam no mercado como sociedade anônima de capital aberto. Para isso basta adquirir as ações disponível em meios de comercialização como bolsas de valores, por exemplo. Contudo, antes de fazer esse investimento é essencial se informar a respeito da companhia e a sua situação atual.

Fica a dica ainda de que até as organizações mais valorizadas no mercado podem eventualmente passar por crises e assim apresentar súbita desvalorização de suas ações. Um escândalo como o da corrupção na Petrobras pode ter impactos bastante significativos para os acionistas. O valor das ações dessa que era uma das empresas mais sólidas do mercado brasileiro caiu bruscamente diante das primeiras notícias a respeito do caso.

Gostou de saber o que é uma sociedade anônima? Compartilhe em suas redes sociais!

Crédito das Imagens: Por galaira – ID do vetor stock livre de direitos: 687885283