Melhore os resultados da sua empresa, oferecendo produtos de qualidade

Melhore os resultados da sua empresa, oferecendo produtos de qualidade

Os empreendedores que colocam na ponta do lápis os custos para captar novos clientes e os custos de fidelização do público já consumidor sabem que o segundo é muito mais vantajoso. Oferecendo produtos de qualidade se torna muito simples e econômico reter a base de consumidores, afinal todo mundo gosta de comprar de marcas em que confia e sabe que há trabalho para a melhoria contínua.

Produtos de Qualidade – Não é Diferencial, é Obrigação

Embora pareça óbvio que é essencial oferecer produtos de qualidade para se manter no mercado ainda existe um número significativo de empresários que acham que qualidade é um diferencial. O que se deve oferecer obrigatoriamente para seu público jamais pode ser entendido como algo que o torna especial. As pessoas ao pagarem por um produto ou serviço esperam que o mesmo atenda as suas demandas. Nada será bom de verdade se não cumprir com a sua função.

Quando te perguntarem quais são os pontos diferenciais da sua companhia jamais cite a qualidade dos seus produtos. O empreendedor pode dizer que é o seu preço mais competitivo ou então a forma como entrega, mas nunca pode colocar como algo especial aquilo que se deve ter obrigatoriamente. Os consumidores estão mais atentos a essa questão, o poder de ampliar o som de suas vozes através da internet fez com que as pessoas passassem a buscar dar corpo as suas reclamações.

Como Melhorar a Qualidade dos Produtos da Sua Empresa

Listei, a seguir, dicas de como melhorar a qualidade dos produtos que são oferecidos pela sua organização conseguindo dessa forma um posicionamento mais consolidado no mercado.

– Determine seu posicionamento no mercado

Antes de iniciar as atividades da sua empresa é importante fazer um estudo de mercado conhecendo quem são os concorrentes mais focados em preços competitivos e quais são os clientes focados em maior qualidade. O empresário deve decidir em qual área deseja apostar ou se tentará fazer um mix dos dois. Deixo claro que trabalhar com preços menores não significa de nenhuma forma oferecer produtos sem qualidade.

O que acontece é que algumas companhias direcionam seus produtos para públicos com mais dinheiro para investir enquanto outras apostam na venda de volumes mais significativos para pessoas com poder aquisitivo menor. O que muda é a forma de se posicionar no mercado e conversar com seu público, mas sempre se deve prezar pela qualidade.

– Tenha os melhores fornecedores e saiba negociar

A matéria-prima que será utilizada para a confecção dos seus produtos deve ser de primeira linha para obter os resultados mais positivos possíveis. Faça uma pesquisa dos possíveis fornecedores de maneira a encontrar opções que tenham valores mais competitivos para a administração do seu negócio e que contribuam para elevar a qualidade dos seus produtos. Nesse ponto destaca-se a capacidade de negociar para chegar a valores melhores que se reflitam em preços dentro da margem do que seu consumidor está disposto a pagar.

– Invista em mão-de-obra qualificada

O empresário que ‘economiza’ contratando funcionários menos preparados acaba tendo um prejuízo imensurável a longo prazo, pois essa atitude necessariamente irá se refletir na qualidade dos produtos. Nos momentos em que estiver realizando processos seletivos para novos cargos em sua companhia é interessante que o empreendedor foque em encontrar os profissionais que aliem maior qualificação e perfil pessoal dentro do escopo da cultura organizacional que se tem.

Para oferecer produtos de qualidade e que sejam inovadores superando a concorrência não se pode pensar em economizar em salários. O capital humano é o bem mais precioso que uma organização possui e deve ser constituído de pedras preciosas, mesmo que algumas ainda estejam em processo de lapidação.

– Saiba trabalhar o marketing

Para ter bons produtos é necessário contar com mão-de-obra qualificada, contudo, não adianta apenas produzir com qualidade, é fundamental saber como ‘vender’ o que se tem para o público-alvo. Mesmo que seu produto tenha grande qualidade não terá sucesso se as pessoas que podem ter interesse por ele não sabem de sua existência. O trabalho correto do marketing da sua companhia é o que a levará adiante, conte com bons profissionais e com estratégias inteligentes nesse sentido para valorizar ainda mais o trabalho por trás da produção.

Respeite Seus Públicos

As dicas que listei acima dizem respeito a como trabalhar na busca por oferecer produtos com o máximo de qualidade e se analisar com atenção você perceberá que tudo gira em torno de ter respeito para com as pessoas que ajudam a fazer da sua companhia o que ela é. Ao valorizar o trabalho dos colaboradores contratando indivíduos mais preparados a sua organização está respeitando esses profissionais.

Quando trabalha com foco na obtenção de condições melhores no custo de insumos que se refletirão em preços mais competitivos a sua empresa está adotando uma postura de maior respeito pelos seus consumidores. Estar no mercado com respeito a todos que fazem parte dessa caminhada é essencial.

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