Saiba como estimular o Ownership nas empresas e funcionários

Saiba como estimular o Ownership nas empresas e funcionários

O termo em inglês Ownership se refere ao que conhecemos em português como o sentimento de dono que os colaboradores desenvolvem em relação às empresas em que trabalham. A ideia é que os funcionários se sintam responsáveis e se empenhem na busca por melhores resultados, quando há o sentimento de posse – no melhor sentido da palavra – se tem uma dedicação mais verdadeira.

Saiba mais sobre Ownership e assuntos relacionados. Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!

Entendendo o Que é Ownership

A história de boa parte das organizações se inicia com a união de sócios ou a busca de um indivíduo sozinho que começa a erguer o seu império pessoal. Os fundadores de um negócio, obviamente, têm um sentimento apaixonado pela sua ideia e se entregam de corpo e alma para a sua realização. Conforme a empresa vai se tornando próspera, é natural que comecem a ser feitas contratações de colaboradores.

O caminho seguido a partir desse ponto da história é que muda a trajetória da companhia no mercado. Muitos empreendedores não se dão conta da importância de contratar pessoas que entendam o trabalho como um lugar de realização pessoal, além de uma solução para o pagamento de suas contas no fim do mês. Não se deve encarar como aceitável a presença de funcionários apáticos que não têm Ownership, isto é, que não se sentem nem um pouco felizes com suas funções.

O sentimento de dono pode se manifestar de diferentes formas e graus, sendo a “posse” de seus equipamentos ou ferramentas na companhia, a defesa ardorosa de um projeto, maior dedicação a uma negociação para conseguir mais vantagens para a organização, entre outros.

Responsabilidade X Ownership

Atualmente, não se vê tantos casos de colaboradores que detestam seu ambiente de trabalho ou chefe, contudo, não se pode dizer que em contrapartida há um número expressivo de pessoas que desenvolvem o sentimento de dono em relação as suas empregadoras.

O meio-termo pode ser definido como Responsabilidade, basicamente são funcionários que se sentem pressionados pelas cobranças e medo de punições como a demissão, por exemplo. Esses funcionários se dedicam às suas tarefas com o objetivo de se manter bem com os líderes, mas não exatamente por buscar resultados positivos.

Nesse contexto, pode ocorrer desses indivíduos camuflarem dados ruins ou não se arriscar em projetos que poderiam se tornar lucrativos para a organização. O Ownership funciona como um propulsor que faz com que os colaboradores tenham um desejo íntimo e verdadeiro de que a companhia prospere, pois se sentem donos também desse sucesso. O desenvolvimento desse sentimento é natural não podendo ser imposto.

Importância do Ownership Para as Empresas

O Ownership é a chave para o sucesso das companhias de todos os portes, pois faz com que os colaboradores tenham mais ânimo para a realização de suas metas, bem como estejam mais dedicados a melhorar o ambiente de trabalho e, até mesmo, métricas que não são do seu setor. As pessoas cuidam melhor daquilo que é de sua propriedade, sendo assim funcionários que têm sentimento de posse para com a empresa se mostram mais zelosos.

Ter um indivíduo com o sentimento de dono no quadro de funcionário já faz uma grande diferença, pois tenha certeza que ele acabará contagiando os demais. Porém, é essencial que as corporações estejam atentas para a identificação e valorização desses trabalhadores. Algumas pessoas têm essa chama naturalmente, mas podem acabar se sentindo tolhidas se o ambiente organizacional ttiver um conjunto de regras muito rígido.

Como Estimular o Ownership nos Funcionários

O sentimento de dono deve ser estimulado desde os primeiros passos da organização no mercado, mesmo que sejam apenas dois funcionários. Quanto mais os colaboradores se sentem integrados ao ambiente, mais os esforços do empreendedor serão multiplicados. Esses indivíduos se sentirão verdadeiramente motivados a realizar as suas tarefas com excelência e sem medo de admitir que têm dificuldades, buscando auxílio quando preciso.

Companhias que estimulam esse sentimento de posse em seus funcionários desde as primeiras contratações, criam um ambiente com uma cultura empresarial forte e dedicada ao sucesso. Se a sua organização já está no mercado, mas ainda não conseguir estabelecer esse sentimento de dono em seus colaboradores, pode ser o momento de mudar a abordagem. Uma das mudanças mais significativas e bem-sucedidas pode ser deixar no passado estruturas congeladas e baseadas em hierarquias que não fazem sentido na lógica do dia a dia de trabalho.

Contrate Funcionários Com Ownership

Mais fácil do que estimular o sentimento de dono nos seus colaboradores é contratar pessoas que já têm esse traço de personalidade. Saiba que não é, necessariamente, complicado identificá-las numa seleção de processo de contratação. O recrutador pode tentar observar a curiosidade da pessoa que está sentada à sua frente quanto aos processos da companhia e como tudo funciona. A curiosidade é um dos motores do sentimento de posse por suas funções porque demonstra interesse, a chave para trabalhadores que entendem os ganhos da organização como seu próprio sucesso.

O que você achou do conceito de Ownership? Deixe seus comentários!

Ownership e estratégias para empresas. Acesse e se atualize no meu canal. Inscreva-se agora!