Ponto de Localização é característica crucial para sua empresa

Ponto de Localização é característica crucial para sua empresa

O ponto de localização de uma empresa tem grande impacto no seu sucesso ou em seu fracasso. A escolha do local em que a companhia irá atuar deve considerar alguns fatores relevantes, como o perfil do público que se deseja atrair e se o local em questão tem vocação para receber o seu segmento de atividade empresarial. Lembre-se que serão feitos diversos investimentos nesse ponto de maneira que deve ser assertivo.

Considerações Sobre o Ponto de Localização da Sua Empresa

Antes de iniciar as atividades comerciais do seu negócio é essencial ter certeza de ter escolhido o melhor ponto comercial possível. Os empreendedores devem ter em mente questões como os eventuais pontos negativos do local em que pretendem instalar a sua companhia assim como pensar no quanto será necessário investir na divulgação caso não esteja no caminho dos potenciais interessados em seus produtos ou serviços.

O pensamento deve estar focado no impacto que essa escolha terá sobre o faturamento do seu empreendimento. Alguns fatores devem ser considerados isolados ou em conjunto para que se tenha a dimensão do quanto podem interferir nos bons resultados das vendas. Essa é uma decisão que demanda um pensamento meditativo profundo para que se chegue ao resultado mais interessante e viável economicamente.

Como Determinar Se um Ponto de Localização é Bom

Para quem está passando por essa etapa de escolha de ponto comercial vou dar algumas dicas que tornarão mais fácil compreender se está ou não no caminho certo.

– Perfil do público-alvo

Comece tendo bem definido o perfil do público-alvo que a sua companhia pretende atingir com seus produtos ou serviços. Essa definição é crucial para escolher uma localização que esteja dentro da rotina desses indivíduos especialmente quando se trata de uma empresa do setor varejista. Ninguém compra numa loja pela qual nunca passa.

– Verifique o acesso

Se a sua empresa não trabalhará com a venda direta no formato de loja pode até estar situada em áreas um pouco menos movimentadas, mas nesse caso é importante também considerar a facilidade de acesso, pois será necessário contratar funcionários, receber clientes eventualmente e claro ter fornecedores. Estar bem localizado é essencial para ter acesso a tudo que é necessário para se fortalecer no mercado.

– Atenção à concorrência

Ao encontrar um ponto de localização que esteja dentro do que a sua organização precisa para prosperar é válido conferir se há concorrentes no entorno, essa é uma informação valiosa para considerar se vale a pena se instalar nesse local. Isso é válido especialmente para lojas varejistas, pequenos negócios prestadores de serviços como salões de beleza, lavanderias entre outros. Se os concorrentes estão há muito tempo instalados no local há grandes chances de terem uma clientela fiel que dificilmente será atraída para um ponto novo.

– Faça uma análise das condições contratuais

Tendo encontrado opções de locais interessantes para instalar a sua companhia considere pontos como as condições contratuais, isto é, o valor do aluguel e os prazos para pagamento dos mesmos. Com esses dados será possível avaliar se a sua companhia tem ou não condições para ficar com o espaço que está considerando.

– Considere os cálculos de retorno dos investimentos

Abrir um negócio próprio demanda um grande investimento e muitos empreendedores acabam comprometendo mais do que podem do seu orçamento. O aluguel do ponto comercial será um peso extra nesse começo então faça um cálculo que verifique a partir de quando o empreendimento provavelmente passará a dar lucro para saber quanto de aluguéis antecipados é necessário ter guardado. Não dá para descobrir que o aluguel é incompatível com o potencial lucrativo da companhia com a operação em andamento.

– Adequação do espaço

O ponto de localização escolhido para o seu empreendimento deve ainda atentar para a adequação a instalação do projeto. Empresas que irão ter linhas de montagem, por exemplo, devem estar instaladas em espaços adequados para o maquinário e para os colaboradores. Ter um rascunho de projeto arquitetônico para a estrutura da companhia é importante para fazer a sobreposição ao espaço do possível ponto comercial.

– Questões práticas

Na hora de escolher o ponto de localização para a sua empresa considere ainda algumas questões práticas que tornarão mais confortáveis as horas de trabalho como estar no lado que faz sombra, encontrar um local que mesmo tendo movimento não oferece níveis elevados de poluição sonora, se for se instalar dentro de um centro comercial procure estar próximo das portas ou escadas e assim por diante.

Ponto de Localização – O Ponto Que Determina o Sucesso do Empreendimento

Independente do fato de seu negócio ser uma loja ou uma organização formal é importante ter uma localização que contribua para o seu sucesso. Utilizando os pontos que citei acima será mais fácil encontrar o ponto comercial ideal, contudo, também é interessante usar a sua intuição a respeito de um lugar que considera promissor.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Saiba mais sobre estratégias para pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!