Descubra os pontos positivos e negativos de ser um funcionário multitarefa

Descubra os pontos positivos e negativos de ser um funcionário multitarefa

Muitos profissionais se orgulham do seu status de multitarefa, conseguindo realizar mais de uma tarefa por vez e com assertividade. Certamente os gestores se sentem realizados com indivíduos assim em suas equipes, no entanto, como tudo na vida, não há somente pontos positivos em ser multitarefa. Reconhecer quais são as vantagens e desvantagens desse método de trabalho focado na produtividade é importante para saber se o seu perfil está ou não alinhado com esse caminho.

O Que Significa Ser Multitarefa?


Recebe essa alcunha os profissionais que conseguem realizar mais de uma tarefa simultaneamente, sem prejuízo de qualidade em nenhuma delas. Seria mais ou menos como equilibrar diferentes pratos e mantê-los girando sem que nenhum deles caia. Mais do que fazer várias coisas por vez, ser multitarefa significa realizar todas elas bem,
ganhando tempo e se tornando mais produtivo.

Como você deve ter percebido, não é exatamente fácil ser uma pessoa multitarefa, para alguns indivíduos é absolutamente impossível atingir esse equilíbrio que permite fazer tanto em tão pouco tempo. Se você já tentou trabalhar com essa metodologia e não obteve os resultados esperados, pode ser melhor deixar essa abordagem de lado. Para aqueles que conseguem trabalhar dentro dessa dinâmica recomendo avaliar o quanto isso está sendo saudável profissionalmente.

Pontos Positivos de Ser Multitarefa


Abaixo listei os pontos positivos de atuar de forma multitarefa.

1 – Desenvolvimento de capacidade de gestão do tempo


Indivíduos que adotam uma postura multitarefa no campo profissional passam a ter um entendimento mais assertivo do tempo que necessitam para cada atividade, o que lhes permite organizar a realização de mais de uma coisa por vez.

2 – Proatividade


A capacidade de ser multitarefa geralmente está acompanhada de atitudes proativas, de se oferecer para ajudar as pessoas a sua volta e desenvolver soluções criativas que se destacam na organização, podendo resultar em vantagens como ser promovido ou
receber aumento de salário.

3 – Reconhecimento dos gestores


Ao se destacar dentro da organização por seu talento de resolver mais pendências ao mesmo tempo, o profissional recebe o reconhecimento daqueles que o cercam. Esse reconhecimento pode oferecer vantagens já citadas acima, como promoções e aumentos salariais, assim como o desenvolvimento de maior confiança por parte dos gestores.

4 – Desenvolvimento de liderança


Quem faz mais e bem tem mais chances de se tornar um líder natural de sua equipe. Ser um profissional multitarefa pode ser uma forma de desenvolver esse espírito de
liderança que nem sempre é nato para os futuros gestores.

5 – Maior ganho de conhecimento


Ao ser capaz de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo e ter proatividade, o profissional se torna apto a adquirir mais conhecimento, ou seja, torna-se mais preparado para novos desafios do mercado. Quanto mais dinâmico um indivíduo é no seu ambiente de trabalho, mais se torna pronto para assumir novos postos.

Pontos Negativos de Ser Multitarefa


Confira a seguir quais são os pontos negativos desse método de trabalho.

1 – Eventual sobrecarga


Até o melhor profissional multitarefa pode acabar sobrecarregado sem nem perceber, num determinado dia ele se dá conta de que não está mais conseguindo equilibrar os pratos e que novos pedidos estão chegando. Isso pode acarretar num forte estresse para esse indivíduo que estava acostumado a ser bem-sucedido nessa lógica.

2 – Falta de delegação de tarefas


Centralizar o trabalho do setor em que se encontra alocado pode ser um grave erro cometido por profissionais multitarefa, pois isso impede que outros indivíduos da companhia desenvolvam os seus talentos e capacidades. Além disso, é outra forma de ficar sobrecarregado eventualmente, perdendo a sua habilidade de fazer mais ao mesmo tempo.

3 – Risco de desenvolvimento de doenças psicológicas


Quando um indivíduo se coloca numa situação de intensa pressão, como a de precisar realizar diversas tarefas num espaço de tempo muito curto, pode desenvolver quadros de ansiedade, depressão e estafa. É cada vez maior o número de profissionais que precisam passar por tratamentos psicológicos devido ao ritmo de trabalho imposto em suas organizações.

4 – Risco de desenvolvimento de doenças físicas


O estresse e a profunda exigência do ambiente profissional pode fazer com que o indivíduo desenvolva algumas doenças físicas resultantes do esgotamento gerado pela incapacidade de administrar o grande número de demandas, assim como pela falta de tempo para cuidar da sua própria saúde.

5 – Interferência do trabalho na vida pessoal


A partir do momento em que o indivíduo tem um acúmulo extremo de demandas no seu ambiente profissional pode acabar tendo que levar parte desse trabalho para casa, algo que afeta profundamente a sua qualidade de vida. As empresas precisam entender que profissionais produtivos são aqueles que têm momentos de folga para aproveitar as suas famílias e atividades de lazer.

Pesando Prós e Contras


O objetivo de apresentar os prós e contras de ser multitarefa é te ajudar a identificar o quanto esse comportamento pode ser prejudicial para você individualmente. Se você for capaz de driblar os pontos potencialmente ruins, poderá aproveitar o que há de bom em ser multitarefa tendo apenas lucros. Tudo depende de pesar as situações.

Gostou de conhecer essa lista de pontos positivos e negativos de ser multitarefa? Comente abaixo!

 

As melhores estratégias para pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!