Saiba por que os empresários precisam ter senso de urgência

Saiba por que os empresários precisam ter senso de urgência

Você sabe o que é senso de urgência e o quanto ele é importante para o bom andamento do trabalho de empresários de diferentes setores? Ter a habilidade de identificar uma demanda antes que ela se torne uma necessidade contribui para chegar a soluções melhores e mais assertivas. Embora em algumas pessoas essa seja uma habilidade nata também pode ser desenvolvida com dedicação.

O que é senso de urgência?

Qual a velocidade com que você toma decisões e atitudes importantes? Esse timing é o que recebe o nome de senso de urgência, ter esse senso apurado significa que o indivíduo age com rapidez para contornar eventuais demandas que surjam. Basicamente pessoas proativas têm um senso de urgência bem desenvolvido porque ao perceberem que em algum momento surgirá uma demanda se preparam para resolvê-la de antemão.

Os indivíduos mais acomodados apresentam esse senso menos apurado de maneira que somente se dão de que precisam tomar uma atitude quando a questão já se tornou um problema efetivo. Antecipar medidas pode ser um diferencial competitivo de grande relevância, mas deve ficar claro que não significa agir por impulso e sim agir rapidamente considerando todos os passos que serão dados.

A importância de ter senso de urgência

A capacidade de tomar decisões com mais rapidez se torna um diferencial competitivo, pois permite que o empresário se antecipe aos seus concorrentes atendendo as demandas do seu público-alvo com mais efetividade. Ter essa capacidade de identificar eventuais problemas antes que eles aconteçam também permite que o gestor evite situações de grande complexidade como, por exemplo, contas que não fecham, formação inadequada de estoque entre outros.

Assumir uma atitude mais proativa a frente dos negócios contribui ainda para que a companhia não fique acomodada numa zona de conforto. Não reinventar seus produtos, serviços ou até mesmo sua lógica de administração pode fazer com que a organização permaneça sem crescer a médio e longo prazo. Quando se faz a análise de cases de marcas de grande sucesso quase sempre há um momento de não-conformidade que contribuiu para o resultado final.

5 Dicas de como desenvolver senso de urgência

Após ter entendido o que é o senso de urgência e porque ele é relevante para uma gestão mais assertiva você pode estar se perguntando como desenvolver essa capacidade de antecipação. A seguir listei algumas dicas de como trabalhar essa habilidade em seu cotidiano de maneira a alcançar resultados palpáveis.

1 – Cuidado os elementos sabotadores

Para ter um senso de urgência apurado e veloz é essencial tomar cuidado com os elementos sabotadores que nada mais são do que as travas que colocamos em nós mesmos seja pelo o que outras pessoas nos dizem ou por crenças limitantes.

Dentre as atitudes que você pode tomar para eliminar esses elementos da sua forma de trabalhar estão desenvolver autoconfiança e autoestima elevada evitando que comentários de pessoas negativas ao seu redor te afetem ou então que pequenos reveses te impeçam de prosperar.

2 – Faça as coisas acontecerem, não fique esperando

Você é o tipo de pessoa que espera que as coisas acontecerem ou que faz com que elas aconteçam? Quem tem uma meta deve buscar meios de realizá-la e não ficar esperando até que o universo todo conspire para que ela se realize. Embora seja muito mais cômodo aguardar até que todas as condições sejam ideais isso pode fazer com que o empresário perca excelentes oportunidades de mercado.

3 – Desenhe um cenário mental do futuro

Uma das formas mais práticas de se sentir motivado a perseguir a realização dos seus objetivos é pensar claramente em como será o momento em que você chegar aonde deseja. A ideia é bastante simples tenha bem claro em sua mente qual a sua meta final, em seguida considere todas as etapas que deverão ser superadas para que isso se realize.

Tente sentir a sensação de ter chegado ao resultado esperado, instantaneamente você passará a ter uma ação mais efetiva para que esse futuro se realize tornando-se mais proativo.

4 – Organização

O indivíduo eficaz é aquele que organiza as suas ações nos mínimos detalhes evitando agir precipitadamente e sem embasamento, pois como já mencionei o senso de urgência não significa agir sem pensar. Ter todos os dados anotados e arquivos referentes a diferentes projetos separados em pastas contribui para ter um panorama mais claro de como fazer as coisas da maneira mais assertiva.

5 – Evite ser muito perfeccionista

O perfeccionismo pode se tornar um empecilho para o crescimento se impedir o gestor de tirar do papel os seus planos. Embora seja sempre mais positivo realizar suas tarefas com o máximo de perfeição, pode se tornar exaustivo e frustrante buscar pelas condições favoráveis o tempo todo. Sendo assim admita que podem existir pontos não perfeitos na execução dos seus planos.

Gostou de saber mais sobre senso de urgência? Deixe seus comentários e compartilhe!

 

Copyright:1235008501 – https://www.shutterstock.com/pt/g/kalabas