Benefícios de um escritório de contabilidade para a empresa

Benefícios de um escritório de contabilidade para a empresa

A contratação de um escritório de contabilidade gera dúvidas em muitos empreendedores que estão iniciando as suas atividades no mercado. Contar com uma assessoria especializada em assuntos tão delicados como tributação, por exemplo, é essencial para evitar problemas a médio e longo prazo. A resposta para a pergunta do título é que vale a pena contar com esse auxílio devido a ampla gama de benefícios.

Escritório de contabilidade: 8 Motivos para contratar um para a sua empresa

A informalidade caminha lado a lado com a não-profissionalização da contabilidade das companhias, o pensamento de que é possível ‘se virar sozinho’, infelizmente, é recorrente entre micro e pequenos empresários, porém, há uma série de benefícios que podem ser obtidos ao contratar um escritório de contabilidade para fechar as suas contas e manter as burocracias em dia. Confira a lista que elaborei abaixo:

1 – Situação cadastral regular

Uma das principais funções de um escritório de contabilidade é manter regular a situação cadastral, junto a órgãos públicos, das empresas para as quais presta serviço. Além disso, os profissionais da área contábil devem assegurar que o CNPJ das companhias estejam inscritos corretamente em âmbitos como Inscrição Estadual, Inscrição Municipal entre outros registros. Algo que pode parecer simples, mas um pequeno erro cadastral pode afetar a questão tributária profundamente acarretando em sérios problemas.

2 – Gestão da sua empresa

Para fazer uma boa gestão do seu negócio é crucial ter acesso a informações que permitam fazer constantes avaliações de custos e lucros. O escritório de contabilidade contratado irá fornecer relatórios a respeito de suas atividades tornando-se um fornecedor de dados relevante.

Quando estiver escolhendo o escritório contábil que vai atender a sua organização considere as necessidades gerenciais para o dia a dia do seu empreendimento como acompanhamento do estoque, controle do patrimônio, saldo da conta bancária atualizado num período x entre outros e negocie para se manter informado a respeito.

3 – Consultoria a disposição

Ter um escritório de contabilidade contratado para atender a organização possibilita ter acesso a uma consultoria frequente para os mais variados temas desde um novo imposto que está sendo criado pelo Governo até pormenores de contratos de negócios. Uma pequena frase mal contextualizada ou uma cláusula não muito clara podem trazer dor de cabeça para a sua empresa, então ter um auxílio antes de assinar os documentos com fornecedores e clientes é interessante.

4 – Auxílio para preços mais competitivos

Os preços dos produtos da sua companhia podem se tornar mais competitivos se houver maior acesso a informações de custos, carga tributária entre outros fatores. Talvez você já tenha se pegado pensando em como um concorrente com as mesmas condições de mercado que sua empresa consegue oferecer preços tão mais competitivos conquistando uma fatia maior do Market share.

Bem provavelmente esse concorrente se baseia em informações mais profundas de seus custos e boas parcerias com fornecedores. Os relatórios do escritório de contabilidade aliados com a sua capacidade de negociação podem se tornar imbatíveis para o fortalecimento da sua marca no mercado.

5 – Base mais robusta de informações contábeis

É surpreendente o que um volume maior de informações contábeis pode fazer por uma organização em especial no que diz respeito a obter crédito de baixo custo. É natural que em algum momento os negócios precisem de um aporte financeiro e para ter acesso a linhas de crédito mais baratas a longo prazo é crucial ter o máximo de informações contábeis, a transparência do empreendimento é um dos principais fatores a serem considerados.

6 – Documentação contábil

Em casos de venda da empresa ou de representação da mesma na esfera legal é importante contar com a documentação contábil assertiva e detalhada. O escritório contábil contratado pela sua companhia deve manter em dia os dados da escrituração mercantil do seu negócio assim como ter todos os dados relevantes em processos de alcunha trabalhista ou falimentar, por exemplo. Dificilmente o gestor de uma organização reúne tempo e conhecimento para manter essa papelada em dia.

7 – Planejamento tributário assertivo

O Brasil é um dos países com maior carga tributária para empresas do mundo e deixar de pagar alguma dessas obrigações pode resultar em multas pesadas para o orçamento assim como consequências graves. Como o sistema de tributação pode ser também um tanto complexo para quem não tem base contábil é interessante ter o auxílio de um escritório especializado.

Além disso, os profissionais de contabilidade também auxiliam em definir um sistema tributário assertivo para a sua companhia evitando que ela tenha dificuldades em se manter no mercado.

8 – Documentação contábil dos funcionários

Para evitar problemas legais as companhias devem manter registros completos a respeito das relações trabalhistas com seus funcionários. No escopo de funções do escritório pode estar desde a produção da folha de pagamento até outros documentos relacionados à legalização da relação de trabalho. Numa situação difícil como um processo trabalhista é bom poder ter acesso a essa base de informações.

Gostou de conhecer esses 8 motivos para contratar um escritório de contabilidade para a sua empresa? Compartilhe em suas redes sociais!

 

Copyright:  712434244 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nengnatee