Saiba o que é uma Holding

Saiba o que é uma Holding

Para entender com clareza o que é uma holding é interessante conhecer sua forma de atuação no mercado. A palavra ‘holding’ deriva do verbo ‘to hold’ que traduzido do inglês significa segurar e de certa forma é isso o que esse modelo de empresa faz. Trata-se de uma companhia que detém ações de outras empresas não produzindo algo próprio necessariamente.

O que é uma holding?

Como comecei a explicar na introdução do artigo uma holding atua no mercado como uma controladora de outras organizações de menor porte e que possuem ações ordinárias, isto é, que dão direito a voto quando são realizadas assembleias. Grande parte das holdings não produz bens ou serviços próprios tendo como seu principal foco realizar o gerenciamento das empresas que compõem o seu portfólio de ações.

É a matriz gerencial quem se responsabiliza pelas ações tomadas para o futuro das companhias que estão sob o seu domínio. Dentre as atividades que competem a holding está atentar para as ações administrativas e políticas das suas subsidiárias bem como gerir e decidir como será usado o capital de cada organização. Também está no escopo de tarefas dessa matriz estabelecer parcerias que possam contribuir para o crescimento do grupo de companhias que formam a holding.

Como uma holding atua?

Abaixo vou apresentar alguns tópicos que tornarão mais fácil compreender como se dá a atuação de uma holding na prática.

Ativos que podem ser adquiridos e regras de atuação para holdings

Dentre os ativos que podem ser adquiridos por holdings estão ações, direitos autorais, marcas registradas, títulos, patentes entre outros. Essas organizações têm sua regulamentação realizada pela Lei das Sociedades Anônimas. A matriz não tem função de produção apenas de gestão por meio do estabelecimento de políticas e fornecimento de financiamentos.

Destacam-se algumas funções primordiais no escopo das holdings dentre as quais estão possuir amplo poder de controle sobre as demais organizações, manter-se numa posição majoritária de ações em outras empresas tendo como objetivo principal realizar investimentos assim como jamais adotar uma atuação industrial.

Empresas que compõem a holding

As companhias que compõem a holding podem ser de diferentes formatos incluindo as de capital aberto e as sociedades de responsabilidade limitada. As empresas que fazem parte da holding são chamadas de subsidiárias sendo que aquelas que são completamente controladas pela matriz são conhecidas como subsidiárias integrais.

Um exemplo prático do que é uma holding é o Grupo Silvio Santos que em a responsabilidade de gestão de outros 40 empreendimentos como o SBT, Baú da Felicidade, SSR Cosméticos etc. A administradora matriz desenha as políticas que serão adotadas pelas componentes do grupo permitindo que haja maior coesão em sua presença no mercado.

Quais são os diferentes tipos de holding?

No Brasil a legislação permite que existam diferentes modelos de holding, as distinções se dão no âmbito de modelo de sociedade e forma como estão organizados os empreendimentos componentes. A seguir vou explicar um pouco mais sobre esses diferentes tipos de holding.

O que é uma holding pura?

O único objetivo desse tipo de holding é atuar como controladora de outras companhias. Dentre as vantagens de ser uma holding pura está o fato de poder fazer a alteração da sede, no entanto, deve ficar claro que não são obtidos benefícios tributários nesse modelo pelo fato de que são contabilizadas receitas tributáveis para realizar o pagamento de despesas dedutíveis.

O faturamento dessa companhia que existe somente para gerir os demais negócios é resultante dos lucros e dividendos dos empreendimentos que estão sob o seu escopo de gestão.

O que é uma holding mista?

O tipo de holding que predomina no mercado brasileiro e que se caracteriza por fazer uma fusão entre o perfil controlador e a realização de atividades empresariais dentre as quais estão serviços que podem ser civis ou comerciais, jamais podem se realizadas atividades industriais. Como há a possibilidade de gerar receitas tributáveis para pagar despesas dedutíveis é possível obter vantagens tributárias nesse modelo de holding.

O que é uma holding patrimonial?

A função dessa holding é fazer a gestão de bens realizando uma antecipação de herança para herdeiros e cônjuge. O detentor do patrimônio faz a transferência dos seus direitos para a companhia gestora.

O que é uma holding administrativa?

Sua função é oferecer uma gestão profissionalizada para os negócios que constituem a holding sendo a matriz a responsável pela tomada de decisões do grupo como um todo.

O que é uma holding de controle?

Objetiva ter acesso ao controle societário de uma ou mais companhias para que realize a gestão de todos. Dentro desse modelo o acionista majoritário está livre de interferências de terceiros tendo problemas advindos de regimes de casamento, por exemplo.

O que é uma holding de participação?

A sociedade nesse caso se mantém devido a questões pessoais, contudo, o acionista é minoritário. Ainda há uma centralização de definição de metas e planos para esse empreendimento.

O que é uma holding familiar?

A holding nesse caso exerce a função de controle de uma ou de mais pessoas da família. Decisões são tomadas a partir de deliberações sociais, a vantagem é que os bens são desvinculados de pessoa física de maneira que ficam livres de serem arrolados em processos.

Gostou de saber o que é uma holding? Deixe seus comentários! 

 

Copyright:1055250908 – https://www.shutterstock.com/pt/g/chombosan