Conheça as vantagens da Mineração de Dados

Conheça as vantagens da Mineração de Dados

O processo conhecido como mineração de dados (ou em inglês data mining) tem sido cada vez mais relevante para as empresas que se veem num momento em que têm a sua disposição uma quantidade gigantesca de informações sem saber necessariamente o que fazer com elas. Conseguir encontrar correlações, identificar problemas e projetar resultados pode ser uma forma interessante de delinear boas estratégias.

O que é mineração de dados?

De maneira prática, a mineração de dados, nada mais é do que um conjunto de técnicas que se vale de ferramentas matemáticas para identificar a existência de padrões e tendências que podem servir de base para desenvolver estratégias assertivas para a sua companhia. As informações resultantes da mineração não podem ser obtidas através de estudos convencionais porque envolvem um número muito grande de dados.

A partir da elaboração de um panorama com as informações obtidas pela mineração de dados é possível se posicionar de maneira mais competitiva no mercado e se colocar a frente da sua concorrência. Num contexto corporativo o papel dessa forma de correlacionar dados se aplica a observação da criação de padrões de informações de diferentes departamentos e formas de consumo. Os gestores precisam ter como fundamentar as suas decisões e escolhas.

Conhecendo a história da mineração de dados

Para entender com mais clareza quais são os objetivos das técnicas de mineração de dados é interessante conhecer mais sobre a história. O termo mineração passou a ser utilizado a partir de 1990, contudo, esse conjunto de técnicas já existe há mais tempo.

A base da correlação de dados está em três disciplinas científicas dentre as quais estão: estatística (que promove uma relação numérica entre os dados), machine learning (algoritmos que aprendem com dados para realizar previsões) e inteligência artificial (máquinas ou softwares com inteligência que segue a lógica humana).

A constante evolução da tecnologia tem permitido que a análise de dados também se torne mais prática. Processos que antes manuais e bastante entediantes, hoje em dia, são velozes e bastante práticos. Observe que quanto maior a complexidade dos dados que estão em análise mais respostas se poderá obter. Companhias de diversos setores como de varejo, telecomunicações, bancos, entre outras, têm utilizado esse recurso como uma maneira de encontrar relações entre preço, promoções, localização dos clientes e até a economia de uma forma mais ampla.

Mas, e qual a importância da mineração de dados?

Uma estimativa aponta que a cada dois anos dobra o número de dados produzidos e isso não significa necessariamente mais informação pertinente produzida. A informação resulta do cruzamento de dados para chegar a uma resposta satisfatória. Para se ter uma ideia mais de 90% dos dados digitais se enquadram na categoria de não-estruturados. Dessa forma se mostra essencial contar com técnicas como a de mineração de dados. A seguir vou explicar em tópicos a importância que essa ferramenta possui.

1 – Informação produzida e filtrada

Como mencionei acima somente ter uma grande quantidade de dados não é o bastante, pois dados puros não se convertem em informação. Com as técnicas de mineração de dados é possível não somente gerar informação como filtrá-la dos ruídos e dados repetitivos que podem atrapalhar as percepções dos pontos mais relevantes.

2 – Elencar a informação relevante

Um dos fatores que demonstra maior relevância é o de que as informações podem ser listadas em sua ordem de relevância. Não se perde mais tempo com informações menos pertinentes, há um tipo de filtro para chegar ao que realmente interessa.

3 – Mais rapidez para tomar decisões

Hoje em dia é crucial conseguir tomar decisões com rapidez para não ser ofuscado e nem passado para trás pelos concorrentes. Quanto mais se consegue saber sobre um determinado cenário ou identificar um problema que pode se tornar uma complicação no futuro mais rápido se consegue adotar um posicionamento correto.

4 – Novos insights

Usando técnicas que realizam uma correlação entre os dados é mais fácil conseguir chegar a novos insights que podem representar um crescimento para a sua organização a longo prazo. Tenha certeza que com mais informações é muito mais simples ter boas ideias para alavancar o seu empreendimento e se tornar uma escolha mais interessante para o seu público-alvo.

5 – Evitar processos fraudulentos

Empresas de vários setores têm utilizado a mineração de dados como uma ferramenta para conseguir se ver livre de problemas como fraudes empreendidas por clientes ou outras companhias de má fé. Estabelecer conexões entre dados que aparentemente são desconexos faz toda a diferença para determinar se um negócio é bom ou ruim para o futuro da organização.

6 – Previsões de estratégias

Poder ter uma ideia mais sólida a respeito das chances de sucesso de uma estratégia antes mesmo de levá-la a cabo é interessante para evitar problemas. A mineração de dados permite realizar projeções para saber mais ou menos quais serão os resultados.

Gostou de saber mais sobre mineração de dados? Deixe seus comentários a seguir!

 

Copyright:1062915266 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gorodenkoff