Conheça mais sobre Sistema Integrado e sua importância para Companhia.

Conheça mais sobre Sistema Integrado e sua importância para Companhia.

Quem deseja elevar a gestão do seu empreendimento a outro nível deve procurar saber o que é sistema integrado e qual é a sua relevância para o negócio. Uma empresa é composta por diferentes setores como o financeiro, jurídico, administrativo, recursos humanos, projetos entre outros. Conseguir que esses departamentos atuem de maneira alinhada é crucial para chegar a resultados mais satisfatórios e economicamente mais viáveis.

O que é sistema integrado?

A função básica de um sistema integrado é permitir que todos os departamentos da organização estejam num só ambiente facilitando o acesso e trabalho em conjunto. É uma ferramenta que permite manter e acessar todas as informações de maneira integrada, mas com a segurança de estarem segmentadas em diferentes módulos. Essa é uma maneira de facilitar o dia a dia de trabalho dentro de uma corporação.

Quando se mostra necessário tomar uma decisão estratégica nada melhor do que poder consultar todas as informações por meio de uma única ferramenta. Observando o quanto o mercado empreendedor está competitivo é fundamental ter agilidade para assumir posicionamentos e tomar decisões. O sistema integrado é uma forma de garantir que todos os profissionais envolvidos em processos de tomada de decisão estejam realmente preparados para isso.

Por que o sistema integrado é importante para a gestão de uma companhia?

Além da agilidade já mencionada que o sistema integrado oferece para as empresas não posso deixar de mencionar o fator de correção de erros. Por ser uma ferramenta inteligente, o sistema integrado, permite que seja feita constante averiguação da assertividade dos dados da sua companhia de maneira que se corrija eventuais problemas que poderiam passar despercebidos.

Como a única interferência humana no processo é lançar os dados no sistema é praticamente a prova de erros, o software faz o restante. Diferentes departamentos podem passar a trabalhar em conjunto com mais facilidade, em muitos casos esse tipo de parceria não acontece pelo fato de não existir uma comunicação efetiva entre os setores. Por fim ainda cito a otimização de processos que podem não estar sendo executados da maneira mais correta para o bom andamento do empreendimento.

Como funciona um sistema integrado?

Para que fique mais claro como funciona um sistema integrado posso dizer que se parece com um grande banco de dados em que cada informação inserida é processada para que possa ser relacionada com as outras. No fim das contas se tem um quadro bem delineado da situação atual da companhia e uma base mais interessante para a tomada de decisões.

Os dados precisam ser vinculados entre si para que façam sentido e gerem respostas para as principais questões que são levantadas. Vou exemplificar na prática, imagine que o setor de vendas da empresa X fechou um negócio e emitiu uma nota fiscal, esse dado já é repassado para o estoque que sabe que determinado produto deve ser embalado e posteriormente colocado dentro do sistema de logística que também é notificado da venda. É uma forma de todos os setores saberem o que está acontecendo dentro da companhia.

Com o uso do sistema integrado se estabelece um estilo de trabalho em que pouco ou nenhum papel precisa circular dentro da corporação. A burocracia é reduzida e se tem mais praticidade para realizar os processos necessários para fechar as vendas da sua corporação. As empresas que passam a contar com sistema integrado têm uma gestão muito mais eficiente para a sua lógica do dia a dia.

Pontos que devem ser considerados

O sistema integrado tem grande impacto na boa gestão empresarial, no entanto, como tudo na vida também pode apresentar algumas dificuldades que não devem escapar dos olhos dos gestores. A primeira questão que merece um olhar mais atento diz respeito a interdependência que se cria entre os departamentos. Se um dos setores da companhia não atuar de maneira plenamente responsável pode acabar atrasando a entrega das tarefas de outros departamentos.

O ideal é que se estabeleça um ritmo de trabalho que todos os departamentos consigam seguir evitando que o trabalho fique atrasado porque um setor não lançou seus dados no sistema. Também merece destaque a inserção de dados incorretos no sistema, a chamada falha humana pode causar sérios problemas haja vista que geralmente os sistemas integrados funcionam como dominós em que se derrubar uma peça todas as outras caem por terra.

O sistema infelizmente não tem como saber que um determinado dado que foi lançado está errado, a dica para esse caso é incentivar o capital humano da sua companhia a atuar com o máximo de atenção. O mais relevante é evitar erros em dados que sejam estratégicos para o bom andamento da corporação.

Gostou de saber mais sobre sistema integrado? Então compartilhe em suas redes sociais!

 

Copyright:629488049 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel