Conheça as principais regras para funcionários de uma empresa

Conheça as principais regras para funcionários de uma empresa

Definir regras para funcionários de uma pequena empresa é uma forma assertiva de aumentar a produtividade e a harmonia dentro do ambiente organizacional. Desavenças e procrastinação podem ser resultantes da inexistência ou ineficácia de regras vigentes. Para conseguir que os colaboradores se dediquem mais a realização de suas tarefas é fundamental ter maior controle do que acontece dentro da companhia.

Sugestões de regras para funcionários de uma pequena empresa para ter mais produtividade e harmonia

A seguir listei algumas dicas de regras que podem funcionar para tornar os colaboradores da sua organização mais produtivos e com mais boa vontade entre si. No entanto, é importante ressaltar que cada gestor deve observar os recursos humanos de que dispõe para então definir quais as regras que melhor se encaixam em seu cenário.

1 – Determine um tempo de descanso

Pode parecer controverso que uma regra para aumentar a produtividade seja parar as atividades por algum tempo. Contudo, já está mais do que comprovado que os colaboradores tendem a ter mais disposição e se dedicar mais às suas tarefas quando têm um período para oxigenação das ideias e relaxamento.

Esse período pode ser de apenas 10 minutos para um café, por exemplo. Obviamente a parada pode ser opcional e ser realizada no momento em que o profissional achar que é mais conveniente para não atrapalhar o ritmo de produção.

2 – Advertências para discussões acaloradas

Algumas empresas enfrentam um sério problema, discussões demasiadamente acaloradas entre os funcionários. Para evitar que pequenas rusgas se tornem motivo para a não convivência de colaboradores sugiro que se utilize a regra de advertências para quem ultrapassar os limites.

A manutenção do respeito entre as partes é crucial para que a harmonia impere. As advertências não devem representar descontos no salário, mas sim um aviso que se o comportamento permanecer haverá consequências mais sérias como a demissão.

3 – Bom senso em relação à internet

Se existe um elemento que corrobora para a procrastinação com certeza é o uso intenso das redes sociais como WhatsApp e Facebook. O que para muitos significa apenas um instante para responder uma mensagem ou comentário na verdade representa um grande impacto de tempo no final da jornada.

Não se deve proibir que os funcionários utilizem seus smartphones na companhia, no entanto, é importante estabelecer que quedas de produtividade devido ao uso do aparelho sem bom senso terão consequências. Negocie com os colaboradores, eles podem responder suas mensagens pessoais no horário de almoço e durante o período de descanso, por exemplo.

4 – Procedimentos bem definidos

Trabalhar com um sistema em que haja boa definição de processos é essencial para garantir a produtividade da companhia. Os colaboradores precisam saber quais são os passos seguintes a serem dados em sua rotina de trabalho e também de relacionamento com os colegas. Se houver algum problema interno é importante saber como agir e para quem relatar, por exemplo. As regras e procedimentos devem ser claros para evitar mal entendidos e paralisia por não saber como agir.

5 – Treinamentos e capacitações

Uma regra que contribuirá tanto para o aumento da produtividade como para o sentimento de valorização dos funcionários é a instituição de treinamentos e capacitações como parte das suas funções. Essa qualificação pode ser realizada por meio da realização de palestras na própria organização ou através de parcerias ou ajuda financeira para que os colaboradores façam cursos.

6 – Feedbacks

O diálogo é fundamental em qualquer contexto profissional e pode se tornar a base para a construção de uma organização mais forte e equilibrada. O estabelecimento do fornecimento de feedbacks em determinados períodos, como no final de cada projeto ou de 15 em 15 dias, contribui para que tanto colaboradores quanto gestores saibam em que podem melhorar.

É importante que se utilize um sistema de avaliação em que seja possível ter acesso às opiniões dos liderados em relação aos líderes também. Jamais se deve trabalhar de maneira unilateral quando o assunto é avaliação. Outro ponto válido é de contar com avaliações individuais e em grupo.

7 – Organização

Um ambiente físico organizado se reflete em mais harmonia e aumento da produtividade haja vista que os funcionários encontram com mais facilidade o que precisam para realizar suas tarefas e se mantém com predisposição para um humor melhor. Adotar políticas como a dos 5S pode tornar a sua companhia mais efetiva assim como se refletir numa redução de custos.

8 – Incentivo a atividades físicas

Determinar um período para a realização de ginástica laboral, por exemplo, pode contribuir para aumentar a produtividade e bem-estar dos seus colaboradores. Inicialmente algumas pessoas podem se sentir incomodadas com o status de obrigatoriedade da prática de atividade física, mas com certeza a longo prazo irão agradecer ao observar as melhorias.

Gostou dessas sugestões de regras para funcionários de uma pequena empresa? Compartilhe o artigo em suas redes sociais!

 

Copyright:1080408977 – https://www.shutterstock.com/pt/g/microone