Saiba como escolher a melhor linha de crédito para sua empresa

Saiba como escolher a melhor linha de crédito para sua empresa

Na busca por acelerar o crescimento do seu negócio, é importante conhecer com mais detalhes todos os tipos de linha de crédito existentes para pequenas e médias empresas. O entendimento de todas as particularidades a respeito das diferentes fontes de recursos é importante para definir qual linha é mais pertinente para o investimento que será realizado na sua companhia.

Conheça os Tipos de Linha de Crédito Para Pequenas e Médias Empresas


A seguir vou explicar quais são as principais opções de linhas de crédito para pequenas e médias companhias se manterem no mercado.

Linhas de Crédito Oriundas de Financiamento Público


Nesse segmento os empresários podem buscar como fontes de recursos bancos federais e bancos regionais.

Bancos regionais


Você já ouviu falar a respeito dos bancos regionais? Se ainda não saiba que pode estar deixando passar uma excelente oportunidade de ter acesso a uma linha de crédito com menor custo para o seu negócio. Esses bancos foram criados com o intuito de fornecer crédito mais barato para pequenas e médias empresas, como a sua. Dentre os bancos regionais que têm se destacado estão o AgeRio, Desenvolve SP, Banco da Amazônia (BASA) e BDMG. Pesquise se o seu estado possui um banco regional.

Bancos federais


Embora esses bancos tenham certa preferência por grandes corporações é importante destacar que alguns pequenos e médios negócios conseguem ter acesso a linhas de crédito junto a eles. Os montantes repassados são oriundos de instituições do Governo Federal como o BNDES e FINEP. Um dos destaques desse tipo de empréstimo é ter taxas de juros menores e com a possibilidade de pagamento a longo prazo.

Linhas de Crédito Oriundas de Financiamento Privado


O crédito necessário para o crescimento do seu negócio pode ser oriundo de um banco privado, contudo, antes de iniciar o processo de captação é necessário estar a par das condições e juros, pois a longo prazo esse crédito pode sair muito caro e custar até mesmo a permanência da companhia no mercado.

Processo de Captação de Linha de Crédito Privado


Para quem decidiu tentar uma linha de crédito junto a um banco ou a outra instituição financeira deve começar o processo pela cotação de diferentes possibilidades. Qualquer redução de 1% de juros pode significar muito no final das contas. Lembre-se que todo o crédito fornecido terá que ser restituído com o acréscimo dos juros que não serão tão amigáveis quanto os das fontes públicas.

A carência também é um fator a ser considerado para realizar a escolha de qual será a instituição financeira a partir da qual se obterá crédito. Ter mais tempo para começar a fazer os pagamentos permitirá que a sua organização tenha um planejamento melhor. Uma dica é tentar financiamentos com bancos menores, pois as grandes instituições têm uma grande procura de pessoas interessadas em linhas de crédito não precisando assim trabalhar com condições tão convidativas.

Como Escolher a Melhor Linha de Crédito?


Acima apresentei a você as principais linhas de crédito existentes para pequenas e médias organizações, a escolha da melhor alternativa para o seu negócio depende da situação atual do empreendimento bem como dos seus objetivos. Para quem deseja um aporte financeiro para colocar as obrigações financeiras em dia ou então para dar início a uma expansão que só terá resultados futuramente é importante encontrar uma linha de crédito que permita começar os pagamentos a longo prazo.

Observe também se a sua companhia está dentro do perfil das que consegue linhas de crédito públicas com facilidade sendo essa uma oportunidade mais interessante que as linhas privadas. Faça comparações na ponta do lápis entre todas as possibilidades para saber qual é a melhor para esse momento em particular. As condições podem tornar um negócio melhor ou pior.

Use os Recursos Com Assertividade


Sendo um processo um tanto complexo e que exige forte comprometimento da sua empresa com uma instituição financeira, seja pública ou privada, é fundamental utilizar os recursos obtidos com o máximo de assertividade e tendo em vista que é necessário se organizar para fazer os pagamentos em dia. Assim que o seu negócio começar a oferecer os primeiros resultados advindos desse aporte financeiro é interessante dar início a uma reserva de capital para quando as primeiras parcelas do empréstimo tiverem que ser pagas possam ser eliminadas com facilidade.

Outra questão importante é ter a compreensão de que a linha de crédito obtida tem como objetivo ajudar a empresa a expandir a sua atuação no mercado ou mesmo colocar suas obrigações em dia. Sendo assim não desvie a atenção do foco que motivou essa busca por crédito, muitos empreendedores acabam vagando sem rumo e com isso perdem o controle de suas finanças.

Gostou de saber um pouco mais sobre as linhas de crédito que estão disponíveis para pequenas e médias empresas? Então compartilhe com seus amigos através das redes sociais!

 

Saiba mais sobre estratégias para pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!