Transdisciplinaridade - O futuro que já chegou.

Transdisciplinaridade - O futuro que já chegou.

Um dos conceitos que se mostram mais relevantes para o futuro de empresas e organizações é a transdisciplinaridade, em que o indivíduo, além de ter pleno conhecimento de suas funções específicas, deve ter a habilidade de promover a conexão de áreas distintas. Muitas das mudanças da lógica empresarial dizem respeito à evolução da tecnologia e da conectividade que nos permite fazer tudo ao mesmo tempo agora.

Transdisciplinaridade – O Futuro Que Já Chegou

Na lista de principais competências que colaboradores de organizações precisarão ter no futuro – realizada pelo Instituto do Futuro, da Universidade de Phoenix, nos Estados Unidos – a transdisciplinaridade aparece como uma das habilidades que serão mais estimadas em diferentes setores. O mais interessante é observar que a instituição entende como futuro o ano de 2020, então temos pouco tempo para nos tornarmos transdisciplinares.

Quer saber mais sobre a Transdisciplinaridade e assuntos relacionados às empresas? Se inscreva agora mesmo no meu canal.

O Que é Transdisciplinaridade?

O conceito de transdisciplinaridade se refere à capacidade de compreender e transmitir conhecimento entre disciplinas múltiplas. Para que você entenda melhor, vou dar um exemplo, imagine que o carro do bancário José vai para a oficina mecânica a cada seis meses devido a problemas elétricos.

Cansado dessa situação, José pede que seu mecânico lhe explique porque o carro tem esses problemas recorrentes. Embora o mecânico entenda perfeitamente o problema, pode ter dificuldades para explicar ao seu cliente. O próprio José pode ter essa dificuldade de transmissão de conhecimento para os seus clientes do banco quando eles questionam porque determinado investimento é melhor que os demais.

Origem do Conceito de Transdisciplinaridade

O conceito teve sua origem no ano de 1970, quando o educador Jean Piaget vislumbrou a possibilidade de que o ensino se tornasse menos compartimentalizado e mais lógico para os estudantes. Inicialmente, transdisciplinaridade se refere a um tipo de ensino em que diferentes disciplinas escolares precisam ser abordadas com universalidade e em conjunto. A redução das barreiras entre diferentes áreas de conhecimento possibilita que o aprendizado seja mais completo e racional.

A Transdisciplinaridade Aplicada a Empresas e Organizações

A partir do entendimento do conceito de transdisciplinaridade, fica mais simples compreender como ele se aplica no dia a dia de companhias. Os profissionais mais disputados do mercado são aqueles que, além de ter profundo conhecimento a respeito de sua área de atuação, também conhecem bem os outros setores com que irão atuar.

O entendimento do que o outro faz e como essas atividades se conectam ao seu próprio trabalho produz resultados fantásticos. O relacionamento entre os profissionais de diferentes setores das organizações é determinante para o sucesso. Quando não há o conhecimento sobre o que os outros setores fazem, é possível que sejam feitas exigências que não são razoáveis.

Pense quantas vezes você já ouviu alguém reclamando que está sofrendo forte pressão no trabalho para realizar um número impossível de tarefas. Nesse ponto, a transdisciplinaridade permite até mesmo o desenvolvimento de empatia – colocar-se no lugar do outro – para chegar a um meio-termo de produtividade.

Transdisciplinaridade é Saber Muito de Algo e um Pouco do Resto

Essa é uma definição pertinente a respeito da transdisciplinaridade aplicada a empresas, pois ainda é fundamental que os colaboradores tenham pleno conhecimento de suas atividades cotidianas. O fato de precisar conhecer um pouco de outras áreas não significa deixar de lado a sua própria de área de atuação. O conhecimento transdisciplinar deve ser entendido como um apêndice e nunca como um fator que tira a atenção do principal.

A Conquista da Autoaprendizagem

Que a transdisciplinaridade é importante e contribui positivamente para o ritmo de trabalho de uma companhia, certamente você não tem dúvida, porém, pode estar se perguntando como conseguir desenvolver essa habilidade de união de diferentes conhecimentos. É nesse ponto que te apresento o conhecimento de autoaprendizagem que caminha lado a lado com a capacidade transdisciplinar.

Também podendo ser chamado de autodidatismo, consiste basicamente na habilidade de aprender algo sem a supervisão direta de alguém ou frequência em sala de aula. Basicamente, estudar por si mesmo para adquirir novas habilidades, saiba que esse estudo pode acontecer de diferentes formas, desde as mais tradicionais, através de leituras a respeito dos temas, até a observação direta do desempenho de funções de funcionários de outros setores.

Desenvolvimento de Novas Habilidades

Buscar o desenvolvimento de novas habilidades e se posicionar diante dos desafios multidisciplinares da companhia são maneiras de ter um dos perfis mais buscados pelos gestores. A melhor dica que posso te dar é que compreenda a aquisição de novos conhecimentos como algo prazeroso de maneira que consiga fazer isso sem esforço agregando sempre novas ferramentas de trabalho.

Aprender mais sobre um setor diferente pode ser uma experiência muito rica que contribuirá também para a sua formação pessoal. Lembre-se que o conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você e por isso trabalhe com constância para o seu crescimento.

O que você achou do conceito de transdisciplinaridade? Deixe seus comentários!

Se atualize com nossos assuntos relacionados às empresas e organizações. Conheça meu canal. Se inscreva!