Saiba mais sobre Valor Compartilhado

Saiba mais sobre Valor Compartilhado

Gestores que estão à frente de negócios, atualmente, precisam conhecer e entender o que é valor compartilhado e de que maneira ele pode impactar os resultados buscados pela companhia. Esse conceito observa que o crescimento de uma organização deve ser alinhado com as necessidades sociais que se mostram mais destacadas no momento. A marca trabalha para potencializar o seu lucro e os ganhos da sociedade.

O que é valor compartilhado?

O valor compartilhado consiste em promover uma simbiose entre a estratégia de negócios da empresa e políticas de impacto social sem deixar de visar a maximização dos lucros. De maneira prática esse sistema de gestão objetiva que as companhias se envolvam mais de perto com o cotidiano das comunidades em que estão inseridas identificando suas demandas emergenciais e colaborando para a solução das mesmas.

Os gestores que estão lendo certamente já se deram conta do tamanho do desafio que o valor compartilhado configura, Contudo, mesmo sendo até certo ponto complexo alinhar estratégias de mercado com questões sociais devo destacar a relevância de seguir por esse caminho, as empresas conseguem um melhor posicionamento de mercado e podem desenvolver um plano de negócios mais fundamentado.

Como alinhar a empresa com o conceito de valor compartilhado

Os resultados conquistados adotando a estratégia de valor compartilhado são bastante interessantes e podem significar um posicionamento mais sólido para as organizações de diferentes setores. Independente do porte da sua empresa ela pode se engajar em questões sociais observando retorno em capital social e fortalecimento de imagem. Para conseguir adotar esse tipo de estratégia é essencial promover o engajamento de todas as cadeias da companhia.

Se departamentos como finanças, marketing e recursos humanos, por exemplo, não trabalham em conjunto não é possível construir estratégias sólidas. Somente com o empenho de todos os colaboradores a companhia conseguirá realizar o tamanho desafio que se configura calcar suas ações na construção de ações focadas na justiça social. Ressalto que nos últimos anos as corporações brasileiras vêm demonstrando habilidade para encontrar o equilíbrio entre a resolução de demandas e a gestão do negócio.

Desafio potencializado pela crise econômica

Já existe uma cultura empresarial no Brasil focada nas questões sociais, no entanto, nos últimos anos o país passou por um forte retrocesso devido a grave crise econômica que se instaurou por aqui. Para os empresários o primeiro corte previsto quando as finanças apertam é o orçamento filantrópico.

A dica para as companhias que não querem perder essa estratégia é promover um trabalho de revisão a respeito de seu próprio empreendimento de forma que isso possa se converter em valor compartilhado antes que o recurso chegue ao fim. Organizar o orçamento da empresa mantendo uma reserva para não deixar projetos pela metade é uma maneira inteligente de se tornar uma organização socialmente responsável.

Valor compartilhado não é assistencialismo

Ainda existe alguma confusão em relação ao conceito de valor compartilhado no sentido de que ele pode ser visto, erroneamente, como sendo uma espécie de assistencialismo. Na verdade se trata de um eixo de negócios, de uma estratégia com foco na sustentabilidade que apresenta impactos positivos para a organização também. É uma forma de fazer com que tanto a empresa quando a comunidade em que ela está saiam ganhando.

Um bom exemplo de estratégia empresarial de valor compartilhado é a que foi desenvolvida pela produtora de celulose Fibria. A organização enfrentava duras perdas financeiras em seu caixa devido aos casos de roubo de madeira. Com um trabalho estruturado realizado com as comunidades dos locais em que a companhia atua foi possível reduzir em 90% os casos de roubo, isso representou a redução de prejuízos na casa dos R$ 20 milhões ao caixa.

O que se pode concluir a partir desse exemplo é que nessa estratégia a companhia detectou um problema que afetava o seu bom desempenho, nesse caso o grande número de roubo de madeira. A partir desse dado a companhia desenvolveu um trabalho de aproximação com a comunidade promovendo por meio desse diálogo a redução dos casos de roubo e consequentemente o fortalecimento financeiro da marca.

Futuro

Os gestores de empresas geralmente usam parte do seu tempo para pensar no futuro, seja em quanto irão tentar aumentar a lucratividade do negócio, qual será o trabalho de expansão e assim por diante. Nesse momento de reflexão é interessante começar a pensar sobre como a companhia deseja ser vista pela comunidade que a cerca e pelo público em geral nos próximos anos.

As estratégias de valor compartilhado podem funcionar como um norte para identificar um caminho mais interessante para a condução da empresa nesse sentido. Pode até não ser exatamente fácil, porém, além de extremamente gratificante também pode representar uma maneira de manter seu empreendimento no topo e reconhecido por suas ações positivas.

Gostou de saber mais sobre o conceito de valor compartilhado? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários! 

Copyright: 796394800 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gopixa