Visão de águia na carreira- veja as dicas

Visão de águia na carreira- veja as dicas

A chamada visão de águia é uma das características mais pertinentes para profissionais que desejam se estabelecer em nível estratégico no universo corporativo. A águia é uma ave de rapina que depende da capacidade de alcance da sua visão para encontrar alimento e sobreviver, para se ter uma ideia ela enxerga num raio de até 8 km. Enxergar como uma águia significa ver o que os outros só enxergarão tarde demais.

8 passos para desenvolver visão de águia na carreira

A águia é um animal de visão privilegiada que enxerga cinco vezes mais do que a média de um ser humano, seria como se você pudesse enxergar da janela do décimo andar de um edifício uma formiga caminhando. Essa visão diferenciada pode ser usada de base para o desenvolvimento de um sistema de trabalho mais assertivo em que os pontos mínimos são considerados para se fazer mais e melhor. A seguir listei os 8 passos para desenvolver a visão de águia.

Passo 1 – Não despreze o que é simples

Já percebeu como parece que todo mundo está tentando pular etapas para chegar às realizações mais complexas e maiores? O grande problema em agir assim é que se perde a oportunidade de vivenciar e aprender com as tarefas mais simples, que, aliás, são a base para empreender grandes projetos.

Não menospreze as questões menores e mais simples do cotidiano, afinal são elas que podem te levar mais longe e dar origem a ideias diferenciadas. Olhar para o que é pequeno te ajudará a montar uma imagem de algo maior.

Passo 2 – Aprenda a detectar oportunidades

O profissional que tem visão de águia consegue perceber oportunidades que para outros passam despercebidas por não serem óbvias. Não menospreze o valor de conseguir um emprego numa companhia de menor porte, por exemplo, pois essa pode ser a chance de mostrar mais dos seus talentos e ter mais espaço de atuação.

O ideal é sempre ver as adversidades sob outro ponto de vista, isto é, pela ótica de que podem se configurar em cenários mais positivos em que algo de bom pode ser extraído. Dedique-se a mudar a sua maneira de encarar as situações pensando sempre no que pode ser feito para ter algum retorno interessante para a sua carreira.

3 – Postura profissional

O indivíduo que deseja se destacar na carreira precisa adotar uma postura profissional em diferentes níveis desde a forma como trata os demais colaboradores (todos com o mesmo respeito independente do nível hierárquico) até sua maneira de se apresentar como um representante da companhia em que está estabelecido.

Passo 4 – Planejamento focado no alcance de metas

Além de enxergar e detectar as oportunidades é essencial que o profissional saiba como estruturá-las num planejamento coerente em busca do cumprimento de metas relevantes para a companhia. As ideias precisam ser convertidas em projetos que tenham início, meio e fim assim como sejam de fácil entendimento pela equipe que irá executá-los. Somente com o desenho claro de metas e possibilidades é que se consegue ‘vender’ uma ideia para uma grande equipe.

5 – Saiba transformar com as ferramentas que possui

Lembra que no primeiro passo para desenvolver uma visão de água citei como era importante valorizar as pequenas coisas? Este passo trata exatamente disso, aprender a como organizar as ferramentas que se tem em mãos para desenvolver projetos mais audaciosos.

Os profissionais que têm uma visão mais ampla identificam que mesmo com poucos recursos financeiros a sua disposição podem fazer mais pela organização em que estão alocados, basta derrubar a barreira do conformismo.

6 – Mude a sua forma de ver a si mesmo

A visão ampla da águia não deve ser usada somente externamente, mas internamente também para perceber quais são os desafios que ainda existem para que você alcance a plena realização profissional. Pode ser que o empecilho para o seu crescimento na carreira seja a falta de uma visão mais clara do seu potencial e do quanto pode brilhar. Não tenha medo de se colocar na linha de frente para criar oportunidades palpáveis de sucesso.

7 – Mensure os resultados

A visão de águia é capaz de levar as suas realizações profissionais mais longe e para aproveitar verdadeiramente esse sucesso recomendo que de tempos em tempos seja feita uma mensuração dos resultados. Esse trabalho de avaliação deve ter como foco encontrar pontos de melhoria e o que pode ser replicado em novos projetos com mais sucesso.

8 – Não tenha medo do desconhecido

Seguindo todos os passos listados acima você terá desenvolvido e utilizado a visão de águia em prol do crescimento da sua carreira chegando a um lugar confortável. Contudo, preciso dizer que para manter esse espírito de águia vivo é necessário aprender a deixar o conhecido e alçar novos voos para novos desafios. Se você percebe que não tem mais para onde crescer na companhia em que está e esse é um desejo real recomendo que trace novas metas para a sua carreira.

Gostou de conhecer os 8 passos para desenvolver visão de águia na sua carreira? Deixe seus comentários!

 Copyright:  133493660 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ismaeljorda