Visão compartilhada e o sucesso da empresa

Visão compartilhada e o sucesso da empresa

Na busca pelo sucesso crescente das companhias se estabeleceu um novo conceito de gestão do capital humano, a visão compartilhada, em que as metas e objetivos são comuns aos colaboradores, se sobrepondo a um ritmo de trabalho individual. Para que as pessoas trabalhem coletivamente é essencial que exista engajamento entre elas e isso somente se dá através da ideia de que todos estão trilhando o mesmo caminho.

 

As melhores estratégias para o sucesso da sua empresa você confere no meu canal. Inscreva-se agora!

 

O Conceito de Visão Compartilhada

Para realizar a visão da empresa, a companhia precisa contar com colaboradores dispostos a desenvolver os projetos empresariais usando o máximo do seu potencial para isso. É nesse ponto que entra o conceito de Visão Compartilhada, que é muito mais profundo do que somente estabelecer metas e objetivos comuns para os funcionários. O engajamento, que já citei acima, é o diferencial de organizações bem-sucedidas no mercado.

Os integrantes do quadro de funcionários de uma empresa devem atuar no dia a dia com sinergia e com o desejo real de chegar a bons resultados. Dessa forma, deve ficar claro que a aplicação desse conceito de gestão de pessoas vai além de simplesmente listar metas para serem alcançadas coletivamente.

Pode ficar mais claro se o gestor pensar: “Afinal, o que estamos tentando criar?”. A resposta para essa questão deve ser a mesma para todos os integrantes da equipe e estar alinhada com a visão da empresa, pois esse é o objetivo central do capital humano de uma companhia.

Visão Compartilhada Como Modelo de Gestão Motivador

O ser humano trabalha, de maneira geral, na busca por realizar grandes feitos e, por isso mesmo, esse modelo de gestão dos colaboradores se mostra potencialmente motivador. Os funcionários têm a compreensão de que estão atuando em conjunto para realizar algo maior e mais importante. A motivação da equipe é uma das bases para alcançar o sucesso.

Quanto mais motivados estiverem os funcionários, mais eles irão trabalhar com afinco e dedicando ao máximo os seus esforços. Pessoas motivadas têm mais energia para encontrar soluções criativas para os seus mais variados problemas. Lembre-se que o capital mais valoroso que a sua organização possui é o humano.

Integração ao Todo

Outra questão que é satisfatoriamente atendida pelo conceito de Visão Compartilhada é o de se sentir integrado ao todo. As pessoas têm a necessidade de se encaixar em grupos e conjuntos, isso é válido também para o trabalho. A sensação de pertencimento atribui um valor diferenciado para o papel dos colaboradores na empresa. Mais um fator que gera motivação e que se destaca por delinear um sentimento novo em relação ao ambiente de trabalho.

Benefícios Práticos da Visão Compartilhada

Abaixo listei os principais objetivos que a Visão Compartilhada oferece para o dia a dia de trabalho e de que maneira ela impacta na realização das tarefas.

Criatividade: A palavra-chave para as organizações que estão buscando uma forma de se consolidar no mercado. Os profissionais conseguem usar o seu potencial criativo em maior escala quando têm a orientação clara de qual caminho devem percorrer.

Redução das refações: Um dos principais motivos de prejuízo, no que concerne ao setor de gestão de pessoas, se refere à necessidade de refações. O isolamento dos funcionários pode fazer com que eles se percam na realização das suas tarefas e, com isso, acabem incorrendo em erros que poderiam ser facilmente evitados. A partir do momento em que todos trabalham em busca das mesmas metas é mais fácil que exista um trabalho coletivo com resultados visíveis na prática.

Oferece visão macro do capital humano: O estabelecimento de metas comuns da Visão Compartilhada permite que o gestor de recursos humanos conheça melhor o trabalho de cada uma das peças do seu tabuleiro, de maneira a poder utilizá-las com o máximo do seu potencial. O conhecimento é imprescindível para saber como organizar os projetos e distribuir as tarefas.

Retenção de talentos: Atualmente, um dos grandes desafios das corporações está em conseguir manter os melhores colaboradores integrados aos seus quadros. A retenção de talentos passa por uma série de ações pertinentes, como a oferta de qualificação, bônus por produtividade e, também, pelo reconhecimento da relevância da atuação de cada um dos colaboradores. Por isso, a Visão Compartilhada também é essencial para a retenção de talentos.

Impulsiona o trabalho realizado em equipe: A forma como os colaboradores trabalham em conjunto é determinada pelo clima que existe na companhia. Quando todos compreendem que, mesmo não estando na mesma linha da hierarquia, têm funções importantes para a realização do todo, o trabalho em equipe se fortalece. Equipes que têm metas comuns e estão engajadas trabalham melhor entre si.

Alinha os esforços: Os esforços de todos os funcionários se tornam mais alinhados de acordo com o estabelecimento de metas em comum. A busca por realizar algo maior que depende de todos é um grande elo entre os colaboradores. Por isso, empresas que adotam a Visão Compartilhada têm tanto a ganhar em termos de realização.

O que você achou do conceito de Visão Compartilhada? Como você acha que pode aplicá-la à sua companhia?

 

Saiba mais sobre Visão Compartilhada e assuntos relacionados. Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!