É muito importante conhecer todas as áreas da empresa que você faz parte

É muito importante conhecer todas as áreas da empresa que você faz parte

Conhecer profundamente todas as áreas da empresa é fundamental para uma gestão global que observe os pontos passíveis de melhoria, mantendo, assim, o ritmo de crescimento constante. Todo gestor deve se questionar a respeito do quanto está a par de diferentes setores da companhia, afinal é a soma de cada pequeno detalhe que oferece um resultado final sólido. Cada setor existente tem um papel e um impacto para o bom andamento.

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Por Que o Conhecimento de Todas as Áreas da Empresa é Essencial?

Toda companhia pode ser comparada a um ecossistema, em que cada elemento que a compõem tem uma razão para existir e atuar de uma determinada maneira. Quando um desses componentes deixa de cumprir a sua tarefa central, todo o restante sente o impacto. Se não há um acompanhamento de perto, é possível nem ter ideia do que não está funcionando.

O gestor de uma organização deve saber quais são as metas e objetivos de cada setor, bem como quais são as ações que estão sendo tomadas para alcançar esses resultados. Além disso, é fundamental que o líder da companhia consiga inspirar o sentimento de unidade entre os diferentes setores. A competição não está somente do lado de fora, as disputas começam internamente, entre os departamentos por orçamentos mais abundantes e entre os indivíduos da mesma área por reconhecimento de relevância.

Investigando a Fundo as Áreas da Empresa

A partir do entendimento de que cada área da companhia representa uma engrenagem que deve funcionar no mesmo ritmo que as demais para oferecer o resultado desejado, pode surgir o questionamento de como ficar a par de todas as questões. A seguir vou te ajudar a desenhar uma estratégia para conhecer os pontos fracos da sua organização encontrando as causas para eles.

Problemas de produtividade

Teoricamente, a sua empresa tem capacidade para produzir mais do que vem entregando? Se já faz algum tempo que as metas de produtividade não estão sendo alcançadas, é essencial buscar o cerne da questão, o primeiro passo é se certificar de que são metas possíveis de serem realizadas. Tendo certeza de que não está exigindo mais do que o maquinário e os funcionários podem realizar, é interessante verificar como está o clima organizacional.

Trata-se da forma como os colaboradores se relacionam entre si. Saiba que a existência de pequenos mal-entendidos entre indivíduos de uma mesma equipe pode resultar m queda de produtividade. Não podemos esquecer que os funcionários da companhia, antes de qualquer coisa, são pessoas com sentimentos que influenciam na maneira como trabalham.

O gestor eficaz reconhece no capital humano seu principal bem e, por isso, busca conhecer suas necessidades e atender as demandas. A criação de um simples programa de integração entre os colaboradores pode fazer com que as pessoas trabalhem com mais assertividade entre si gerando melhores resultados.

Falta de alinhamento dos números entre setores

Novamente, vou fazer o paralelo entre a estrutura de uma organização e um ecossistema, em que cada elemento tem uma função particular para o todo. Então, se o setor de compras não estabelece sua estratégia com foco nas metas do setor de produção, pode ser que sobrem ou faltem insumos, desequilibrando o todo. Pode parecer óbvio, mas muitas empresas pecam pela falta de comunicação entre seus setores.

Todos os departamentos devem participar do estabelecimento de metas trimestrais, semestrais e anuais da companhia. O ideal é determinar um objetivo geral para a empresa e divulgar o mesmo para todos os setores. A partir desse objetivo amplo, vão sendo destrinchados os objetivos específicos de cada departamento, reforçando que o trabalho de todos eles tem grande relevância.

Percepção distorcida da imagem da empresa

Ao percorrer e conhecer todas as áreas da empresa, o gestor tem a oportunidade de identificar qual é a percepção que o público interno tem da companhia. A visão dos colaboradores diz muito sobre a imagem do público consumidor. Quando há discrepância entre a imagem interna e aquela que é ‘vendida’ pelo marketing, pode ocorrer uma quebra de confiança dos consumidores.

Há alguns anos, talvez fosse difícil que esse tipo de situação viesse à tona para o grande público, no entanto, com o advento das redes sociais, nada mais fica camuflado por muito tempo. Exatamente por isso é importante estabelecer valores para a companhia seguir e verificar se eles estão sendo aplicados na prática. Não se deve seguir a política de ‘faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço’.

Integrar Para Crescer

Organizações em que os departamentos atuam de forma independente, sem coordenar estratégias ou ações, costumam se ver a deriva num grande oceano. A integração dos diferentes departamentos é uma forma de conseguir mais assertividade no método de trabalho. Então, a principal estratégia deve ser fazer com que todos os braços apontem para a mesma direção.

Você está por dentro de todas as áreas da empresa? Conseguiu identificar pontos que podem ser melhorados? Deixe seus comentários!

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