Práticas sustentáveis nas empresas

Práticas sustentáveis nas empresas

De uns tempos para cá, uma das práticas que mais tem feito diversas empresas ao redor do mundo se destacar no mercado é sua preocupação com aquilo que envolve a sustentabilidade. As organizações que desejam obter sucesso e mostrar valor a seus clientes adotam medidas de preservação do meio ambiente, que vem sendo cada vez mais degrado, devido há anos e anos de ação do homem sobre a natureza.
 
Infelizmente esta ainda é uma prática recorrente e que requer medidas urgentes, para que haja uma mudança de pensamento e de comportamento, não só das empresas, mas da sociedade como um todo. Em suma, todos nós devemos ser responsáveis pela adoção de práticas sustentáveis na vida cotidiana, visto que os impactos causados contra a natureza, já estão trazendo diversos prejuízos à saúde de milhões de pessoas e animais.
 
Empresas que se tornam ou que já são sustentáveis têm como benefícios um clima mais ameno e harmonioso entre todos os colaboradores que dela fazem parte, e, consequentemente, obtêm lucros a partir de práticas verdes implantadas em seu dia a dia organizacional. É pensando nisso que resolvi escrever este artigo e lhe apresentar algumas práticas sustentáveis que você pode adotar a partir de agora em sua empresa, e torná-la ainda mais valorizada, seja qual for o mercado em que ela atua.
 

Sustentabilidade: do que se trata?

 
Para quem ainda não tem familiaridade com o termo sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável, vou explicar um pouco mais do que se trata. Estamos falando basicamente de algo que devemos preservar aqui e agora, para garantir um futuro de qualidade às gerações que estão por vir. Isso envolve a capacidade que nós, enquanto indivíduos, temos de interagir com o meio em que vivemos, sem degradá-lo, preservando e cuidando dele, da melhor maneira que podemos. Isso é importante para que, aqueles que virão depois de nós, tenham condições de viver plenamente no mundo, sem que lhe falte nada de primordial, como água, alimentação e energia, por exemplo.
 
No ambiente organizacional, para que uma empresa possa se autodenominar sustentável, ela precisa ser ecologicamente correta e viável, socialmente justa e também culturalmente diversa.
 

Práticas sustentáveis nas empresas

 
Conforme citei no início do texto, adotar práticas sustentáveis em sua empresa vai fazer com que ela seja ainda mais valorizada pelos clientes que lhe acompanham, e vai fazer com que você conquiste ainda mais consumidores para que o seu negócio cresça de forma sempre positiva. Vamos conhecer algumas práticas mais sustentáveis:
 

1. Nada de copos descartáveis

 
Empresas sustentáveis incentivam seus colaboradores e eliminarem o uso de copos ou qualquer tipo de material descartável, pois, quanto mais eles são utilizados, mais lixo eles geram. Sendo assim, cabe a você enquanto empreendedor, suspender a compra destes, e fazer campanhas que incentivem o seu grupo a usar canecas ou copos laváveis e, se tiver de fazê-lo que seja a compra de uma quantidade mínima, que não gere tanto lixo de maneira desordenada. Em meu empreendimento, por exemplo, implantei o uso de squeezes, aquelas garrafinhas personalizadas para que todos possam ajudar a construir uma empresa mais sustentável do ponto de vista ecológico, financeiro e humano.
 

2. Economize papel, água e energia

 
Fazer campanhas de economia de papel, água e energia no ambiente de trabalho é fundamental para que seus colaboradores adotem esta prática no dia a dia e lhe ajudem a adotar práticas sustentáveis na empresa. Lembre-os de sempre pensarem duas vezes antes de fazerem uma impressão, de fecharem a torneira quando não estiverem usando a água e de desligarem as luzes e os equipamentos todos os dias ao final do expediente.
 
Isso vai fazer não só com que o meio ambiente ganhe, mas também você vai economizar na conta de energia e na compra de suprimentos de papel no final de cada mês.
 

3. Invista na reciclagem

 
Se não vai mais utilizar, encontre uma maneira de reciclar os materiais que antes seriam descartados. Os papéis que foram utilizados para impressão e não servem mais, podem virar folhas de rascunho ou pequenos blocos de anotação. Além disso, você pode espalhar pela empresa lixeiras, para facilitar a separação do lixo orgânico do lixo reciclável, por exemplo.
 

4. Utilize equipamentos econômicos

 
Ar condicionado, geladeira, impressora, computadores, entre outros equipamentos, podem ajudá-lo a economizar energia e suprimentos e também a tornar a sua empresa ainda mais sustentável. Neste sentido, opte por aparelhos mais novos e que estejam dentro dos padrões de classificação de consumo sustentável de energia.
 

5. Incentive o uso de transportes alternativos

 
Nem sempre é vantajoso sair de casa e ir trabalhar utilizando o carro próprio, principalmente em grandes metrópoles como São Paulo, por exemplo, onde o trânsito é um dos maiores causadores de estresse e poluição que existem em nosso país. Por isso, incentive seus colaboradores a utilizarem o transporte coletivo ou a irem trabalhar de bicicleta, caso seja possível.
 
Outra coisa que você pode fazer também e que é altamente eficiente é estimular as caronas solidárias, em que um colaborador dá carona a outro ou outros que morem perto dele, fazendo com que mais carros permaneçam nas garagens e não poluam o meio ambiente.
 

6. Invista em treinamentos sobre sustentabilidade

 
Promova treinamentos sobre sustentabilidade para todas as suas equipes de trabalho, mostrando a elas a importância de adotar práticas sustentáveis, não só no ambiente empresarial, mas também em casa e nas ruas das cidades onde cada um reside.
 

7. Crie projetos de preservação do meio ambiente

 
Crie, dentro de sua empresa, com a ajuda de seus colaboradores, projetos de preservação do meio ambiente. Esta é uma maneira eficiente de ser ainda mais sustentável e de agregar valor diante de seus clientes e stakeholders.
 

8. Respeite as leis ambientais

 
Muitos países, hoje em dia, têm leis ambientais que precisam ser cumpridas, não só por empresas, mas também pela sociedade como um todo. Neste sentido, é primordial que você conheça a fundo a lei, como ela funciona, bem como quais são suas obrigações enquanto empresário e empreendedor, para não ferir qualquer uma de suas normas.
 

9. Não polua

 
A poluição do meio ambiente é uma das formas que mais o degrada, e que impacta diretamente no nosso modo de viver, pois, a partir do momento que uma empresa lança produtos químicos nos rios, por exemplo, ela está poluindo o lugar em que muitos animais vivem e consequentemente, tiram o sustento de muitas famílias, que vivem somente disso.
 

10. Utilize fontes de energia renováveis

 
Nos processos de produção da sua empresa, verifique a possibilidade de utilizar fontes de energia renovável, como energia solar, por exemplo, que já é uma realidade em muitas organizações ao redor do mundo, e sua instalação deixou de ter um alto custo para a empresa que adota esta medida.
 
A sustentabilidade empresarial se tornou praticamente uma obrigação das empresas que desejam se destacar no mercado cada vez mais competitivo em que estamos inseridos atualmente. Verifique de que forma você pode adotar estas medidas em sua organização e passe, agora mesmo, a oferecer este diferencial ao seu público-alvo e demais stakeholders. Além de ajudar o planeta e criar uma corrente de sustentabilidade, você dá exemplos aos seus clientes e a outras empresas de que ter um negócio sustentável, do ponto de vista ambiental, também é possível sim!
 
O que você achou deste conteúdo? Deseja receber mais sacadas empreendedoras? Então continue acompanhando meus posts aqui, em minhas redes sociais e o meu canal no Youtube.