Saiba como tornar sua empresa mais competitiva

Saiba como tornar sua empresa mais competitiva

Saber como lidar com a concorrência é fundamental se você deseja ter uma empresa de sucesso. Estar de olho no que seus concorrentes estão fazendo é uma parte importante de ter um negócio bem sucedido, entretanto muitas empresas acabam ignorando isso. O que não é uma boa ideia, principalmente em cenários de crise como o que o Brasil está vivendo atualmente.
 
Se você quer saber como manter uma vantagem competitiva e se destacar no seu segmento de mercado, acompanhe as dicas que daremos a seguir e veja que atitudes deve ter.
 

Atitude 1 – Conhecer os Seus Clientes e a Concorrência

 
Para conseguir se destacar você precisa conhecer bem o cenário no qual está inserido, e isso inclui os seus clientes e a concorrência.
 
Conheça bem os seus clientes e o que eles esperam de você. As expectativas do consumidor podem mudar drásticamente quando as condições econômicas são instáveis. Descubra o que importa para os seus clientes agora, se é o preço mais baixo, pagamento facilitado, um serviço mais flexível, os produtos mais recentes. Revise suas estratégias de vendas e marketing e verifique se elas estão em conformidade com as necessidades atuais do seu público alvo.
 
Descubra quem são seus concorrentes e o que eles estão oferecendo. Isso irá identificar as áreas em que você precisa melhorar para competir com eles, bem como buscar meios para se diferenciar e sair na frente.
 

Atitude 2 – Investir em Marketing e na Imagem da Sua Empresa

 
Todo mundo sabe que a propaganda é a alma do negócio, afinal é por meio dela que as pessoas passam a conhecer uma empresa e seus produtos. Invista no marketing para dizer às pessoas quem você é, o que você vende e porque elas devem comprar de você. Se sua empresa está começando e você não tem como investir em campanhas caríssimas, não se preocupe. As redes sociais, por exemplo, são um meio muito eficiente de divulgação e exigem pouco investimento, basta traçar a estratégia certa.
 
Outro ponto importante é investir na imagem da empresa. Isso inclui passos simples, como pintar a fachada a fim de dar ao estabelecimento um toque mais moderno e torná-lo convidativo para os clientes, renovar os cartões de visitas, o site, a embalagem dos produtos. Enfim, dar uma cara nova para tudo o que representa a empresa, sempre pensando no público que se pretende atingir.
 

Atitude 3 – Conquistar Novos Clientes e Manter os Antigos

 
Muitas empresas pecam, pois focam apenas em conquistar novos clientes e se esquecem dos antigos. Para se destacar, é muito importante ter uma estratégia competitiva de atenção aos clientes, para que eles permaneçam e não acabem indo para a concorrência.
 
Buscar novos mercados pode ser uma boa opção. Se você tem uma loja física, por exemplo, pode ser interessante começar a vender seus produtos online, expandindo seu negócio e podendo ter clientes de todo o Brasil ao invés de resumi-los apenas a sua cidade e região.
 
Da mesma forma que você tem a preocupação de conquistar clientes novos, seus concorrentes também têm. Os seus clientes atuais são o público alvo deles. Por isso é muito importante que sua empresa proporcione o melhor serviço possível ao cliente, suprindo suas necessidades e expectativas, para que eles não tenham motivos para começar a comprar em outro lugar.
 
Se possível, considere oferecer facilidades para sua clientela atual, como melhores condições de pagamento, descontos ou programas de fidelidade. Lembre-se, é mais barato e mais fácil manter os clientes que você já tem do que encontrar novos.
 

Atitude 4 – Seja o Melhor Empregador

 
Quando se fala em empresa competitiva no mercado pouco se pensa na importância da equipe que faz com que tudo aconteça. Sim, sem os funcionários nenhuma organização conseguiria chegar a lugar algum. Por isso, se quer que sua empresa se destaque, seja o melhor empregador que seus colaboradores podem ter.
 
A mão de obra qualificada e motivada faz com que as empresas cresçam cada vez mais. Entretanto, atrair bons profissionais significa mais do que apenas pagar um bom salário. As pessoas costumam se interessar, também, por um ambiente de agradável e benefícios, como horário flexível e oportunidades de crescimento dentro da organização.
 

Atitude 5 – Olhe Para o Futuro

 
As empresas que planejam seu crescimento são mais bem sucedidas e competitivas do que aquelas que estão felizes com o patamar no qual se encontram. Acompanhe a evolução do seu setor, siga as tendências de consumo, invista em novas tecnologias e tenha uma ideia clara de onde você quer estar em um, três e cinco anos. Isso é inteligência competitiva, saber onde você quer chegar e traçar estratégias para tal. Pensar no futuro é a melhor forma de se preparar para ele.
 
Apenas ter um mapa não significa que você vai começar uma viagem. Aqueles que não têm uma orientação clara para o futuro podem dizer: “Meu objetivo é ser um astronauta, mas isso não é algo que depende de mim”. Enquanto isso, aqueles que sabem a importância de olhar para o futuro para se planejar dizem: “O que eu tenho que fazer para me tornar um astronauta?”. Conseguiu perceber a diferença?