Você sabe como andam as vendas de sua empresa?

Você sabe como andam as vendas de sua empresa?

Quando um empreendedor idealiza um projeto ou produto, ele precisa organizar algumas etapas para que nenhum problema relacionado às suas vendas impeça o crescimento de sua futura empresa. Má administração, uma equipe mal treinada e falta de incentivo aos vendedores são alguns dos contratempos que podem acontecer se a empresa não investir num acompanhamento de vendas.

O ideal é que cada empresário faça uma espécie de blindagem da sua empresa para que possíveis problemas sejam eliminados logo no início. Esse é o trabalho do time que vai gerenciar o negócio de perto: uma equipe responsável por avaliar os resultados mensais, controlar as receitas geradas, acompanhar as vendas, os pagamentos, os prazos de fornecedores e tudo mais.

Acompanhamento de vendas

 
Você sabe como andam as vendas da sua empresa? Tem acompanhando o que tem acontecido nos seus caixas? O empreendedor precisa ter noção do que faz o seu negócio girar e assim, organizar e prever todo tipo de comportamento variável e que impacta diretamente em seu faturamento.

O líder é essencial para manter o controle de vendas organizado. É ele que é o responsável por fazer a supervisão constante de duas variáveis que influenciam diretamente nas vendas: o faturamento e o lucro. Para ter certeza de que a sua empresa está no verde, é preciso prestar muita atenção nesses dois pontos dentro do acompanhamento de vendas da empresa.

Essa gerência é responsável por diferentes tarefas que vão do âmbito interpessoal, no que diz respeito à equipe ao desenvolvimento de planos de ação, tomada de decisão, correção de erros e alinhamento de metas de curto, médio e longo prazo.

Para isso, alguns métodos são indispensáveis para que essa condução rumo ao sucesso seja cada vez mais possível. Continue lendo, pois vamos conhecer algumas delas a seguir:

Estimular vendedores

 
Como já te falei antes em outros posts, uma empresa só tem sucesso pleno quando todas as suas equipes estão alinhadas. Por isso, seja o líder motivador e inspirador que seus profissionais de vendas precisam. Apresente sempre desafios realistas, motive seu desenvolvimento, traga novidades como cursos de aperfeiçoamento e ferramentas que melhorem o trabalho diário e faça com que se sintam cada vez mais pertencentes e importantes para o alcance dos resultados da empresa.

Trate seus colaboradores como se fossem todos jogadores de um grande campeonato, onde o estímulo, a tática e a ação têm que andar todos juntos em prol de um objetivo maior: vender mais.

Reunião de Alinhamento

 
A prática das reuniões deve ser regra, afinal, são elas que permitem que todos saibam o que está acontecendo na empresa e é o momento de atualização das demandas e prioridades dos colaboradores. Um líder empenhado participa e propõe cada vez mais encontros de atualização onde os resultados podem ser mostrados podem ser apresentados.

Comportamento do cliente

 
Acompanhando seu negócio de perto te permite conhecer melhor sua clientela, não é mesmo? Mas e como gerenciar essa gama de potenciais compradores, as demandas diárias e os desafios constantes? Usando algum tipo de suporte online de CRM (Customer Relationship Management) ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. Essas ferramentas catalogam os seus contatos da forma mais otimizada e ajudam muito na tomada de decisão.

Competitividade

 
Ao estimular mais vendas, uma competitividade automática se instala na equipe. Afinal, quem é o vendedor que vai bater mais metas esse mês? Use isso a seu favor, empreendedor. A energia que sua equipe vai gastar ao tentar chegar lá pode ser usada de diferentes formas. Uma delas é o uso da técnica de gamification, onde se transforma tudo em jogo, em tarefa com recompensa.

Por exemplo, para cada venda o colaborador vai ganhar uma estrelinha. Ao ter 10 estrelinhas ele ganha uma premiação. Ideias como essa são simples, mas funcionam como um estímulo a que seus profissionais se mantenham ainda mais focados e motivados.

Seja um líder parceiro

 
Um colaborador feliz é aquele funcionário que é reconhecido por seu líder e que sente que o seu trabalho faz a diferença para a empresa. Portanto, dedique-se também aos seus vendedores, dê feedbacks de correção, reconhecimento e melhoria. Elogie de forma sincera, seja justo na hora de reconhecer, respeitoso na forma cobrar e busque usar a reciprocidade como um dos valores da gestão dos seus profissionais.

Vantagens de se fazer o acompanhamento

 
O acompanhamento de vendas tem inúmeros benefícios, mas o maior deles é a previsão e o monitoramento do faturamento mensal da empresa.  Fazer esta gestão é importante para avaliar se as promoções estão surtindo o retorno desejado, para saber se é hora de mudar a estratégia de vendas, para identificar quando um produto está sendo bem aceito ou não ou mesmo se a abordagem da equipe de vendas é a mais adequada ao público que você deseja alcançar.

Realizando esse tipo de supervisão, todos os tipos de recursos como os dos setores de marketing, estoque, vendas, financeiro, podem trabalhar unidos em prol das metas alimentadas a cada início de mês. Sem falar que junto dessa auditoria, é possível preparar o time de vendas para as variações que o mercado proporciona como período de fim de ano, datas comemorativas, queima de estoque. Toda oportunidade de negócio deve ser aproveitada e com uma equipe treinada para isso, os resultados são ainda mais potencializados.  Lembre-se disso empreendedor, trace estratégias efetivas para fazer o acompanhamento de suas vendas e veja seu faturamento dar um salto