Qual a diferença de agilidade e pressa?

Qual a diferença de agilidade e pressa?

A vida moderna nos trouxe diversas vantagens. Hoje, conseguimos estar mais “próximos” das pessoas que amamos, mesmo que elas não vivam no mesmo país que nós; por exemplo. Conseguimos chegar bem mais rápido aos lugares com a ajuda do GPS; temos acesso à informação instantaneamente e, de maneira ainda mais fácil e rápida por meio da internet e, assim, nos tornamos ávidos por agilidade nos serviços que recebemos.
 
Mas como tudo na vida tem um lado positivo e negativo, toda esta facilidade traz consigo alguns ônus com os quais temos que arcar. Por exemplo: nos dias atuais, as coisas acontecem de forma tão acelerada, que nem conseguimos assimilar os acontecimentos, pois somos bombardeados de informações e notícias a todo o momento.
 
Isso faz com que nos tornemos também apressados demais e com que percamos a paciência facilmente. Ou seja, como empreendedores nós não queremos mais esperar muito tempo para ter sucesso em nossas empresas ou em nossa vida pessoal. Além disso, cobramos de forma demasiada a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor, e se elas não atendem às nossas expectativas, em pouco tempo, às descartamos.
 
Por esta e muitas outras razões, hoje resolvi falar da importante diferença entre pressa e agilidade, para que nós, enquanto empresários, nos cobremos e cobremos de maneira correta nossos colaboradores, sem pressioná-lo de forma improdutiva e exagerada. Acompanhe-me nesta leitura e, ao final, deixe o seu comentário dizendo o que achou, ok?
 

Uma sutil diferença

 
Todos nós vivemos com muita pressa. Isso é um fato irrefutável. Não dá pra negar que sempre queremos chegar logo ao nosso destino, seja ele o local aonde trabalhamos ou ao sucesso enquanto empresários e empreendedores. A grande questão a ser analisada, é que nem sempre a pressa é a nossa melhor companheira, pois ela pode fazer com que tenhamos comportamentos e atitudes, que prejudicam o nosso futuro e o de nossos negócios.
 
Neste sentido, é necessário entender a grande diferença existente entre pressa e agilidade, para que possamos cobrar de nossos colaboradores, principalmente, uma melhor gestão de tempo, de desempenho, bem como um trabalho de excelência em nossas empresas.
 

Pressa

 
Sabe quando você está ansioso, querendo que os resultados de seus investimentos apareçam logo, que a sua empresa cresça em um mês, quando a projeção é para que ela cresça em dois anos ou mais, e assim por diante? Pois é, isso é sinônimo de pressa, e todos nós sabemos que ela não é a melhor companheira.
 
É preciso entender, que tudo tem um tempo para acontecer e amadurecer. Se você quer que os resultados de seus negócios surjam antes do tempo, você está com pressa e preza mais pela quantidade do que pela qualidade destes resultados. Não estou dizendo que você deve investir e ficar de braços cruzados, esperando que um milagre aconteça.
 
Entretanto, querer atropelar o processo natural das coisas, só vai fazer com que você tome decisões precipitadas e tenha comportamentos e atitudes que só vão te prejudicar e prejudicar o futuro de seus negócios. Sendo assim, pense melhor e tenha um pouco mais de paciência, trabalhando a sua sabedoria e resiliência, para esperar que a sua organização dê os frutos que você tanto espera, na hora certa.
 

Agilidade

 
Se o que você deseja é que seus colaboradores tenham mais produtividade no trabalho, o que você deve exigir deles é quem sejam mais ágeis e não apressados. Agilidade remete à qualidade, a planejamento, organização. Quando você ou seus funcionários executam uma atividade ou um projeto, respeitando cada uma das etapas, sem atropelar nenhuma parte do processo que foi planejado para que gere bons resultados no final, você está prezando pela qualidade deste resultado, que é exatamente o que seus stakeholders esperam.
 
Ser ágil, ao invés de ser sinônimo de pressa, é sinônimo de maturidade, de pensar duas, três, ou quantas vezes for preciso, antes de tomar qualquer decisão precipitada. É deixar a ansiedade de lado e agir com inteligência emocional, para que não haja nenhum arrependimento ou para que não ocorram erros durante a execução das demandas e projetos.
 

Como ser mais ágil?

 
É claro que se você não tinha conhecimento sobre a diferença existente entre agilidade e pressa vai ter um pouco de dificuldade para se adaptar e se tornar mais ágil ao invés de apressado em seu dia a dia. Entretanto, para ajudá-lo, aqui vão algumas dicas práticas, que você pode começar a inserir à sua rotina agora mesmo. Confira:
 
1. Tenha foco ao executar suas atividades;
 
2. Organize-se e faça um planejamento para suas ações;
 
3. Utilize ferramentas de gestão de tempo;
 
4. Monitore e mensure os seus resultados;
 
5. Estabeleça prioridades;
 
6. Pense antes de agir.
 
Estas dicas vão ajudá-lo a reorganizar a sua rotina, tanto no trabalho quanto fora dele, e torná-lo um empreendedor, empresário e líder ainda mais ágil e focado na qualidade e eficiência dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Lembre-se disso e construa resultados inteligentes, de forma sempre ágil, mas não necessariamente apressada.
 
Está gostando dos meus artigos? Das dicas que eu compartilho aqui em meu blog? Minhas sacadas empreendedoras estão contribuindo para o seu crescimento e para o crescimento da sua empresa? Então deixe o seu comentário, contando um pouco mais de suas experiências e compartilhe com seus amigos este texto, em suas redes sociais.