PNL - Utilize essa ferramenta para gerar crescimento em sua empresa

PNL - Utilize essa ferramenta para gerar crescimento em sua empresa

Muito tem se falado a respeito das técnicas de PNL e seus benefícios para a vida dos indivíduos. Entretanto, a Programação Neurolinguística também pode ser extremamente útil nas organizações, atuando no desenvolvimento dos colaboradores e, assim, aproximando-se cada vez mais da excelência. No artigo de hoje darei maiores detalhes sobre as vantagens que a PNL pode oferecer para a sua empresa.
 

O Que é PNL?

 
A Programação Neurolinguística é uma abordagem de comunicação e desenvolvimento pessoal que foi criada nos anos 70 por Richard Bandler e John Grinder. Trata-se de um método utilizado para influenciar o comportamento do cérebro (neuro) através do uso da linguagem (linguística) e outros tipos de comunicação, para permitir que uma pessoa consiga reprogramar a forma como o seu cérebro responde a estímulos diversos. Dessa forma, ela conseguirá manifestar comportamentos novos e melhores.
 
Na infância, os seres humanos costumam ser influenciados pelo exemplo e, de forma inconsciente, imitam as atitudes de seus pais e irmãos mais velhos. Conforme crescem, se tornam independentes e deixam de se espelhar em outras pessoas. A PNL visa resgatar essa forma de aprendizado, tornando-a consciente e seguindo objetivos específicos, como, por exemplo, tornar-se mais produtivo, disciplinado, seguro, etc.
 

Benefícios das Técnicas de PNL Para Empresas

 
Os recursos humanos são o bem mais precioso que uma empresa pode ter e por meio das técnicas neolinguísticas é possível desenvolver os colaboradores, de forma que eles se tornem cada vez melhores e preparados para fazer a diferença. Alguns dos principais benefícios da PNL para empresas envolvem o desenvolvimento dos funcionários nos seguintes aspectos:
 
• Ao aprenderem a reprogramar o comportamento do seu cérebro, as pessoas conseguem se auto motivar, sem depender de estímulos externos.
 
• Focar nas atividades que são realmente importantes e descartar aquilo que não irá acrescentar na realização de seus objetivos.
 
• Se comunicar de forma mais eficaz, tanto interna quanto externamente.
 
• Se tornem líderes mais eficazes e passem a influenciar os outros de maneira mais positiva.
 
• Consigam se adaptar às mudanças de forma mais rápida e natural, o que é ótimo para acompanhar o movimento do mercado atual e o desenvolvimento de novas tecnologias.
 

Pontos Que Podem Ser Trabalhados Com a PNL em Empresas

 
A Programação Neurolinguística foi, inicialmente, concebida para ajudar em terapias e, por isso, é regularmente utilizada para curar fobias, diminuir a ansiedade, reduzir o estresse e superar traumas. No entanto, a capacidade de identificar os pensamentos e sentimentos e alterá-los, com o intuito de torná-los melhores, também é altamente benéfico para empresas.
 
Confira, a seguir, alguns pontos que a PNL está ajudando a melhorar nas empresas.
 

Comunicação Interpessoal

 
A PNL aborda a comunicação em vários níveis e não apenas no que se refere diretamente à fala. Empregadores em todo o mundo já puderam ver o benefício de desenvolver habilidades interpessoais com treinamento de inteligência emocional, incluindo princípios que reconhecem e usam padrões de linguagem poderosos para fortalecer a comunicação entre os colaboradores. A técnica também inclui o aproveitamento máximo dos lados não-verbais da comunicação, como, por exemplo, ser mais sensível aos outros, a fim de alcançar resultados cada vez melhores.
 

Liderança

 
A abordagem não foca apenas na melhoria do desempenho dos funcionários e é, também, projetada para fazer dos gerentes melhores líderes. Dessa forma, eles conseguirão ter maior sintonia com sua equipe e serem mais conscientes em relação à forma que estão se comunicando. Muitas vezes, as pessoas não têm conhecimento sobre como suas atitudes e linguagens são percebidas pelos outros, e a PNL também trabalha esse ponto.
 
Mudar a forma como você se comunica, pode fazer as pessoas ao seu redor se sentirem mais à vontade, felizes e motivadas. Todos esses benefícios contribuem para os bons resultados da empresa, fazendo com que os colaboradores se sintam mais valorizados e comprometidos com seu trabalho e seus colegas.
 

Confiança

 
A utilização das técnicas da PNL vai levar a uma maior confiança por parte de toda a equipe, o que irá melhorar capacidade de todos se comunicarem de forma mais concisa, identificar e ser claro sobre o que realmente importa. A confiança trará os seguintes benefícios para todos na empresa:
 
• Domínio de emoções, conseguir manter a calma mesmo quando se está sob pressão.
 
• Manter-se calmo e focado em todos os momentos.
 
• Conseguir manter a confiança e a motivação mesmo durante as negociações críticas.
 
• Usar uma linguagem mais precisa, a fim de articular seu ponto de vista de forma mais eficaz e conseguir criar argumentos convincentes e persuasivos.
 
• Mudar o comportamento indesejado em si mesmo e nos outros, gerenciando equipes de forma mais eficaz, motivando e inspirando os colaboradores todos os dias.
 

Segurança Para Falar em Público

 
Apresentar-se em público costuma ser um problema para muitas pessoas, o que pode atrapalhar, e muito, o desempenho de um profissional. Através da Programação Neurolinguística os indivíduos aprendem a controlar suas emoções e, com isso, conseguir falar em público com muito mais naturalidade e segurança.
 
Os benefícios da PNL para as empresas são muitos e, certamente, investir em treinamentos com essa abordagem trará resultados incríveis.