Para que serve a técnica de Scamper?

Para que serve a técnica de Scamper?

A técnica de Scamper é uma ferramenta que permite realizar brainstorm coletivo com a equipe em busca de ideias inovadoras que tragam resultados positivos. Muitas empresas trabalham de maneira engessada, perdendo a oportunidade de tornar seus produtos e serviços mais competitivos no mercado. A inovação nas empresas é uma necessidade para que elas se mantenham dentre as líderes de seus segmentos.
 

O Que é Técnica de Scamper Para Geração de Ideias Inovadoras?

 
Desenvolvida por Bob Eberlee, em meados do século 20, essa técnica tem como objetivo encontrar soluções inovadoras para questões pertinentes e, até mesmo, observar oportunidades em questões que pareciam obscuras. Através de uma sequência de perguntas, o método de Scamper torna mais claros caminhos que até então podiam ter passado despercebidos.
 

Significado de Scamper

 
A palavra Scamper é um acrônimo que guarda 7 quesitos que podem ser usados para encontrar a melhor solução para um problema e são elas:
 

S – Substituir

 
Neste ponto, a equipe deve concentrar seus esforços em determinar como o produto ou serviço em questão pode atuar no mercado como substituto de outro já existente. No campo das ideias, convém pensar em como algo que não parece tão factível pode ser substituído por outra – tão ou mais eficaz – mais facilmente realizável.
 

C – Combinar

 
Nessa etapa do método de Scamper, a equipe deve concentrar os seus esforços em determinar de que maneira pode combinar ideias diferentes ou um objeto e uma ideia para ter uma solução inovadora.
 

A – Adaptar

 
A adaptação de um pensamento já existente para uma nova realidade também é uma forma de desenvolver ideias inovadoras. Nesse caso, se deve pensar de que maneira o contexto pode modificar o decorrer de uma ideia e como fazer a sua adaptação.
 

M – Minimizar, Modificar, Tornar Maior

 
Nesta etapa, a concentração dos esforços criativos da equipe está em pensar como a ideia em questão pode ser modificada, sendo aumentada ou reduzida. Pensar em como alterar o seu tamanho por meio do aumento ou redução de frequência, volume, entre outras características.
 

P – Pensar em Usos Diferentes

 
Projetar o uso do produto em diferentes cenários, assim como para diferentes finalidades, é essencial para encontrar novas alternativas. A equipe pode concentrar parte do seu tempo a pensar como uma ideia bem-sucedida num segmento pode ser realocada em outro. Produtos e serviços também podem passar por essas modificações para que ganhem outro uso.
 

E – Eliminar

 
Muitas vezes, uma ideia só precisa passar por algumas subtrações ou adições de novos ingredientes para se tornar uma boa ideia. Exatamente por isso existe a etapa de eliminar no processo de desenvolvimento de ideias.
 

R – Reverter

 
Chegando nesta etapa, a equipe poderá pensar em como pode alterar o sentido de um produto ou serviço apenas revertendo alguns passos. Nesse caso, se pode fazer a alteração de algumas etapas ou, mesmo, alterar o tempo de produção.
 
A partir do entendimento de como funciona a técnica de Scamper fica mais fácil entender como gerar inovação nas empresas por meio dela.
 

Como Aplicar a Técnica de Scamper na Empresa?

 
Agora vou apresentar como inserir a técnica de Scamper no dia a dia da empresa para a geração de ideias inovadoras.
 

Brainstorm

 
Como deve ter ficado claro para você no que eu disse anteriormente, a técnica de Scamper funciona como um guia com 7 questões pertinentes que visam facilitar o encontro de soluções mais adequadas para cada problema proposto. Sendo assim, é interessante assumir que se fará uma espécie de brainstorm com a equipe, uma reunião criativa em que será exposto um problema para que todos possam contribuir com possíveis soluções.
 
O líder da equipe deve deixar claro que não há nenhum tipo de restrição quanto às ideias que podem ser apresentadas durante esse momento. Sendo assim, ninguém se sentirá intimidado a apresentar a sua visão para solucionar alguma questão que ficou no ar. As pessoas devem se sentir livres para verbalizar o que estão pensando a respeito do problema a ser solucionado.
 

Objetivo

 
A reunião criativa deve ter um objetivo definido a ser resolvido, pode ser como alavancar as vendas de um produto ou serviço, como vencer a concorrência no próximo lançamento ou como aumentar o faturamento em seis meses. Tendo a questão que precisa de solução devidamente apontada, deve-se seguir a lista do acrônimo Scamper para chegar a respostas satisfatórias.
 

Anote

 
Se for possível, anote numa superfície grande, como uma lousa ou um bloco de papel, para que todos vejam as ideias que estão sendo oferecidas pela equipe. Tendo essas ideias anotadas é possível passá-las por um filtro, de maneira a determinar quais são as mais eficazes para cada contexto.
 

Ideias Inovadoras

 
Nas primeiras reuniões criativas utilizando a técnica de Scamper já será possível identificar boas ideias que, talvez, não fossem imaginadas num primeiro momento. É interessante aprender como usar a criatividade a favor das melhores escolhas para a sua empresa.
 
Gostou de conhecer a técnica de Scamper para geração de ideias inovadoras? Deixe seu comentário!