Entenda o funcionamento do planejamento lojístico

Entenda o funcionamento do planejamento lojístico

A logística envolve o armazenamento e a distribuição de mercadorias, e tem como objetivo ligar a empresa ao mercado. Se não for realizada com eficiência, pode comprometer todo o esforço empregado nas etapas anteriores. Ter um planejamento logístico de qualidade é fundamental para que um produto ou serviço chegue até o seu cliente de forma ágil. Continue acompanhando e veja dicas para fazer um planejamento infalível.
 

O Que é Planejamento Logístico?

 
Os militares foram os primeiros a usar o termo “logística” para descrever o processo de fornecimento de equipamentos para as tropas que estavam em zonas de guerra. Hoje, as empresas usam a logística para gerenciar o fluxo de produtos que começa na produção e vai até a etapa da entrega.
 
Uma equipe de logística normalmente trabalha para se certificar de que a empresa tenha as matérias-primas necessárias para produzir itens a um preço razoável. Além disso, tem como função organizar o armazenamento dos produtos antes da venda, fazer o controle de estoque e encaminhar as mercadorias vendidas para o seu destino, que pode ser uma loja, um centro de distribuição, o cliente final, etc.
 

Dicas Para um Planejamento Logístico Eficiente

 
Dentro da logística empresarial cada processo é uma engrenagem e é importante que todas funcionem de forma coordenada para que o resultado seja satisfatório. Veja, a seguir, quais são esses processos e confira dicas para que sejam realizados da maneira certa.
 

Encontre Fornecedores de Confiança

 
Independente se você tem uma empresa baseada em produtos ou serviços, precisará do fornecimento de materiais para colocá-los em prática. Lidar com fornecedores é algo que faz parte da realidade de qualquer negócio e é importante poder contar com bons profissionais, para que se tenha acesso a matérias-primas de qualidade, entregues dentro do prazo, com um bom custo-benefício, entre outros fatores.
 
A busca por fornecedores deve ser minuciosa, pois trata-se de um elemento que pode ter total influência nos resultados. Se um fornecedor atrasa a entrega de um material, por exemplo, a produção também irá se atrasar e os clientes irão reclamar. Então, analise as empresas com cautela para escolher aquelas que poderão atender às necessidades do seu negócio com maior eficiência e eficácia.
 

Tenha uma Gestão de Estoque Eficaz

 
Empresas que trabalham com estoque precisam tomar dois tipos de cuidado: o primeiro é não manter um estoque muito grande e o segundo é que não seja muito reduzido. Isso é importante porque, no primeiro caso, os custos de armazenagem serão muito altos e, no segundo, porque uma quantidade pequena pode não ser suficiente para suprir as necessidades dos clientes e isso prejudica a imagem da empresa no mercado.
 
Então, é necessário que se encontre o equilíbrio entre manter um estoque razoável, que seja capaz de atender as demandas, mas sem a necessidade de investir muito nisso. Além disso, contar com um software de gerenciamento de estoque irá tornar o processo mais simples e eficaz, possibilitando que todos os setores interessados possam ter informações importantes sobre a entrada e saída de mercadorias.
 

Transporte de Qualidade

 
Para que os produtos saiam da fábrica e cheguem ao seu destino é necessário que sejam transportados. O destino pode ser outra empresa ou o cliente final e, nos dois casos, é fundamental que seja realizado com qualidade, o que envolve a sua conservação e o prazo para entrega. Como grande parte das empresas não tem condições de ter uma frota própria, acabam recorrendo a transportadoras terceirizadas que realizam o serviço.
 
Assim como disse em relação à escolha de fornecedores, tenha o mesmo cuidado para definir quem irá transportar os seus produtos. Afinal, de nada adianta você se esforçar para produzir itens de qualidade se o serviço de entrega oferecido for ineficiente. Mais do que bons produtos, o mercado exige que se ofereça bons serviços e isso inclui a entrega.
 

A Importância das Embalagens

 
Não adianta, também, contar com o serviço de uma ótima transportadora se a embalagem dos seus produtos não os protege. Durante o transporte, é natural que as caixas se movimentem e para que a mercadoria chegue intacta no seu destino é importante que esteja acondicionada de forma segura.
 
Quando se trata de produtos frágeis, como os fabricados em vidro, por exemplo, o cuidado deve ser redobrado. Imagine o tamanho do prejuízo que uma empresa teria se um lote de pratos embalados de maneira irregular quebrasse durante o transporte. Então, é importante investir em embalagens de qualidade, pois, mesmo que custem mais caro, podem evitar grandes custos.
 

Cumprimento de Prazos

 
Como disse anteriormente, não basta oferecer produtos de qualidade, é necessário que o serviço também seja satisfatório e os prazos têm total relação com isso. Dificilmente uma empresa que não realiza suas entregas dentro do prazo prometido consegue manter uma boa imagem perante os consumidores.
 
O uso de softwares de gerenciamento logístico pode ser muito útil na missão de realizar entregas no prazo. Investir nesse tipo de solução certamente traz retornos bastante positivos e ajuda na missão de fidelizar clientes.
 
Sua empresa conta com um planejamento logístico? Qual você acredita ser o maior desafio dessa área? Compartilhe sua experiência comigo nos comentários.