Automação de Marketing - Entenda como funciona esse processo

Automação de Marketing - Entenda como funciona esse processo

O principal objetivo do marketing é construir um relacionamento entre empresas e consumidores, a fim de que se tornam clientes. O universo digital trouxe uma série de opções para construir essa relação, como e-mails, anúncios em sites, blogs e redes sociais. Gerenciar tudo isso não é uma tarefa fácil e é aí que entra a automação de marketing, que visa otimizar o processo e torná-lo mais simples e eficaz.
 

O Que é Automação de Marketing?

 
Para que você entenda melhor o que é a automação de marketing irei citar alguns exemplos simples. Quando está navegando na internet, procurando determinado produto, já aconteceu de, logo em seguida, você receber um e-mail com uma promoção deste item? Isso é bem comum atualmente e é uma das funcionalidades da automação de marketing. Ferramentas específicas para este fim captam os chamados leads, que são os clientes em potencial e, então, disparam um e-mail para ele.
 
Outra situação interessante em relação à automação de marketing se refere às etapas da compra. Por exemplo: O consumidor fez uma busca de uma mesa, recebeu um e-mail com uma promoção e efetuou a compra. Já pensou no quão desapontado ele ficaria se, logo depois, recebesse um novo e-mail com o mesmo produto da mesma loja, mas por um preço mais baixo? A automação também cuida desse detalhe, pois, após a compra, retira o e-mail do cliente dessa lista inicial e passa para o pós-venda. Dessa forma, ele não receberá mais mensagens de promoção do produto que já comprou, mas sim de outros itens.
 
Tudo isso é realizado por meio de softwares que otimizam o marketing para buscar leads de forma automatizada. Afinal, fazer tudo isso manualmente seria humanamente impossível e as empresas teriam que contratar um grande time de pessoas, o que geraria custos muito altos. Com os softwares, as equipes podem ser menores e mais focadas em outras atividades, gerando muito mais resultados e conversões, que são as vendas efetuadas por meio dessas ferramentas.
 
Então, basicamente, a automação de marketing é uma forma inteligente de atrair clientes por meio da internet de forma automática. Todas as ações desejadas são programadas e é o sistema que irá colocá-las em prática, enviando e-mails, levando o consumidor à página desejada, etc. A automação pode ser realizada, inclusive, nas redes sociais, enviando mensagens prontas para o cliente, na programação de postagens, entre outras funcionalidades.
 

Motivos Para Investir na Automação de Marketing

 
Todo empresário deve saber a importância do marketing para um negócio, pois sem ele a relação entre marca e cliente se torna muito mais difícil de ser construída. A automação do marketing surgiu como uma forma de facilitar o processo e deixar os profissionais livres para criar campanhas mais eficazes. Além disso, eles podem acompanhar o funcionamento dos softwares de automação e seus resultados, a fim de fazer alterações sempre que necessário.
 
Se você tem uma empresa, pode tanto contratar os serviços de uma agência, quanto realizar o processo de forma interna. No caso das pequenas empresas, terceirizar essa tarefa pode a melhor opção, pois serão pessoas especializadas cuidando de todo o processo. O valor investido, comparado aos resultados, certamente terá um maior custo-benefício do que se fosse realizar sozinho, sem o suporte de especialistas.
 
Confira, a seguir, razões para começar a investir em automação de marketing.
 
Menos Custos e Mais Vendas: Por incrível que pareça, as ferramentas de automação podem promover uma redução de custos na empresa. Isso acontece porque os softwares focam exatamente naquilo que é necessário, e, com isso, as vendas também aumentam. Então, fazer esse investimento é o que eu chamo de unir o útil ao agradável, que é o que todo o empresário busca para o seu negócio.
 
Fortalece a Marca: Além de captar leads, que são os clientes em potencial, os softwares de automação de marketing focam naqueles que ainda precisam de mais informações para comprar um produto. Eles realizam um processo de fortalecimento da marca e construção de confiança com o consumidor.
 
Economia de Tempo e Dinheiro: Ao automatizar as atividades, os profissionais têm mais tempo para trabalhar em outros projetos e acelerar ainda mais as vendas. Isso sem contar que, se fosse necessário realizar todos os processos manualmente, o serviço teria um custo muito mais alto.
 
Personalização: As ações de marketing são realizadas por um sistema inteligente que oferece um contato diferente para cada perfil de cliente. Por exemplo, uma pessoa que já é cliente recebe e-mails diferentes daqueles que acessaram o site da empresa pela primeira vez. Isso permite que o resultado seja mais atrativo, já que o consumidor se sentirá muito mais acolhido pela marca do que se fosse um atendimento padrão e com mensagens prontas iguais para todos.
 
A automação de marketing oferece um universo de possibilidades para que as empresas conquistem mais clientes e mantenham aqueles que já foram conquistados. Tudo isso de forma inteligente e automatizada, apenas usando as ferramentas certas.
 
Você já usou algum software de marketing no seu negócio? Conte-me sua opinião sobre o assunto nos comentários.